Simulado de Física sobre Linhas de Força do Campo Elétrico e C.E.U

1) Linhas de Força do Campo Elétrico e Campo Elétrico Uniforme: (Pucrs) A figura a seguir representa um campo elétrico não uniforme, uma carga de prova q+ e cinco pontos quaisquer no interior do campo.

Um agente externo ao campo realiza trabalho para levar a carga de prova, sem aceleração, desde onde ela se encontra até um dos cinco pontos assinalados. O trabalho maior corresponde ao ponto

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

 

 

2) (Fei) Um elétron penetra num campo elétrico uniforme com velocidade v0, perpendicular às linhas de força que são verticais para baixo, conforme a figura. Desprezando-se as ações gravitacionais, pode-se dizer que a trajetória do elétron será uma:

a) parábola para cima

b) parábola para baixo

c) retilínea

d) circunferência

e) hipérbole para baixo

 

 

3) (Ufv) A figura a seguir representa a configuração de linhas de campo elétrico produzida por três cargas puntuais, todas com o mesmo módulo Q. Os sinais das cargas A, B e C são, respectivamente:

a) negativo, positivo e negativo.

b) negativo, negativo e positivo.

c) positivo, positivo e positivo.

d) negativo, negativo e negativo.

e) positivo, negativo e positivo.

 

 

4) (Uff) Estão representadas, a seguir, as linhas de força do campo elétrico criado por um dipolo.

Considerando-se o dipolo, afirma-se:

(I) A representação das linhas de campo elétrico resulta da superposição dos campos criados pelas cargas puntiformes.

(II) O dipolo é composto por duas cargas de mesma intensidade e sinais contrários.

(III) O campo elétrico criado por uma das cargas modifica o campo elétrico criado pela outra.

Com relação a estas afirmativas, conclui-se:

a) Apenas a I é correta.

b) Apenas a II é correta.

c) Apenas a III é correta.

d) Apenas a I e a II são corretas.

e) Apenas a II e a III são corretas.

 

 

5) Linhas de Força do Campo Elétrico e Campo Elétrico Uniforme: (Fatec) Uma partícula de massa 1,0 × 10-5kg e carga elétrica 2,0mC fica em equilíbrio quando colocada em certa região de um campo elétrico. Adotando-se g = 10m/s2, o campo elétrico naquela região tem intensidade, em V/m, de:

a) 500

b) 0,050

c) 20

d) 50

e) 200

 

Energia Interna de um Gás e Trabalho em uma Transformação Gasosa Exercícios.

 

6) Linhas de Força do Campo Elétrico e Campo Elétrico Uniforme: (Ufrrj) A figura a seguir representa um campo elétrico uniforme criado na região entre duas placas eletrizadas. Ao colocarmos uma partícula de carga q > 0 no campo elétrico da figura, o vetor que melhor representa a força elétrica atuante em “q”, é:

 

 

7) (Ufpe) O pêndulo da figura está em equilíbrio sob ação do campo gravitacional vertical e de um campo elétrico horizontal de amplitude E = 2,0kV/m. A esfera do pêndulo tem massa m = 3,0 kg e carga elétrica q = 2,0 × 10-2C. O fio tem massa desprezível. Qual o valor da tensão no fio, em newtons?

 

 

8) (Unesp) Uma partícula de massa m e carga q é liberada, a partir do repouso, num campo elétrico uniforme de intensidade E. Supondo que a partícula esteja sujeita exclusivamente à ação do campo elétrico, a velocidade que atingirá t segundos depois de ter sido liberada será dada por

a) qEt/m.

b) mt/qE.

c) qmt/E.

d) Et/qm.

e) t/qmE.

 

 

9) (Ita) No instante t = 0s, um elétron é projetado em um ângulo de 30° em relação ao eixo x, com velocidade v0 de 4 × 105m/s, conforme o esquema a seguir. Considerando que o elétron se move num campo elétrico constante E = 100 N/C, o tempo que o elétron levará para cruzar novamente o eixo x é de:

a) 10 ns.

b) 15 ns.

c) 23 ns.

d) 12 ns.

e) 18 ns.

 

 

10) Linhas de Força do Campo Elétrico e Campo Elétrico Uniforme: (Ufba) Uma partícula de carga 5,0 × 10-4 C e massa 1,6 × 10-3 kg é lançada com velocidade de 102 m/s, perpendicularmente ao campo elétrico uniforme produzido por placas paralelas de comprimento igual a 20 cm, distanciadas 2 cm entre si. A partícula penetra no campo, num ponto equidistante das placas, e sai tangenciando a borda da placa superior, conforme representado na figura a seguir. Desprezando a ação gravitacional, determine, em 103 V/m, a intensidade do campo elétrico.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as resposta das questões de física sobre Linhas de Força do Campo Elétrico e Campo Elétrico Uniforme:

01) d;

02) a;

03) e;

04) d;

05) d;

06) a;

07) 50;

08) a;

09) c;

10) 16 × 103 V/m

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário