Questão 01 sobre A Energia para os Seres Vivos: Cesgranrio-RJ.
Sobre o esquema anterior, são feitas as seguintes afirmativas:
I. a formação de moléculas de proteínas é uma reação de degradação;
II. é através de reações de síntese que o ser vivo consegue energia para a sua vida;
III. o conjunto das reações de síntese e degradação constituem o metabolismo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a III.
d) apenas a I e a II.
e) apenas a II e a III.
Questão 02. Fatec-SP. O ciclo a seguir esquematizado envolve duas importantes estruturas celulares I e II.
É correto afirmar que:
a) as estruturas celulares I e II ocorrem apenas nos vegetais.
b) as estruturas celulares I e II ocorrem nos animais e vegetais.
c) a estrutura celular I ocorre apenas nos vegetais, e a II, apenas nos animais.
d) a estrutura celular I ocorre apenas nos vegetais, e a II ocorre nos animais e vegetais.
e) a estrutura celular I ocorre nos animais e vegetais, e a II ocorre apenas nos vegetais.
Questão 03. PUC-SP. Os esquemas a seguir representam aspectos ultra-estruturais de dois orgânulos presentes no citoplasma de uma célula vegetal.
a) Identifique esses orgânulos.
b) Qual a relação funcional existente entre eles?
Questão 04 sobre A Energia para os Seres Vivos: Fuvest-SP. Em artigo publicado no suplemento “Mais!”, do jornal Folha de São Paulo, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: […] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas […] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres.
São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de vegetais, respectivamente:
a) aparelho de Golgi e centríolos.
b) centríolos e vacúolos.
c) lisossomos e cloroplastos.
d) mitocôndrias e vacúolos.
e) mitocôndrias e cloroplastos.
Questão 05. FGV–SP (modificado). Os processos de respiração e fotossíntese são complementares e fundamentais para os seres vivos. Assinale as correspondências de letras (da tabela) e números (do esquema) que demonstram esta interação.
a) I a; II d; III c; IV f; V e; VI b.
b) I a; II d; III c; IV e; V b; VI f.
c) I f; II d; III a; IV b; V e; VI c.
d) I b; II a; III c; IV f; V e; VI d.
e) I a; II e; III c; IV d; V b; VI f
Questão 06. E.E. Mauá-SP. Cite os produtos finais da fotossíntese e da respiração aeróbica.
Questão 07. Fatec-SP Considere o esquema abaixo:
Se o número 2 representa H2O e CO2, tem-se:
Questão 08 sobre A Energia para os Seres Vivos: Considere os seguintes processos:
I. Síntese de glicose a partir de água e gás carbônico.
II. Transformação da glicose em demais substâncias orgânicas.
III. Degradação da glicose para liberação da energia. Assinale a alternativa da tabela que indica corretamente os organismos onde eles ocorrem.
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Gabarito com as respostas das questões sobre A Energia para os Seres Vivos:
01. C;
02. E;
03. a) 1. Cloroplasto 2. Mitocôndria
b) Os cloroplastos são responsáveis, através da fotossíntese, pela produção de glicose e oxigênio, substratos essenciais para a respiração aeróbica que ocorre nas mitocôndrias. As mitocôndrias, por sua vez, são
responsáveis pela liberação de CO2 e H2O, produtos da respiração aeróbica, importantes reagentes da fotossíntese.
04. E;
05. A;
06. Fotossíntese: Glicose + O2
Respiração aeróbia: CO2 + H2O + ATP
07. B;
08. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína