Exercícios de Física sobre Capacitores

01. Capacitores: (UFU-MG) A capacidade eletrostática (ou capacitância) de um capacitor plano depende, entre outros, do(s) seguinte(s) parâmetro(s):
A) Da carga armazenada.
B) Da diferença de potencial entre as placas do capacitor.
C) Da carga e da diferença de potencial.
D) Da distância entre as placas do capacitor.
E) Da carga e da distância entre as placas do capacitor.

 

 

02. (PUC Minas) Um capacitor ideal de placas paralelas está ligado a uma fonte de 12 volts. De repente, por um processo mecânico, a distância entre as placas dobra de valor.
A fonte é mantida ligada em todos os instantes. Nessa nova situação, pode-se afirmar, em relação àquela inicial, que:
A) o campo elétrico dobra, e a carga acumulada também.
B) o campo elétrico dobra, e a carga fica reduzida à metade.
C) o campo elétrico e a carga não mudam de valor.
D) o campo elétrico e a carga ficam reduzidos à metade do valor inicial.
E) o campo elétrico fca reduzido à metade, mas a carga não muda.

 


03. Capacitores: (UFTM-MG–2007) Um capacitor foi conectado a uma pilha de d.d.p. 1,5 V por meio de fios de resistência elétrica insignificante.

Quando a chave ch for ligada, o voltímetro indicará:
A) imediatamente o valor máximo de 1,5 V, assim como o amperímetro indicará no mesmo instante um valor máximo, permanecendo ambas as leituras inalteradas com o passar do tempo.
B) inicialmente 0 V, aumentando com o tempo até 1,5 V, enquanto o amperímetro manterá a indicação do valor máximo e diferente de zero para a corrente elétrica.
C) inicialmente 1,5 V, mostrando gradativamente uma queda na diferença de potencial até o valor 0 V, enquanto o amperímetro, partindo de 0 A, mostrará valores crescentes até um valor máximo.
D) imediatamente 1,5 V, enquanto o amperímetro indicará o valor 0 A, mantendo ambas as indicações inalteradas com o tempo.
E) imediatamente 1,5 V, enquanto o amperímetro, partindo de um valor máximo, mostrará uma gradual queda de corrente até atingir o valor 0 A.

 


04. (Unimontes-MG–2007/Adaptado) O gráfico mostra a evolução da carga armazenada em função da tensão elétrica em um capacitor sendo carregado por uma bateria.

A energia armazenada e a capacitância do capacitor são
A) 2 x 10
-3 J e 2 μF. 
B) 2 x 10
-3 J e 5 μF.

C) 1 x 10-3 J e 2 μF.

D) 1 x 10-3 J e 5 μF.

 

 

05. Capacitores: (UEPB–2010) Um capacitor consiste de dois condutores separados por um isolante, por exemplo, duas placas de metal com ar entre elas. Ele é carregado removendo-se cargas de uma placa e colocando-se na outra. E a maneira mais fácil de fazer isso é conectando por um tempo o  capacitor a uma bateria (com uso da chave interruptora). Consideremos um capacitor qualquer, com as armaduras planas, por exemplo, e liguemos essas armaduras aos polos de uma bateria, como mostra a figura a seguir.

Se as armaduras possuírem cargas +Q = 1,2 x 10-3 C e –Q = 1,2 x 10-3 C e a voltagem VAB for de 400 V, a capacitância do aparelho será:
A) 6,0 x 10
-2 F. 
B) 3,0 x 10
-2 F.

C) 6,0 x 10-6 F. 

D) 3,0 x 10-6 F.

E) nula.

 

Exercícios sobre Geradores e Receptores com Gabarito.

 

06. Capacitores: (PUC-Campinas-SP) Uma esfera metálica oca (A) e outra maciça (B) têm diâmetros iguais. A capacidade elétrica de A, no mesmo meio que B:
A) depende da natureza do metal de que é feita.
B) depende de sua espessura.
C) é igual a de B.
D) é maior que a de B.
E) é menor que a de B.

 

 

07. (UECE–2007) Sabendo-se que o ar se torna condutor quando o campo elétrico ultrapassa 30 kV/cm, a carga elétrica máxima em coulomb de um capacitor de placas paralelas, de área 100 cm2 e tendo o ar como dielétrico, é igual a (considere a permissividade do ar igual a 8,85 x 10-12 C2/Nm2.):
A) 2,70 x 10
-7.
B) 6,00 x 10
-7.

C) 30,0 x 10-7.

D) 67,0 x 10-7.

 


08. (UFC) A figura a seguir representa o processo de descarga de um capacitor como função do tempo. No tempo t = 0, a diferença de potencial entre as placas do capacitor era V0 = 12 volts.

No instante de tempo t1, assinalado no gráfico, a diferença de potencial entre as placas do capacitor é
A) 1,5 V.

B) 3,0 V.

C) 4,5 V.

D) 6,0 V.

E) 7,5 V.

 


09. Capacitores: (Unimontes-MG–2010) Um capacitor plano e de placas paralelas possui diferença de potencial (d.d.p.) entre as placas igual a V e armazena uma quantidade de carga Q. Se dobrarmos a área das placas e reduzirmos pela metade a distância entre elas, mantendo constante a d.d.p., é CORRETO afirmar que a carga Q armazenada será:
A) 4Q
.

B) 2Q.

C) 3Q.

D) Q.

 

 

10. Capacitores: (UFJF-MG) Um capacitor de placas planas e paralelas, isolado a ar, é carregado por uma bateria. Em seguida, o capacitor é desligado da bateria, e a região entre as placas é preenchida com óleo isolante. Sabendo-se que a constante dielétrica do óleo é maior do que a do ar, pode-se afirmar que:
A) a carga do capacitor aumenta, e a d.d.p. entre as placas diminui.
B) a capacitância do capacitor aumenta, e a d.d.p. entre as placas diminui.
C) a capacitância do capacitor diminui, e a d.d.p. entre as placas aumenta.
D) a carga do capacitor diminui, e a d.d.p. entre as placas aumenta.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões de física sobre Capacitores:

01. D;

02. D;

03. E;

04. D;

05. D;

06. C;

07. A;

08. C;

09. A;

10. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário