Questão 01 sobre Atividades Fisiológicas na Célula: Unaerp-SP. Considere as estruturas celulares a seguir, relacione-as com as funções propostas e depois escolha a opção correta.
A. Produção de oxigênio B. Regulação osmótica C. Informação genética D. Reservatório de RNAr E. Formação de lisossomos
A relação correta é: a) 1C – 2E – 3D – 4A – 5B b) 1B – 2C – 3E – 4D – 5A c) 1A – 2B – 3C – 4D – 5E d) 1C – 2D – 3E – 4A – 5B e) 1D – 2C – 3E – 4B – 5A
Questão 02. PUC-SP. A retirada do núcleo de uma célula resulta, depois de algum tempo, na parada de uma função que é especificamente por ele regulada. Essa função:
a) é a respiração. b) é a digestão. c) é a síntese protéica. d) são os movimentos citoplasmáticos. e) são as trocas de substâncias com o meio exterior.
Questão 03. UEL-PR. A Acetabularia é uma alga unicelular que pode atingir 5 cm de altura. O esquema a seguir identifica as três partes (I, II e III) em que algumas dessas algas foram cortadas em um experimento feito para verificar sua capacidade de regeneração.
Com base no que se conhece sobre metabolismo celular, é lógico supor que, após os cortes:
a) nenhuma parte sobreviva. b) as três partes cresçam e regenerem novos organismos. c) somente I sobreviva por algum tempo. d) somente II cresça, divida-se e origine novas algas. e) somente III sobreviva normalmente e regenere as partes perdidas.
Questão 04 sobre Atividades Fisiológicas na Célula: PUC-PR. A ilustração a seguir procura representar experimentos realizados em amebas e demonstram a importância do núcleo no controle das atividades celulares.
Analise as afirmativas. I. Uma ameba, com núcleo transplantado, é incapaz de se dividir. II. O transplante do núcleo para o fragmento de uma ameba anucleada regenera as funções vitais da ameba. III. A porção nucleada da ameba cresce e vive normalmente. IV. A porção nucleada da ameba é capaz de se dividir normalmente. V. A porção anucleada de uma ameba seccionada degenera.
Estão corretas: a) I, II, III, IV e V. b) Apenas I, II, III e IV. c) Apenas I, II, III e V. d) Apenas II, III, IV e V. e) Apenas II, III e IV.
Questão 05. UFF-RJ. Diversas proteínas, como as histonas e várias enzimas, embora sintetizadas no citoplasma, são encontradas no núcleo.
A passagem destas macromoléculas pelo envoltório nuclear é possível porque: a) ocorre um mecanismo específico de endocitose que permite a passagem de certas macromoléculas.
b) o envoltório nuclear possui poros que permitem a passagem de macromoléculas.
c) ocorre um mecanismo específico de pinocitose que permite o englobamento de algumas macro-moléculas.
d) existe, neste envoltório, um mecanismo de transporte simultâneo e oposto de ácido ribonucleico e proteínas.
e) existem transportadores nas membranas externa e interna do envoltório nuclear que realizam o transporte das macromoléculas, passando pelo lúmen do envoltório.
Questão 06. Mackenzie-SP. Algumas células apresentam material nuclear bastante desespiralizado, e metabolismo muito alto.
Essas características podem indicar: a) pouca atividade do DNA e, como consequência, pouco desenvolvimento das organelas celulares.
b) intensa tradução, exigindo a presença de grande desenvolvimento de retículo endoplasmático liso.
c) intensa transcrição e tradução, exigindo a presença de retículo endoplasmático rugoso muito desenvolvido.
d) intensa duplicação do material genético, demonstrando alta taxa de divisão celular e organelas pouco desenvolvidas.
e) intensa transcrição, exigindo grande desenvolvimento do complexo de Golgi, responsável pela tradução.
Questão 07. UEL-PR. Considere as seguintes afirmações relativas ao nucléolo.
I. É uma região de intensa síntese de RNA ribossômico.
II. No nucléolo, as moléculas de RNA ribossômico associam-se a proteínas formando as subunidades que comporão os ribossomos.
III. A organização do nucléolo independe dos cromossomos que compõem o núcleo.
Dessas afirmações, apenas: a) I é verdadeira. b) II é verdadeira. c) III é verdadeira. d) I e II são verdadeiras. e) II e III são verdadeiras.
Questão 08 sobre Atividades Fisiológicas na Célula: PUC-SP. Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: “A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos. Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta.
a) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA ribossômico e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos.
b) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA mensageiro e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos.
c) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos.
d) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA transportador e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos.
e) Os cromossomos, produzidos a partir do nucléolo, fornecem material para a organização dos ribossomos.
Questão 09. UEM-PR. Assinale o que for correto.
01. A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de lipídios associados às moléculas de proteínas distribuídas irregularmente entre essas camadas.
02. Nas células acinosas do pâncreas, o complexo de Golgi libera vesículas de secreção contendo as enzimas do suco pancreático.
04. O núcleo celular está presente nas células eucariontes e procariontes, diferindo apenas na forma em que se apresenta nessas células.
08. A cromatina pode ser visualizada ao microscópio óptico, em forma de filamentos individualizados, denominados cromossomos, durante a divisão celular.
16. Os ribossomos são estruturas cilíndricas, compostos basicamente de DNA e proteínas, nos quais ocorre a síntese protéica.
Dê a soma dos itens corretos.
Questão 10. Fuvest-SP. Quando afirmamos que o metabolismo da célula é controlado pelo núcleo celular, isso significa que
a) todas as reações metabólicas são catalisadas por moléculas e componentes nucleares.
b) o núcleo produz moléculas que, no citoplasma, promovem a síntese de enzimas catalisadoras das reações metabólicas.
c) o núcleo produz e envia, para todas as partes da célula, moléculas que catalisam as reações metabólicas.
d) dentro do núcleo, moléculas sintetizam enzimas catalisadoras das reações metabólicas.
e) o conteúdo do núcleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funções celulares, catalisando as reações metabólicas.
Questão 11. UFRJ. Num laboratório, o núcleo de uma célula de espécie A foi retirado e implantado numa célula-ovo da espécie B, cujo núcleo havia sido previamente removido. Caso essa célula-ovo se desenvolvesse até a formação de um novo indivíduo, ele teria as características da espécie A ou as da espécie B? Justifique sua resposta.
Questão 12 sobre Atividades Fisiológicas na Célula: UFSC. O núcleo é uma estrutura que coordena e comanda todas as funções celulares.
Assinale a(s) proposição(ões) que apresenta(m) relações corretas entre as estruturas nucleares, sua ocorrência e características químicas ou funcionais.
01. Ao observarmos o núcleo interfásico em microscópio óptico, verificamos a total compactação da cromatina, que passa a chamar-se cromossomo.
02. A carioteca corresponde ao fluido onde estão mergulhados os cromossomos e as estruturas que formam o nucléolo.
04. A membrana nuclear apresenta “poros” ou annuli, através dos quais ocorrem importantes trocas de macromoléculas entre núcleo e citoplasma.
08. O nucléolo, mergulhado no nucleoplasma, está sempre presente nas células eucarióticas, podendo haver mais de um por núcleo.
16. O nucléolo é uma região de intensa síntese de RNA ribossômico (RNAr).
32. A cromatina é formada por uma única e longa molécula de RNA, associada a várias moléculas de glicoproteínas.
Questão 13. Unicap-PE. Julgue (V ou F) o que segue:
( ) Podemos afirmar que o nucléolo é uma mistura intracelular, visível apenas na microscopia eletrônica, presente em células em divisão.
( ) O centrômero é uma estrutura cromossômica que se aloja na constrição secundária.
( ) A região do cromossomo responsável pela sua movimentação durante a divisão celular é o satélite.
( ) Os organóides responsáveis pelas funções de digestão celular, secreção e respiração são, respectivamente: lisossomo, complexo de Golgi e cloroplasto.
( ) O pâncreas é uma glândula que apresenta ácinos cujas células secretam enzimas digestivas. O organóide citoplasmático diretamente relacionado a essa função é o peroxissomo.
Questão 14. UFMS (modificado). Inúmeras experiências já provaram que o núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) referente(s) ao tema e some-as.
01. Durante o processo de espiralização dos cromonemas, as regiões denominadas de heterocromáticas são as que mais sofrem alterações, ou seja, correspondem às regiões do DNA em que os genes estão “vivos”.
02. A condensação dos filamentos de cromatina em cromossomos facilita o movimento e a distribuição eqüitativa do material genético para as células-filhas durante a divisão celular.
04. O gene é uma porção de DNA que contém em sua seqüência de bases a informação específica para a síntese de uma cadeia polipeptídica.
08. Os genes podem ser facilmente visualizados ao microscópio óptico nas células em divisão.
16. As regiões da eucromatina correspondem a genes inativos ou desligados.
Questão 15 sobre Atividades Fisiológicas na Célula: Unicamp-SP. O processo de regeneração pode ocorrer tanto em organismos unicelulares como pluricelulares, conforme já demonstrado em vários experimentos. O resultado de um desses experimentos pode ser observado na figura A, que mostra a regeneração de apenas um fragmento da alga unicelular Acetabularia. A figura B mostra a regeneração de todos os fragmentos de uma planária (platelminto).
a) Por que no experimento com Acetabularia não houve regeneração de todos os segmentos?
b) Explique por que o processo de regeneração das planárias difere daquele que ocorre na Acetabularia.
15. a) Os mecanismos de regeneração estão sob o comando do material genético, presente no núcleo da célula, que comanda a síntese de proteínas. Assim, na Acetabularia, apenas o fragmento que contém o núcleo tem capacidade de regeneração. b) A planária é pluricelular. Os fragmentos do animal apresentam células nucleadas, dotadas de capacidade de divisão e diferenciação. Isso permite que cada parte possa gerar um novo indivíduo
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína