Questão 01 sobre o Princípio de Pascal: (Fuvest) Considere o arranjo da figura a seguir, onde um líquido está confinado na região delimitada pelos êmbolos A e B, de áreas a = 80 cm2 e b = 20 cm2, respectivamente.
O sistema está em equilíbrio. Despreze os pesos dos êmbolos e os atritos. Se m A = 4,0 kg, qual o valor de mB?
a) 4 kg
b) 16 kg
c) 1 kg
d) 8 kg
e) 2 kg
Questão 02. (Cesgranrio) O esquema a seguir apresenta uma prensa hidráulica composta de dois reservatórios cilíndricos de raios R1 e R2. Os êmbolos desta prensa são extremamente leves e podem mover-se praticamente sem atrito e perfeitamente ajustados a seus respectivos cilindros. O fluido que enche os reservatórios da prensa é de baixa densidade e pode ser considerado incompressível. Quando em equilíbrio, a força F2 suportada pelo êmbolo maior é de 100 vezes superior à força F1 suportada pelo menor.
Assim, a razão R2/R1 entre os raios dos êmbolos vale, aproximadamente:
a) 10
b) 50
c) 100
d) 200
e) 1000
Questão 03. (Fei) No macaco hidráulico representado na figura a seguir, sabe-se que as áreas das secções transversais dos vasos verticais são A1 = 20 cm2 e A2 = 0,04 m2. Qual é o peso máximo que o macaco pode levantar, quando fazemos uma força de 50 N em A 1?
a) 100 N
b) 1000 N
c) 200 kg
d) 1000 kgf
e) 10000 kgf
Questão 04 sobre o Princípio de Pascal: (Uel) Na prensa hidráulica representada a seguir, os diâmetros dos êmbolos são d1 e d2, tais que d1 = 2d2.8) (Aman) Um elevador hidráulico de um posto de gasolina é acionado por um pequeno êmbolo de área igual a 4 ⋅ 10-4 m2. O automóvel a ser elevado tem peso de 2 ⋅ 104 N e está sobre o êmbolo maior de área 0,16 m2. A intensidade mínima da força que deve ser aplicada ao êmbolo menor para conseguir elevar o automóvel é de:
a) 20 N
b) 40 N
c) 50 N
d) 80 N
e) 120 N
Questão 05. (Ueg) Em uma colisão automobilística frontal, observou-se que o volante foi deformado provavelmente pelo impacto com o tórax do motorista, além de uma quebra circular no para- -brisa evidenciar o local de impacto da cabeça. O acidentado apresentou fratura craniana, deformidade transversal do esterno, contusão cardíaca e ruptura dos alvéolos pulmonares. A lesão pulmonar ocorreu pela reação instintiva de espanto do motorista ao puxar e segurar o fôlego, pois a compressão súbita do tórax produziu a ruptura dos alvéolos, assim como se estoura um saco de papel inflado. Sobre essa lesão pulmonar, é correto afirmar:
a) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.
b) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.
c) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.
d) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.
Questão 06. Modelo Enem. Analise a situação a seguir representada.
O aumento de pressão em todas as partes do fluido armazenado no recipiente está relacionado ao princípio de
a) Pascal.
b) Newton.
c) Torricelli.
d) Arquimedes.
Questão 07 sobre o Princípio de Pascal: (Ufsm) Ao ser medicado, um jogador recebeu uma injeção com uma seringa cujo êmbolo tem secção reta de 1,2 cm2. O médico, ao aplicar o medicamento, exerceu, sobre o êmbolo, uma força com módulo de 6 N. A elevação, em N/m2, da pressão produzida na ponta da agulha, cuja secção reta tem uma área de 0,01 cm2, é
a) 6 × 106
b) 5 × 104
c) 720
d) 6
e) 5 × 10-2
Questão 08. Modelo enem. O esquema seguinte ilustra o funcionamento de uma espingarda de ar comprimido.
O pistão dessa espingarda, de área de seção igual a 10 πcm2, ao ser empurrado por uma forca constante de 4000 N, comprime o ar no cilindro e impulsiona, através do cano de 1,00 m de comprimento dessa arma, um projétil, conhecido como chumbinho, de massa igual a 1,0 g e área de seção igual a 0,05 πcm2.
Admitindo que perdas de pressão e o atrito entre o chumbinho e o cano sejam desprezíveis, a velocidade do projétil, em m/s, imediatamente após ser expelido dessa arma, e igual a
a) 100.
b) 200.
c) 300.
d) 400.
Questão 09. (Ufrgs) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto que segue, na ordem em que aparecem. A figura a seguir representa uma prensa hidráulica composta por dois pistões, de diâmetros d1 e d2. O motor aplica uma força axial de intensidade F1 = 100 N no pistão de diâmetro d 1 = 0,05 m. Para que se possa obter uma força de intensidade F 2 = 10000 N no pistão de diâmetro d2, esse diâmetro deve ser igual a ___________, e a pressão transmitida será de ____________.
a) 0,25 m; 50,9 kPa
b) 0,50 m; 12,7 kPa
c) 0,50 m; 50,9 kPa
d) 0,12 m; 50,9 Pa
e) 0,12 m; 12,7 Pa
Questão 10 sobre o Princípio de Pascal: (Fgv) O macaco hidráulico consta de dois êmbolos: um estreito, que comprime o óleo, e outro largo, que suspende a carga. Um sistema de válvulas permite que uma nova quantidade de óleo entre no mecanismo sem que haja retorno do óleo já comprimido. Para multiplicar a força empregada, uma alavanca é conectada ao corpo do macaco.
Tendo perdido a alavanca do macaco, um caminhoneiro de massa 80 kg, usando seu peso para pressionar o êmbolo pequeno com o pé, considerando que o sistema de válvulas não interfira significativamente sobre a pressurização do óleo, poderá suspender uma carga máxima, em kg, de Dados:
diâmetro do êmbolo menor = 1,0 cm
diâmetro do êmbolo maior = 6,0 cm
aceleração da gravidade = 10 m/s2
a) 2 880.
b) 2 960.
c) 2 990.
d) 3 320.
e) 3 510.
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Gabarito com as respostas do simulado com 10 Exercícios sobre Princípio de Pascal:
01. c;
02. a;
03. b;
04. c;
05. b;
06. a;
07. b:
08. b;
09. c;
10. a
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína