Questão 01 sobre Eletromagnetismo: F. M. Itajubá-MG. Um fio condutor retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica “I”, constante, e o valor do vetor indução magnética, num ponto distante “d” do fio, tem módulo “B”. Se duplicarmos a corrente elétrica, qual será, em módulo, o valor do vetor indução magnética num ponto distante “5d” do fio?
a) 4 B. b) 2 B. c) 0,4 B. d) 0,2 B. e) 2,5 B.
Questão 02. Cefet-PR. Um feixe retilíneo de elétrons apresenta uma velocidade constante e igual a 105 m/s. Em certa região do espaço penetra em um campo elétrico e uniforme que apresenta a mesma direção e sentido do movimento dos elétrons.
O movimento descrito por esse feixe: a) será o de um movimento circular e uniforme. b) continuará retilíneo, mas com a velocidade progressivamente decrescente. c) descreverá um arco de parábola. d) será o de uma helicóide com o eixo paralelo ao campo elétrico. e) será o de um movimento harmônico simples.
Questão 03. UFRN. Com relação às ondas eletromagnéticas e às ondas sonoras, é correto afirmar que ambas:
a) se propagam no vácuo. b) podem se difratar. c) têm a mesma velocidade de propagação na água. d) são polarizáveis.
Questão 04 sobre Eletromagnetismo:PUC-PR. A figura representa dois condutores retilíneos colocados paralelamente. Os dois condutores estão submetidos a uma corrente elétrica de mesma intensidade i, conforme figura.
Considere as afirmativas.
I. A intensidade do campo magnético resultante no ponto A corresponde à soma das intensidades dos campos criados pela corrente elétrica em cada condutor.
II. A intensidade do campo magnético resultante no ponto A é nula, pois as correntes elétricas têm sentidos opostos.
III. A intensidade do campo magnético resultante no ponto A é nula, pois as correntes elétricas não geram campo magnético.
IV. Os condutores ficam sujeitos a forças de origem magnética.
É correta ou são corretas: a) I e IV. b) apenas II. c) apenas III. d) II e III. e) apenas I.
Questão 05. U. F. Viçosa-MG. A figura mostra um fio retilíneo muito longo percorrido por uma corrente i e uma espira retangular percorrida por uma corrente I, situados num plano. Afirma-se:
I. a espira tende a se afastar do fio.
II. a espira tende a girar no sentido horário.
III. a força magnética no ramo vertical direito fio (A) da espira é horizontal e dirigida para a esquerda.
São corretas: a) somente II. b) I e II. c) II e III. d) I e III.
Questão 06. UFSC. No início do período das grandes navegações européias, as tempestades eram muito temidas. Além da fragilidade dos navios, corria-se o risco de ter a bússola danificada no meio do oceano.
Sobre esse fato, é CORRETO afirmar que: 01) a agitação do mar podia danificar permanentemente a bússola. 02) a bússola, assim como os metais (facas e tesouras), atraía raios que a danificavam. 04) o aquecimento do ar produzido pelos raios podia desmagnetizar a bússola. 08) o campo magnético produzido pelo raio podia desmagnetizar a bússola. 16) as gotas de chuva eletrizadas pelos relâmpagos podiam danificar a bússola. 32) a forte luz produzida nos relâmpagos desmagnetizava as bússolas, que ficavam geralmente no convés. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 07 sobre Eletromagnetismo: UFRS. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no texto abaixo. Materiais com propriedades magnéticas especiais têm papel muito importante na tecnologia moderna. Entre inúmeras aplicações, podemos mencionar a gravação e a leitura magnéticas, usadas em fitas magnéticas e discos de computadores. A idéia básica na qual se fundamenta a leitura magnética é a seguinte: variações nas intensidades de campos ________, produzidos pela fita ou pelo disco em movimento, induzem _______ em uma bobina existente no cabeçote de leitura, dando origem a sinais que são depois amplificados.
a) magnéticos – magnetização b) magnéticos – correntes elétricas c) elétricos – correntes elétricas d) elétricos – magnetização e) elétricos – cargas elétricas
Questão 08. U. E. Maringá-PR. Um fio retilíneo longo transporta uma corrente de 100 A. Um elétron (e = 1,6 x 10-19 C) está se movendo com velocidade v = 1,0 x 107 m/s, passando em um ponto P a 5,0 cm deste fio. A permeabilidade magnética do vácuo é de 4π x 10-7 T.m/A.
Nessas condições, assinale o que for correto. 01) As linhas de indução magnética, devido à corrente, são circunferências concêntricas com o fio e em planos ortogonais.
02) O campo magnético, no ponto P, tem módulo 0,4 mT e direção perpendicular ao plano do fio.
04) Se o elétron estiver se movendo no plano do fio, perpendicularmente e em direção a este, sofrerá ação de uma força de sentido contrário à corrente e de módulo 6,4 x 10-16N.
08) Se a velocidade do elétron for paralela ao fio e no sentido da corrente, no ponto P, sofrerá ação de uma força radial em direção ao fio.
16) Se a velocidade do elétron estiver dirigida ortogonalmente ao plano do fio, então o elétron não sofrerá desvio, ao passar pelo ponto P.
32) Em qualquer situação, a força magnética sobre o elétron, caso exista, será perpendicular à sua velocidade e ao campo magnético.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 09. UFPR. Sabe-se que em um transformador não há, necessariamente, ligação elétrica entre o condutor do enrolamento primário e o do secundário. Entretanto, a energia elétrica é transmitida do primário para o secundário. A partir destes fatos e dos conhecimentos sobre eletromagnetismo, é correto afirmar:
( ) A corrente elétrica do enrolamento secundário não influi no funcionamento do primário.
( ) O transformador só funciona com corrente elétrica variável.
( ) É a variação do fluxo do campo magnético nos enrolamentos que permite a transmissão da energia elétrica.
( ) A diferença do potencial nos terminais do enrolamento secundário é sempre menor que a diferença de potencial nos terminais do primário.
( ) A corrente elétrica é sempre a mesma nos enrolamentos primário e secundário.
Questão 10 sobre Eletromagnetismo: U. E. Ponta Grossa-PR. Sobre um transformador ideal em que o número de espiras do enrolamento secundário é menor que o do enrolamento primário, assinale o que for correto:
01) A potência elétrica na entrada do enrolamento primário desse transformador é igual à potência elétrica na saída do enrolamento secundário.
02) Se ligarmos os terminais do enrolamento primário a uma bateria de 12 V, teremos uma ddp menor no enrolamento secundário.
04) A energia no enrolamento primário é igual à energia no enrolamento secundário, caracterizando o princípio da conservação de energia.
08) As correntes nos enrolamentos primário e secundário desse transformador são iguais.
16) A transferência de potência do enrolamento primário para o enrolamento secundário não ocorre por indução.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína