Exercícios sobre os Fórmulas de Torricelli e Stevin

01. Fórmulas de Torricelli e Stevin: (UFRGS–2006) Em uma aula de laboratório, os alunos realizam um experimento para demonstrar a relação linear existente entre a massa e o volume de diferentes cilindros maciços feitos de vidro. Em seguida, repetem o mesmo experimento com cilindros de aço, alumínio, chumbo e cobre. No gráfico a seguir, cada reta corresponde ao resultado obtido para cada um dos cinco materiais citados.

A reta que corresponde ao resultado obtido para o chumbo é a de número:
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.

 

 

02. (UFMG–2006) José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:

A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador. Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José. Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p). Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
A) F(i) > F(p) e p(i) = p(p).
B) F(i) = F(p) e p(i) = p(p).
C) F(i) > F(p) e p(i) > p(p).
D) F(i) = F(p) e p(i) > p(p).

 

 

03. Fórmulas de Torricelli e Stevin: (PUCPR) A figura mostra um tubo em U, aberto nas duas extremidades. Esse tubo contém dois líquidos que não se misturam e que têm densidades diferentes. Sejam pM e pN as pressões nos pontos M e N, respectivamente. Esses pontos estão no mesmo nível, como indicado pela linha tracejada, e as densidades dos dois líquidos são tais que dM = 2dN.

atividades de física sobre Fórmulas de Torricelli e Stevin

Nessas condições, é CORRETO afirmar que:
A) pM = 2pN.
B) pM = pN.
C) pM > pN.
D) pM < pN.
E) Nada se pode afirmar a respeito das pressões.

 

 

04. (PUC Rio–2010) Um avião utilizado na ponte aérea entre Rio e São Paulo é capaz de voar horizontalmente com uma carga máxima de 62 823,0 kg. Sabendo que a área somada de suas asas é de 105,4 m2, é CORRETO afirmar que a diferença de pressão nas asas da aeronave, que promove a sustentação durante o voo, é de (Considere g = 10,0 m/s2).
A) 2 980,2 Pa.
B) 5 960,4 Pa.
C) 6 282,3 Pa.
D) 11 920,8 Pa.
E) 12 564,6 Pa.

 

 

05. Fórmulas de Torricelli e Stevin: (UFPE) O casco de um submarino suporta uma pressão externa de até 12,0 atm sem se romper. Se, por acidente, o submarino afundar no mar, a que profundidade, em metros, o casco se romperá?
A) 100 D) 130
B) 110 E) 140
C) 120

 

Exercícios sobre Impulso e Quantidade de Movimento.

 

06. Fórmulas de Torricelli e Stevin: (UFU-MG–2006) Ao usarem elevadores, algumas pessoas apresentam problemas nos ouvidos devido a mudanças de pressão. Se a pressão interna do tímpano não mudar durante a subida, a diminuição na pressão externa causa o aparecimento de uma força direcionada para fora do tímpano. Considere a área do tímpano de 0,6 cm2, a densidade do ar admitida constante e igual a 1,3 gramas/litro, g = 10 m/s2 e as pressões interna e externa do tímpano inicialmente iguais. Quando o elevador sobe 100 m, a força exercida sobre o tímpano, nas condições anteriores, seria de:
A) 7,8 x 10-2 N.
B) 9,7 x 102 N.
C) 7,8 x 102 N.
D) 9,7 x 10-2 N.

 

 

07. (UFSC) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Usando um canudinho, seria muito mais fácil tomar um refrigerante na Lua do que na Terra, porque a força de atração gravitacional na Lua é menor.
02. É possível a medida aproximada da altitude pela variação da pressão atmosférica.
04. Uma pessoa explodiria se fosse retirada da atmosfera terrestre para o vácuo. A pressão interna do corpo seria muito maior do que a pressão externa (nula, no vácuo) e “empurraria” as moléculas para fora do corpo. Esse é um dos motivos pelos quais os astronautas usam roupas especiais para missões fora do ambiente pressurizado de suas naves.
08. Para repetir a experiência realizada por Evangelista Torricelli, comparando a pressão atmosférica com a pressão exercida por uma coluna de mercúrio, é necessário conhecer o diâmetro do tubo, pois a pressão exercida por uma coluna líquida depende do seu volume.
16. Vários fabricantes, para facilitar a retirada da tampa dos copos de requeijão e de outros produtos, introduziram um furo no seu centro, selado com plástico. Isso facilita tirar a tampa porque, ao retirar o selo, permitimos que o ar penetre no copo e a pressão atmosférica atue, também, de dentro para fora.
32. Quando se introduz a agulha de uma seringa numa veia do braço, para se retirar sangue, este passa da veia para a seringa devido à diferença de pressão entre o sangue na veia e o interior da seringa.
64. Sendo correta a informação de que São Joaquim se situa a uma altitude de 1 353 m e que ltajaí está ao nível do mar (altitude = 1 m), podemos concluir que a pressão atmosférica é maior em São Joaquim, já que ela aumenta com a altitude.
Soma ( )

 

 

08. (FUVEST-SP) Um avião que voa a grande altura é pressurizado para conforto dos passageiros. Para evitar sua explosão, é estabelecido o limite máximo de 0,5 atmosfera para a diferença entre a pressão interna no avião e a externa. O gráfico representa a pressão atmosférica P em função da altura H acima do nível do mar. Se o avião voa a uma altura de 7 000 metros e é pressurizado até o limite, os passageiros ficam sujeitos a uma pressão igual à que reina na atmosfera a uma altura de, aproximadamente:

Fórmulas de Torricelli e Stevin
A) 0 m. C) 2 000 m. E) 7 000 m.
B) 1 000 m. D) 5 500 m.

 

 

09. (UEL-PR) Para medir a pressão p exercida por um gás contido num recipiente, utilizou-se um manômetro de mercúrio, obtendo-se os valores indicados na figura. A pressão atmosférica local medida por um barômetro é de 750 mmHg. O valor de p, em mmHg, é:

A) 150. D) 900.
B) 170. E) 940.
C) 750.

 

 

10. Fórmulas de Torricelli e Stevin: (Enem) A figura mostra uma garrafa térmica de pressão, na qual a tampa, ao ser pressionada pelo dedo da pessoa, gera um acréscimo de pressão do ar sobre a superfície livre do café, permitindo a saída da bebida através de um tubo vertical.


Ao nível do mar, a pressão atmosférica vale 1 atm. Esse valor equivale aproximadamente à pressão exercida por uma coluna de 10 metros de água. Nessas condições, para fazer um esforço mínimo, o suficiente para o café sair da garrafa térmica mostrada na figura, a pressão na superfície livre deve ser:
A) exatamente igual a 0,9 atm.
B) exatamente igual a 1,0 atm.
C) ligeiramente maior que 1,0 atm.
D) exatamente igual a 1,1 atm.
E) um pouco maior que 1,1 atm.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Fórmulas de Torricelli e Stevin:

01. A; 02. D; 03. D; 04. B; 05. B; 06. A; 07. 54;
08. B; 09. D; 10. C