Lista com os Melhores Exercícios sobre Fisiologia Animal

31) (UFF-RJ) Fisiologia Animal: O aparelho reprodutor humano apresenta uma grande complexidade, sendo sua função modulada por diversos hormônios que diferenciam o indivíduo do sexo masculino do indivíduo do sexo feminino.

Analise os gráficos que representam os níveis hormonais de uma mulher saudável de 30 anos, determinados em 3 dias diferentes (X,Y, Z) do ciclo menstrual de 28 dias.

gráficos níveis hormonais de uma mulher saudável de 30 anos

Indique o(s) gráfico(s) que se refere(m) ao 1º, 14º, 21º dias do ciclo, respectivamente, e justifique

 

 

 

32) (UFES) A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como conseqüência

 

a) o aumento das expansões da membrana plasmática do axônio, na tentativa de repor a bainha de mielina. b) a diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios.

c) a diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.

d) o aumento da produção de neuro-transmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier.

e) a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.

 

 

 

33) (UFC-CE) Fisiologia Animal: Considere o texto a seguir:

 

“Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal “The Washington Post”. […] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de ‘forçar’ quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. […] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. […] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses”

(FOLHA DE SÃO PAULO, 3 de julho de 1998).

 

Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:

a) corpo celular, parede celular e flagelos.

b) parede celular, axônio e dendritos.

c) corpo celular, axônio e dendritos.

d) axônio, dendritos e flagelos.

e) corpo celular, parede celular e dendritos.

 

 

 

34) (UNIFESP-SP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.

b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozóides dos testículos para o pênis.

c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos

deferentes para o restante do corpo.

 

 

 

35) (UFPR) Fisiologia Animal: Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas clivagens e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento conhecido como a “pílula do dia seguinte” pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõem-na não como um método de uso regular, pois ela não impede a fertilização, mas sim como um recurso alternativo. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

a) A chamada “pílula do dia seguinte” é um método contraceptivo.

b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização.

c) A gestação pode continuar mesmo que não se complete a nidação do embrião no útero.

d) A “pílula do dia seguinte” interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero. e) A utilização da chamada “pílula do dia seguinte” não permite a gestação por impedir a ovulação.

 

 

 

36) (FGV) Suponha a seguinte situação: o preparador físico de um time brasileiro de futebol propôs uma nova estratégia para treinamento de seus atletas. Os jogadores realizariam exercícios físicos respirando através de equipamento que simulava condições de baixa pressão atmosférica. Este treinamento deveria preceder, em semanas, as viagens para os jogos que iriam se realizar em cidades de alta altitude, como La Paz, na Bolívia. Segundo o preparador físico da equipe, este treinamento poderia melhorar a condição física do atleta quando dos jogos.

 

Questionado sobre o porquê desse treinamento, o preparador físico explicou que:

I. Para o ar penetrar no tubo respiratório e chegar aos pulmões, é necessário haver uma diferença entre a pressão atmosférica e a pressão existente na cavidade torácica. Quanto menor a diferença, menor a quantidade de ar que chega aos pulmões.

II. Em cidades de alta altitude, como La Paz, a pressão atmosférica é menor que a pressão existente na cavidade torácica, o que impede a captação de ar pelos pulmões.

III. O treinamento fortaleceria a musculatura intercostal e o diafragma dos atletas, permitindo que pudessem inspirar mesmo sob as condições de baixa pressão atmosférica das cidades onde os jogos se realizariam. IV. Para que o oxigênio atmosférico chegue aos tecidos do corpo, é necessário que se ligue às proteínas da superfície da membrana das hemácias, o que ocorre nos alvéolos pulmonares.

IV. O treinamento estimularia o organismo a aumentar a produção de hemácias. O atleta submetido a esse treinamento, ao chegar a cidades de alta altitude, já teria um aumento na concentração de hemácias, facilitando a captação do pouco oxigênio presente nos alvéolos pulmonares.

 

São corretas as afirmações:

a) I e V, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, III e V, apenas.

d) I, II, III e IV, apenas.

e) I, II, III , IV e V.

 

 

 

37) (UFF) Fisiologia Animal: A figura abaixo mostra as regiões de um neurônio.

regiões de um neurônio Exercícios

a) Nomeie as estruturas indicadas

b) Como é denominada a estrutura envolvida na sinapse entre o neurônio e uma célula do músculo estriado esquelético? Que neurotransmissor está geralmente envolvido nesta sinapse e como a célula muscular responde ao seu estímulo?

c) Como estão organizadas as cargas elétricas e a concentração de íons nas superfícies interna e externa de uma membrana polarizada e de uma membrana despolarizada do axônio de um neurônio? Justifique.

d) A tabela abaixo apresenta a relação entre a velocidade do impulso nervoso e o diâmetro de dois tipos de fibras nervosas denominadas A e B. Analise a tabela e identifique qual grupo de fibras (A ou B) apresenta bainha de mielina. Justifique.

tabela relação entre a velocidade do impulso nervoso e o diâmetro de dois tipos de fibras nervosas

 

 

 

38) (PUC-SP) Fisiologia Animal: Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um caráter sexual secundário em uma espécie de felinos, cuja manifestação

tirinha caráter sexual secundário Fisiologia Animal

a) é típica de animais que apresentam nível baixo de andrógenos. b) é típica de animais com constituição cromossômica XX.

c) não acentua o dimorfismo sexual entre os representantes da espécie. d) deve-se à ação dos hormônios estrógeno e progesterona.

e) tem relação com a atividade hipofisária e gonadal dos animais.

 

 

 

39) (UFV-MG) Fisiologia Animal: Observe o esquema abaixo, em que os números I, II, III, IV e V indicam alguns componentes envolvidos com a respiração humana.

 

componentes envolvidos com a respiração humana

Assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A inspiração ocorre com a participação do tecido V. b) As cordas vocais estão localizadas na região I.

c) A cavidade peritoneal está representada por III.

d) O órgão II possui cartilagem que evita seu colabamento. e) O processo denominado hematose ocorre no órgão IV.

 

 

 

40) (MACKENZIE-SP) Fisiologia Animal: A respeito das consequências do uso do cigarro para a saúde humana, muitas pesquisas têm  sido publicadas, muitas delas voltadas ao mecanismo de ação de um dos principais componentes, a nicotina, enquanto outras procuram esclarecer a população a respeito dos efeitos colaterais dos demais componentes do cigarro.

A tabela abaixo mostra alguns desses componentes e seus efeitos no organismo humano.

tabagismo, tabela componentes e seus efeitos no organismo humano

a) A nicotina e os solventes causam dependência, por agirem no sistema nervoso central. b) O monóxido de carbono prejudica o transporte do CO2 produzido nos tecidos.

c) O aumento do risco de desenvolver doenças coronárias se deve ao acúmulo de resíduos tóxicos do cigarro nas paredes dos vasos sanguíneos.

d) O depósito de alcatrão ajuda na filtração do  ar que passa pelas vias aéreas.

e)  As lesões provocadas pela amônia não podem ser relacionadas aos casos de câncer de laringe em fumantes.

 

 

🔵 >>>  Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.

 

<<< Veja a Parte 05 desta lista de exercícios.

 

Respostas das questões sobre Fisiologia Animal:

 

31- O gráfico Y representa o primeiro dia, pois no início do ciclo menstrual os níveis de estrógeno e progesterona estão baixos. A seguir com o desenvolvimento do folículo ovariano aumentam as concentrações do estrógeno, portanto, o 14º dia do ciclo é representado pelo gráfico X, finalmente, após a ovulação o corpo lúteo passa a produzir progesterona, fato que caracteriza a fase secretora do ciclo menstrual, que está representado pelo gráfico Z

 

32- c;

33- c;

34- b;

35-d;

36-a;

 

37-a) I- dendritos, II- axônios, III- corpo celular, IV – terminal axônico.

b) Placa motora; o neurotransmissor liberado na placa motora é a acetilcolina responsável pela contração das fibras musculares.

c) Na membrana polarizada a superfície externa apresenta carga positiva e a superfície interna apresenta carga negativa; essa polaridade é gerada pela bomba de sódio e potássio que tende a expulsar sódio para o meio extracelular. Quando ocorre uma despolarização os canais de sódio dependentes de voltagem se abrem, permitindo uma entrada de sódio para o meio intracelular; esse fato inverte a polaridade celular, ou seja, a face externa tornar-se-á negativa e a face interna, positiva.

d) A fibra A apresenta bainha de mielina, pois nos neurônios mielinizados a condução nervosa pode ser “saltatória”, o que garante maior velocidade de condução do impulso nervoso.

 

38- e;

39-c;

40-a;

41-a

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário