Questão 01. Sistema Reprodutor: (PUC Minas) Sobre o sistema reprodutor masculino, afirma-se que:
A) a formação dos espermatozoides ocorre continuamente no epidídimo, após a puberdade.
B) a posição dos testículos na bolsa escrotal é importante para a espermatogênese, pois permite a manutenção de uma temperatura ideal para o processo.
C) a vasectomia, quando efetuada, é feita a nível testicular.
D) o sêmen é constituído apenas de espermatozoides e muco.
E) os testículos possuem também função hormonal devido à produção de ICSH.
Questão 02. (UFMG) Com relação à espermatogênese humana, é ERRADO afirmar que:
A) o espermatócito I, célula diploide, entra em divisão meiótica, originando o espermatócito II, célula haploide.
B) o hormônio luteinizante (LH) atua sobre as células intersticiais dos testículos (células de Leydig), inibindo a produção de andrógenos.
C) a espermiogênese consiste numa série de modificações pelas quais passam as espermátides até se transformarem em espermatozoides.
D) a desnutrição, o alcoolismo, a ação de drogas, entre outros fatores, afetam a espermatogênese.
E) na criptorquidia (não descida dos testículos) ocorre a inibição da espermatogênese devido à temperatura mais elevada da cavidade abdominal.
Você já se perguntou o que acontece com os espermatozóides após uma Vasectomia? Ficou Curioso? Assista o vídeo abaixo que lhe explico:
Questão 03. Sistema Reprodutor: (PUC Minas) Em relação ao sistema reprodutor feminino, a afirmativa VERDADEIRA é:
A) O clitóris é um órgão atrofiado, sem função na mulher.
B) O crescimento das mamas, na puberdade, é denominado caráter sexual primário.
C) O processo menstrual deve-se a baixas taxas hormonais de gonadotrofinas coriônicas.
D) O pH vaginal, sendo alcalino, facilita a locomoção dos espermatozoides.
E) São liberados estrógeno e progesterona pelos ovários em níveis alternados, levando a modificações do endométrio.
Questão 04. (UFU-MG) A ilustração a seguir representa parte do sistema reprodutor feminino e as etapas iniciais da gestação.
Considere as informações representadas e assinale a alternativa CORRETA.
A) Na ovulação, o ovócito secundário rompe a parede do ovário e se fixa na parede da tuba uterina (trompa de Falópio).
B) Nidação é o nome dado ao processo de implantação do embrião na parede do útero.
C) A fecundação acontece no ovário.
D) A placenta é responsável pela nutrição do óvulo.
Questão 05. Sistema Reprodutor: (FUVEST-SP) O gráfico representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.
Quais são, respectivamente, os hormônios A e B?
A) Luteinizante e folículo estimulante.
B) Folículo estimulante e luteinizante.
C) Luteinizante e progesterona.
D) Progesterona e estrógeno.
E) Estrógeno e progesterona.
Questão 06. Sistema Reprodutor: (UFMG–2010) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.
FOLHA DE S. PAULO, 8 maio 2009. (Adaptação).
Analise estas figuras:
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a testosterona injetada:
A) age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.
B) bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.
C) inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.
D) reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal.
Questão 07. (FUVEST-SP) Comparando-se a espermatogênese com a ovogênese, na espécie humana, pode-se afirmar que têm em comum:
A) o número de gametas formados.
B) o tamanho dos gametas formados.
C) o número de cromossomos nos gametas.
D) a velocidade de ocorrência do processo.
E) a mobilidade dos gametas formados.
Questão 08. Sistema Reprodutor: (FCC-SP) Na espécie humana, após a fecundação, verifica-se a suspensão da menstruação porque:
A) a placenta em formação produz um hormônio que mantém o corpo lúteo funcionante.
B) a hipófise, estimulada pelo corpo lúteo, passa a produzir gonadotrofina.
C) o nível de estrógeno e progesterona do sangue é mantido pelos folículos ovarianos em desenvolvimento.
D) a hipófise não libera o hormônio folículo estimulante, devido ao baixo nível de estrógeno no sangue.
E) a membrana de fertilização do óvulo, formada após a penetração do espermatozoide, produz hormônio luteinizante.
Questão 09. (UNIFESP–2007) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem:
A) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
B) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
C) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
D) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
E) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.
Questão 10. Sistema Reprodutor: (FCMMG) Uma menina, ao nascer, abriga em seus ovários multiplicados e crescidos todos os oócitos primários em processo de meiose interrompida, fenômeno este chamado de dictióteno. A continuação desse processo se dará:
A) após a formação do ovo.
B) pela reprodução das ovogônias.
C) com o início da atividade sexual.
D) pelo acúmulo de vitelo no citoplasma do óvulo.
E) com a instalação da puberdade, sob estímulo hormonal.
🔵 >>> Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.
Gabarito com as respostas das questões de Fisiologia sobre Sistema Reprodutor:
01. B;
02. B;
03. E;
04. B;
05. E;
06. C;
07. C;
08. A;
09. B;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína