Exercícios sobre os Estudos dos Gases em Física

1) Estudos dos Gases em Física: (Uerj) A bola utilizada em uma partida de futebol é uma esfera de diâmetro interno igual a 20 cm. Quando cheia, a bola apresenta, em seu interior, ar sob pressão de 1,0 atm e temperatura de 27°C.

Considere π = 3, R = 0,080 atm . L . mol-1 . k-1 e, para o ar, comportamento de gás ideal e massa molar igual a 30 g . mol-1.

No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a:

a) 2,5

b) 5,0

c) 7,5

d) 10,0

 

 

2) (Uem) Assinale o que for correto.

01) O volume de uma dada massa gasosa será inversamente proporcional à pressão exercida sobre ela, se a temperatura desse gás for mantida constante.

02) Mantida constate a pressão de uma massa gasosa, o volume dessa massa gasosa é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta.

04) O número de moléculas em volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão é o mesmo.

08) Não existe relação entre a energia cinética das moléculas de um gás e a temperatura do gás.

16) A pressão exercida por um gás sobre as paredes do recipiente que o contém é consequência das contínuas e incessantes colisões das moléculas desse gás contra as paredes do recipiente.

 

 

3) Estudos dos Gases em Física: (Aman) O gráfico da pressão (P) em função do volume (V) no desenho abaixo representa as transformações sofridas por um gás ideal. Do ponto A até o ponto B, o gás sofre uma transformação isotérmica, do ponto B até o ponto C, sofre uma transformação isobárica e do ponto C até o ponto A, sofre uma transformação isovolumétrica. Considerando TA, TB e TC, as temperaturas absolutas do gás nos pontos A, B e C, respectivamente, pode-se afirmar que:

a) TA = TB e TB < TC

b) TA = TB e TB > TC

c) TA = TC e TB > TA

d) TA = TC e TB < TA

e) TA = TB = TC

 

 

4) (Unesp) Ar do ambiente, a 27°C, entra em um secador de cabelos (aquecedor de ar), e dele sai a 57°C, voltando para o ambiente. Qual a razão entre o volume de uma certa massa de ar quando sai do secador e o volume dessa mesma massa quando entrou no secador?

 

 

5) Estudos dos Gases em Física: (Cesgranrio) Um gás ideal passa de um estado A para um estado B, conforme indica o esquema a seguir:

Chamando de TA e TB as temperaturas do gás nos estados A e B, respectivamente, então:

a) TA = TB

b) TA = 2 TB

c) TB = 2 TA

d) TA = 4 TB

e) TB = 4 TA

 

Sistema Termicamente Isolado Atividades Respondidas.

 

6) Estudos dos Gases em Física: (Unesp) A que temperatura se deveria elevar certa quantidade de um gás ideal, inicialmente a 300K, para que tanto a pressão como o volume se dupliquem?

 

 

7) (Unesp) Dois gases ideais, denominados G1 e G2, ocupam volumes idênticos, porém p1 = 2p2 e T2 = 3/5T1 (p e T são, respectivamente, pressão e temperatura absoluta). Se o número de mols de G 1 é 12, qual será o número de mols de G2?

a) 10

b) 6

c) 14,4

d) 7,2

e) 12

 

 

8) (Aman) Em um laboratório, um estudante realiza alguns experimentos com um gás perfeito. Inicialmente o gás está a uma temperatura de 27°C em seguida, ele sofre uma expansão isobárica que torna o seu volume cinco vezes maior. Imediatamente após, o gás sofre uma transformação isocórica e sua pressão cai a um sexto do seu valor inicial. O valor final da temperatura do gás passa a ser de:

a) 327°C d) –23°C

b) 250°C e) –72°C

c) 27°C

 

 

9) (Unesp) Um frasco para medicamento com capacidade de 50 mL, contém 35 mL de remédio, sendo o volume restante ocupado por ar. Uma enfermeira encaixa uma seringa nesse frasco e retira 10 mL do medicamento, sem que tenha entrado ou saído ar do frasco. Considere que durante o processo a temperatura do sistema tenha permanecido constante e que o ar dentro do frasco possa ser considerado um gás ideal.

Na situação final em que a seringa com o medicamento ainda estava encaixada no frasco, a retirada dessa dose fez com que a pressão do ar dentro do frasco passasse a ser, em relação à pressão inicial,

a) 60% maior. d) 40% menor.

b) 40% maior. e) 25% menor.

c) 60% menor.

 

 

10) (Fuvest) Em um freezer, muitas vezes, é difícil repetir a abertura da porta, pouco tempo após ter sido fechado, devido à diminuição da pressão interna. Essa diminuição ocorre porque o ar que entra, à temperatura ambiente, é rapidamente resfriado até a temperatura de operação, em torno de – 18°C. Considerando um freezer doméstico, de 280 L, bem vedado, em um ambiente a 27°C e pressão atmosférica P0, a pressão interna poderia atingir o valor mínimo de:

Considere que todo o ar no interior do freezer, no instante em que a porta é fechada, está à temperatura do ambiente.

a) 35% de P0 d) 85% de P0

b) 50% de P0 e) 95% de P0

c) 67% de P0

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das atividades sobre os Estudos dos Gases em Física:

1) d; 2) 01 + 02 + 04 + 16 = 23;

3) a; 4) 1,1; 5) b;

6) 1200 k; 7) a; 8) d; 9) d; 10) d

Deixe um comentário