Lei de Coulomb Questões sobre a Força Elétrica

1) Lei de Coulomb: (Unicamp) Duas cargas elétricas Q1 e Q2 atraem-se, quando colocadas próximas uma da outra.

a) O que se pode afirmar sobre os sinais de Q1 e de Q2?

b) A carga Q1 é repelida por uma terceira carga, Q3, positiva.

Qual é o sinal de Q 2?

 

 

2) (Ufmg) Observe a figura que representa um triângulo equilátero. Nesse triângulo, três cargas elétricas puntuais de mesmo valor absoluto estão nos seus vértices. O vetor que melhor representa a força elétrica resultante sobre a carga do vértice 1 é:

 

3) Lei de Coulomb: (Unesp) Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se de acordo com a Lei de Coulomb.

a) Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?

b) Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante, aumentará (quantas vezes?) ou diminuirá (quantas vezes?)?

 

 

4) (Fei) Cargas elétricas puntiformes devem ser colocadas nos vértices, R, S, T e U do quadrado a seguir. Uma carga elétrica puntiforme q está no centro do quadrado. Esta carga ficará em equilíbrio quando nos vértices forem colocadas as cargas:

 

 

5) Lei de Coulomb: (Ufpe) Duas pequenas esferas carregadas repelem-se mutuamente com uma força de 1 N quando separadas por 40 cm. Qual o valor em Newtons da força elétrica repulsiva se elas forem deslocadas e posicionadas à distância de 10 cm uma da outra?

 

Questões de Física sobre os Processos de Eletrização.

 

6) Lei de Coulomb: (Mackenzie) No vácuo (k0 = 9 .109 Nm2/C2), são colocadas duas cargas elétricas puntiformes de 2 . 10-6 C e 5 .10-6 C, distante 50 cm uma da outra. A força de repulsão entre essas duas cargas tem intensidade:

a) 63 . 10-3 N

b) 126 . 10-3 N

c) 45 . 10-2 N

d) 36 . 10-2 N

e) 18 . 10-2 N

 

 

7) (Unesp) Duas esferas condutoras idênticas, carregadas com cargas + Q e – 3 Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade (módulo) F. Se as esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais, a nova força entre elas será:

a) maior que F e de atração.

b) menor que F e de atração.

c) igual a F e de repulsão.

d) menor que F e de repulsão.

e) maior que F e de repulsão.

 

 

8) Lei de Coulomb: (Fatec) A força de interação entre duas cargas puntiformes Q1 e Q2 afastadas de uma distância d entre si, no vácuo, é dada pela Lei de Coulomb:

F = k0(Q1Q2/d2)

na qual k0 é uma constante de valor 9 × 109Nm2/C2 . As cargas Q1 = 2Q e Q2 = 3Q se repelem no vácuo com força de 0,6N quando afastadas de 3m. O valor de Q, em C, é:

a) 12 × 10-6

b) 10 × 10-6

c) 8 × 10-6

d) 6 × 10-6

e) 4 × 10-6

 

 

9) (UFV) Oito cargas positivas, +Q, são uniformemente dispostas sobre uma circunferência de raio R, como mostra a figura a seguir. Uma outra carga positiva, +2Q, é colocada exatamente no centro C da circunferência. A força elétrica resultante sobre esta última carga é proporcional a:

a) (8Q2)/R2

b) (10Q2)/R2

c) (2Q2)/R2

d) (16Q2)/R2

e) zero

 

 

10) Lei de Coulomb: (Ufpe) Duas partículas de mesma massa têm cargas Q e 3Q. Sabendo-se que a força gravitacional é desprezível em comparação com a força elétrica, indique qual das fgurasmelhor representa as acelerações vetoriais das partículas.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as resposta das questões de física sobre a Lei de Coulomb:

1)

a) As cargas possuem sinais opostos.

b) Negativa.

 

2) c;

3)

a) Triplica.

b) Diminuirá 4 vezes.

 

4) c;

5) 16 N.

6) d;

7) d;

8) b;

9) e;

10) c

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário