Simulado completo com Exercícios de Fisiologia com gabarito

21) (UEL-PR) Exercícios de Fisiologia: Nos vertebrados terrestres, a circulação sistêmica tem início e término, respectivamente, na

a) artéria aorta e na veia cava.

b) veia cava e na artéria aorta.

c) artéria pulmonar e na veia cava.

d) artéria aorta e na veia pulmonar.

e) veia pulmonar e na artéria pulmonar.

 

22) (UECE) Exercícios de Fisiologia: Dentre os fatores a seguir, assinale aqueles que predispõem o organismo humano para a aterosclerose, podendo contribuir para o funcionamento anormal do coração.

a) Hipertensão e estresse.

b) Consumo exagerado de sal e prática regular de exercícios físicos.

c) Lazer e dieta pobre em gordura animal.

d) Idade (diminuição da aterosclerose com o aumento da idade) e obesidade.

 

 

 

23) (UFPE) Uma das principais causas de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares. Em relação a esse problema, podemos fazer as seguintes afirmações.

 

(    ) Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão o diabetes, os fatores nutricionais e a vida sedentária.

(    ) O uso de pílulas anticoncepcionais aumenta os riscos cardiovasculares, sobretudo em indivíduos com história familiar de doenças circulatórias.

(    ) Apesar de estar altamente relacionado ao câncer de pulmão e de bexiga, o fumo não oferece riscos

cardiovasculares.

(    ) Alimentação rica em gordura animal, tensão nervosa (estresse), pressão alta favorecem o aparecimento da arterioesclerose, que se caracteriza pela perda de elasticidade e formação de placas de gordura nas artérias.

(    ) A obstrução brusca de uma artéria coronária causa o infarto do miocárdio, provocando morte celular por falta de oxigenação; mas, independente da extensão da lesão, as células cardíacas têm rápida regeneração, pois o sangue que passa pelos ventrículos garante a nutrição do tecido cardíaco.

 

 

 

24) (UFC-CE) Fisiologia: Os  seres  humanos  reproduzem-se  sexuadamente,  com os  gametas masculinos, presentes  no sêmen, fertilizando  os  óvulos  no  sistema  genital  feminino. Além de espermatozoides,  o   sêmen  humano  é formado por secreções de glândulas anexas (ou acessórias) do sistema genital masculino.

A) Cite os nomes dos três tipos de glândulas anexas presentes no sistema genital masculino.

B) Relacione quatro diferentes funções exercidas pelas secreções das glândulas anexas.

 

 

 

25) (UFC-CE) Exercícios de Fisiologia: O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao  responder as questões.  Essas  sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqüência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como conseqüência das sensações citadas no texto.

a) Suprarrenal e adrenalina.

b) Tireóide e adrenalina.

c) Tireóide e calcitonina.

d) Hipófise e adrenalina.

e) Pineal e melatonina.

 

Veja também exercícios sobre genética.

 

26) (UFMG) “Sabe-se que o chocolate contém muitas substâncias psicoativas, que chegam ao cérebro através do sangue, logo após sua digestão. Elas atuam sobre os neurônios e os neurotransmissores, provocando todas aquelas sensações de  bem-estar, euforia, prazer, tranqüilidade, concentração e diminuição da ansiedade e da dor, que fazem a gente querer mais um pedacinho de chocolate.”

GUERRA, L.B, Chocolate é uma festa para o cérebro. Química do chocolate. CDC, UFMG, 2007. (Adaptado)

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta células ou estruturas que NÃO estão diretamente envolvidas na percepção das sensações induzidas pelo chocolate.

A) Alvéolos pulmonares

B) Células absortivas do intestino

C) Células endoteliais

D) Substância cinzenta do cérebro

 

 

 

27) Exercícios de Fisiologia (UFMG) Analise esta figura:

Exercícios de Fisiologia sobre excesso de sódio e gordura

Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

Nas dietas populares em que se objetiva a perda de massa corporal, enfatiza-se, de modo

especial, a importância da redução tanto do consumo de carboidratos quanto da ingestão de

gorduras e proteínas. ARGUMENTE a favor de ou contra a ingestão de pizza em dietas para promoção de perda de massa corporal.

 

Considerando os problemas de saúde indicados na figura acima,

a) INDIQUE um fator alimentar que provoca esses problemas. JUSTIFIQUE sua resposta.

b) CITE um órgão que, possivelmente, é afetado pelo fator alimentar indicado no subitem a, deste item 2.

 

 

 

28) (UFF-RJ) Os beta-bloqueadores são empregados na terapêutica para o tratamento de hipertensão, arritmias

cardíacas, enxaquecas e tremores musculares. Por outro lado, eles têm sido utilizados para dopagem de atletas de esportes como tiro ao alvo, o arco e flecha e o golfe, para melhorar o desempenho através da redução dos batimentos cardíacos, tremores e efeitos da ansiedade. Esta utilização tem sido motivo de preocupação nos grandes eventos esportivos como os Jogos Pan-americanos.

Os beta-bloqueadores atuam sobre os receptores de:

a) histamina e noradrenalina.

b) serotonina e histamina.

c) histamina e adrenalina.

d) serotonina e adrenalina.

e) adrenalina e noradrenalina.

 

 

 

29) Exercícios de Fisiologia(UFPE) Os vasos sanguíneos presentes no organismo do homem diferem em vários aspectos. Com

relação a esse assunto, analise as proposições abaixo.

(    ) No interior das artérias existem válvulas que impedem o retorno do sangue, uma vez que o refluxo sanguíneo é realizado sob alta pressão.

(    ) Tecido conjuntivo, muscular e epitelial são observados em artérias e veias, todavia, o tecido muscular é mais exuberante nas artérias.

(    ) Os capilares, constituídos por um tipo de tecido epitelial ( o endotélio), possibilitam as trocas entre o sangue e os tecidos.

(    ) Os capilares diferenciam-se das veias quanto as quantidades relativas de colágeno (maior nas veias) e quanto ao número de fibras elásticas e camadas de células musculares lisas (menor nos capilares).

(    ) Impulsionado pelos batimentos cardíacos, as veias sofrem distensão e pulsam. Graças à essa pulsação e ao grande número de fibras elásticas existente nas veias, o sangue pode fluir das extremidades do corpo até o coração.

 

 

 

30) Exercícios de Fisiologia: (UFU-MG) Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o “Super-Homem”. Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco.

Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir.

 

I – Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia.

II – A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central.

III – A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados.

 

Marque a alternativa correta:

a) I e II são corretas.

b) I e III são corretas.

c) II e III são corretas.

d) Apenas III é correta.

 

<<< Veja as questões anteriores aqui.

 

Gabarito com as Respostas dos Exercícios de Fisiologia para alunos e professores:

21-a;

22-a;

23- V, V, F, V, F;

 

24-a) Próstata, vesícula seminal e glândula bulbouretral.

b) Neutralizar o pH, nutrir os gametas masculinos, meio de transporte para as células reprodutoras e promover a limpeza do canal da uretra antes da ejaculação.

 

25-a;

26-a;

 

27- item 1: Dietas para redução de massa corpórea devem restringir a ingestão de pizza, pois trata-se de um alimento rico em gorduras e com excesso de calorias. Item 2:

a) O excesso de cloreto de sódio na pizza está relacionado ao aumento da pressão loidosmótica do plasma sanguíneo, esse fato aumenta o volume sanguíneo que, por sua vez, eleva apressão arterial. A obesidade está relacionada à presença de muita gordura e excesso de calorias presentes na pizza.

b) O aumento da pressão arterial pode causar lesões nos vasos sanguíneos em geral, comprometendo órgãos como coração, cérebro e rins. A formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos pode ser relacionar ao aumento da incidência de casos de acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocáridio.

 

28-e;

 

29- F – V – V – F – F;

 

30-c

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário