Questão 01 sobre Física Impulso e Quantidade de Movimento: A maior fabricante de cintos de segurança no Brasil simula as colisões que podem ocorrer com um motorista colocando um boneco (de massa 80 kg) em um carro de teste.
O carro é lançado em uma barreira fixa a 50 km/h e para em menos de 0,5 s.
Disponível em: <http://press.iihs.org/2008/022608>. Acesso em: 22 fev. 2011
A) Calcular o módulo da quantidade de movimento inicial e final do boneco.
B) Qual o módulo da variação da quantidade de movimento do boneco?
C) Qual o módulo do impulso exercido sobre o boneco?
D) Os cintos são projetados para suportar uma força de até 3 000 kgf.
Sabendo que o intervalo de tempo de uma colisão desse tipo é de 0,15 s, determinar se o cinto irá suportar ou não esse impacto
Questão 02. (UNIFESP) Uma menina deixa cair uma bolinha de massa de modelar que se choca verticalmente com o chão e para. A bolinha tem massa 10 g e atinge o chão com velocidade de 3,0 m/s.
Pode-se afirmar que o impulso exercido pelo chão sobre essa bolinha é vertical, tem sentido para:
A) cima e módulo 3,0 x 10-2 N.s.
B) baixo e módulo 3,0 x 10-2 N.s.
C) cima e módulo 6,0 x 10-2 N.s.
D) baixo e módulo 6,0 x 10-2 N.s.
E) cima e módulo igual a zero.
Questão 03. (UFPR) Com base nos conceitos e nas leis da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e da energia cinética, assinale VERDADEIRO ou FALSO.
( ) A quantidade de movimento (momento linear) de uma partícula depende do sistema de referência.
( ) A energia cinética de uma partícula pode assumir valores negativos.
( ) Em uma colisão perfeitamente elástica, a energia cinética é conservada.
( ) Em uma colisão inelástica, a quantidade de movimento (momento linear) não é conservada.
( ) Quando duas partículas colidem, a velocidade do centro de massa do sistema, na ausência de forças externas, permanece constante.
Questão 04 sobre Física Impulso e Quantidade de Movimento: (UEFS-BA) Deixa-se cair, de uma altura de 8 m, sobre uma superfície plana horizontal, uma bola que rebate e atinge uma altura de 2 m.
Com base nessa informação, pode-se afirmar que o coeficiente de restituição entre a bola e a superfície é igual a:
A) 0,1.
B) 0,2.
C) 0,3.
D) 0,4.
E) 0,5.
Questão 05. (UERJ–2007) Um estudante, ao observar o movimento de uma partícula, inicialmente em repouso, constatou que a força resultante que atuou sobre a partícula era não nula e manteve módulo, direção e sentido inalterados durante todo o intervalo de tempo da observação.
Desse modo, ele pôde classificar as variações temporais da quantidade de movimento e da energia cinética dessa partícula, ao longo do tempo de observação, respectivamente, como:
A) linear; linear.
B) constante; linear.
C) linear; quadrática.
D) constante; quadrática.
Questão 06. Modelo Enem. Em 13 de janeiro de 1920, o jornal The New York Times publicou um editorial atacando Robert Goddard – um físico que propunha utilizar foguetes para viagens espaciais.
Dizia o editorial:
O que o Prof. Goddard, com sua “cadeira” no Clark College, e seus colaboradores do Instituto Smithsoniano não conhecem é a relação entre ação e reação e a necessidade de ter algo melhor que o vácuo contra o qual reagir – o que dizem é um absurdo. Naturalmente, ele só parece não ter o conhecimento diariamente ensinado nas escolas de Ensino Médio.
O erro científico do editorial foi:
A) definir de forma equivocada o vácuo que, na Física Moderna, não significa ausência de matéria.
B) desconsiderar que componentes do foguete são empurradas para trás durante o lançamento.
C) esquecer que um foguete tem que empurrar algo material para que consiga se mover.
D) impedir que ideias não testadas pudessem ser colocadas à prova experimental para então serem debatidas.
E) não conhecer as exceções de aplicação das Leis de Newton para os movimentos, em particular a 3ª Lei.
Questão 07 sobre Física Impulso e Quantidade de Movimento: (UFSC–2006) Durante as festividades comemorativas da Queda da Bastilha, na França, realizadas em 14 de julho de 2005, foram lançados fogos de artifício em homenagem ao Brasil. Durante os fogos, suponha que um rojão com defeito, lançado obliquamente, tenha explodido no ponto mais alto de sua trajetória, partindo-se em apenas dois pedaços que, imediatamente após a explosão, possuíam quantidades de movimento p1 e p2.
Considerando-se que todos os movimentos ocorrem em um mesmo plano vertical, assinale a(s) proposição(ões) que apresenta(m) o(s) par(es) de vetores p1 e p2 fisicamente POSSÍVEL(EIS).
Soma ( )
Questão 08. (ITA-SP–2005) Um automóvel para quase que instantaneamente ao bater frontalmente numa árvore. A proteção oferecida pelo airbag, comparativamente ao carro que dele não dispõe, advém do fato de que a transferência para o carro de parte do momentum do motorista se dá em condição de:
A) menor força, em maior período de tempo.
B) menor velocidade, com mesma aceleração.
C) menor energia, numa distância menor.
D) menor velocidade e maior desaceleração.
E) mesmo tempo, com força menor.
Questão 09. (EFOA-MG) Dois blocos de massas iguais e encostados um no outro se deslocam sobre uma superfície horizontal sem atrito, com velocidade constante, conforme figura a seguir:
Entre os dois blocos, existe um explosivo de massa desprezível que é detonado, fazendo com que os blocos passem a se distanciar um em relação ao outro.
Em relação a esse fato, é CORRETO afirmar que:
A) como um bloco está se afastando em relação ao outro, então a energia cinética total dos dois blocos é nula.
B) a energia cinética dos dois blocos, antes e depois da explosão, é a mesma.
C) a quantidade de movimento total dos dois blocos, antes e depois da explosão, é a mesma.
D) como um bloco está se afastando em relação ao outro, então a quantidade de movimento total dos dois blocos é nula.
E) tanto a energia cinética total como a quantidade de movimento total dos dois blocos diminuem após a explosão.
Questão 10. (UFAM) O corpo B da figura tem massa mB = 20 kg e pode mover-se sem atrito sobre uma superfície horizontal.
Do topo deste, como ilustra a figura, abandona-se um corpo A de massa mA = 10 kg que, após deslizar sem atrito sobre a superfície ondulada do corpo B, dela se separa, com uma velocidade horizontal v = 4,0 m/s, a uma altura h abaixo da posição inicial.
Com base nas leis da Conservação da Energia Mecânica e da Quantidade de Movimento, podemos afirmar que o valor da velocidade final do corpo B e a altura h valem, respectivamente:
A) 2,0 m/s e 1,0 m.
B) 2,0 m/s e 0,8 m.
C) 4,0 m/s e 1,2 m.
D) 2,0 m/s e 1,2 m.
E) 4,0 m/s e 0,8 m.
Questão 11 sobre Física Impulso e Quantidade de Movimento: (UFG–2007) Um corpo é lançado do chão com velocidade v e ângulo de inclinação de 60° com a horizontal. Quando atinge a altura máxima, colide inelasticamente com outro corpo de mesma massa e velocidade v, que estava em queda livre. Considerando desprezíveis as forças externas durante a colisão, o módulo da velocidade imediatamente após o choque é:
A)
B)
C) (3/4)v.
D)
E) (3/8)v.
Questão 12. (UFSC–2007) Na situação apresentada na figura a seguir, desconsidere o efeito do atrito.
Estando todas as partes em repouso no início, uma pessoa puxa com sua mão uma corda que está amarrada ao outro barco. Considere que o barco vazio (B) tenha a metade da massa do barco mais a pessoa que formam o conjunto (A).
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Após a pessoa puxar a corda, ambos os barcos se moverão com a mesma velocidade.
02. Após o puxar da corda, o módulo da velocidade de B será o dobro do módulo da velocidade de A.
04. É impossível fazer qualquer afirmação sobre as velocidades das partes do sistema ao se iniciar o movimento.
08. Após o puxar da corda, as quantidades de movimento dos barcos apresentarão dependência entre si.
16. Ao se iniciar o movimento, a energia cinética de A é sempre igual à energia cinética de B.
Soma ( )
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Gabarito com as respostas do simulado com 12 questões de Física Impulso e Quantidade de Movimento:
01. D;
02. A;
03. V, F, V, F, V;
04. E;
05. C;
06. B;
07. Soma = 09;
08. A;
09. C;
10. D;
11. A;
12. Soma = 10
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína