Exercícios sobre Movimentos Verticais

1) Movimentos Verticais: (Fuvest) Um corpo é solto, a partir do repouso, do topo de um edifício de 80,0 m de altura. Despreze a resistência do ar e adote g = 10,0 m/s². O tempo de queda até o solo (T) e o módulo da velocidade com que o corpo atinge o solo (Vf) são dados por:

a) 4,0 s e 72 km/h.

b) 2,0 s e 72 km/h.

c) 2,0 s e 144 km/h.

d) 4,0 s e 144 km/h.

e) 4,0 s e 40 km/h.

 

 

2) (PUC-SP) O Free Fall (também conhecido como “elevador”) é a atração de alguns parques de diversões e corresponde à queda livre de uma cabine, a partir da velocidade inicial nula. A sensação para os corajosos passageiros do Free Fall é inesquecível, apesar de o movimento durar apenas uns poucos segundos. Determine o comprimento do trecho vertical da queda, sabendo-se que a duração do movimento nesse trecho é de 2,0 s e que a aceleração de queda tem módulo igual a 10 m/s².

a) 50 m.

b) 40 m.

c) 30 m.

d) 20 m.

e) 10 m.

 

 

3) Movimentos Verticais: (FMTM-MG) As gaivotas utilizam um método interessante para conseguir degustar uma das suas presas favoritas – o caranguejo. Consiste em suspendê-lo a uma determinada altura e aí abandonar sua vítima para  que chegue ao solo com uma velocidade de módulo igual a 30 m/s, suficiente para que se quebre por inteiro. Adota-se, para o local, g = 10 m/s². Considerando-se desprezível o efeito do ar durante a queda, a altura de elevação utilizada por essas aves, em metros, é igual a

a) 15.

b) 30.

c) 45.

d) 60.

e) 90.

 

 

4) (Uelon-PR) Considere a tabela abaixo para responder à questão:

Ao ser abandonado de uma altura de 5,0 m, a partir do repouso, um corpo chega ao solo com velocidade de módulo aproximadamente igual a 4,0 m/s. Admitindo-se que durante a queda o efeito do ar seja desprezível, pode-se concluir que a queda aconteceu na superfície

a) de Dione.

b) da Terra.

c) de Marte.

d) de Vênus.

e) da Lua.

 

 

5) Movimentos Verticais: (Unifenas-MG) Um corpo em queda livre, a partir do repouso, percorre uma distância d no primeiro segundo de movimento. Qual a distância percorrida por ele no quarto segundo de movimento? Despreze o efeito do ar.

a) d.

b) 4d.

c) 5d.

d) 6d.

e) 7d.

 

MUV – Movimento Uniformemente Variado Exercícios.

 

6) Movimentos Verticais: (UFC) Um chuveiro, situado a uma altura de 1,8 m do solo, incorretamente fechado, deixa cair pingos de água a uma razão constante de 4 pingos por segundo. No instante de tempo em que um dado pingo toca o solo, o número de pingos, atrás dele, que já estão a caminho é (use o módulo da aceleração da gravidade g = 10 m/s².)

a) 0.

b) 1.

c) 2.

d) 3.

e) 4.

 

 

7) (UFRN) Em um local onde o efeito do ar é desprezível, um objeto é abandonado, a partir do repouso, de uma altura H acima do solo. Seja H1 a distância percorrida na primeira metade do tempo de queda e H2 a distância percorrida na segunda metade do tempo de queda. Calcule a razão :

 

 

8) Movimentos Verticais: (Vunesp-SP) Num lugar onde g = 10 m/s², uma pequena esfera de chumbo é abandonada de uma altura de 1,8 m acima da superfície da água de uma piscina e atinge o seu fundo 0,8 s após o seu abandono. Sabe-se que abaixo da superfície a esfera se move com a mesma velocidade com que a atingiu. Abandonando-se novamente a esfera do mesmo lugar, com a piscina vazia, o tempo gasto para atingir o seu fundo será de quantos segundos?

 

 

9) (Unifenas-MG) Uma pedra é lançada verticalmente para cima, a partir do solo terrestre. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se a aceleração da gravidade constante, analise as proposições que se seguem:

I. No ponto de altura máxima, a velocidade escalar é nula.

II. No ponto de altura máxima, a aceleração escalar é nula

III. Em qualquer posição da trajetória, a velocidade escalar na subida e na descida tem o mesmo valor absoluto.

IV. O tempo de subida e o tempo de descida até o solo são iguais.

Estão corretas apenas

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, III e IV.

d) III e IV.

e) I e III.

 

 

10) Movimentos Verticais: (UFF-RJ) Duas pequenas esferas, X e Y, possuem o mesmo raio e massas respectivamente iguais a mx e my = 2mx. Estas esferas são, simultaneamente, lançadas na direção vertical, para cima, com a mesma velocidade inicial, a partir do solo. Desprezando-se a resistência do ar, é correto afirmar que:

a) X atinge uma altura maior do que Y e volta ao solo depois de Y.

b) X atinge uma altura maior que Y e volta ao solo ao mesmo tempo que Y.

c) X atinge uma altura igual à de Y e volta ao solo antes de Y.

d) X atinge uma altura igual à de Y e volta ao solo ao mesmo tempo que Y.

e) X atinge uma altura menor do que Y e volta ao solo antes de Y.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

Gabarito com as respostas do simulado de Física sobre Movimentos Verticais:

1) d;

2) d;

3) c;

4) e;

5) e;

6) c;

7) ;

8) 0,77 s;

9) c;

10) d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário