Questão 01 sobre Proteínas: PUC-MG. Lipoproteínas são proteínas transportadoras de lipídios na corrente sanguínea. O esquema adiante representa a captação hepática e o controle da produção dessas lipoproteínas que podem ser: de baixa densidade (LDL), de muito baixa densidade (VLDL), de densidade intermediária (IDL) e ainda a de alta densidade (HDL), que não está representada no desenho.
Com base na figura e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa incorreta.
a) Altos níveis plasmáticos de LDL favorecem a redução dos riscos de enfarto do miocárdio.
b) Em uma dieta rica em colesterol, o fígado fica repleto de colesterol, o que reprime os níveis de produção de receptores de LDL.
c) A deficiência do receptor, por origem genética ou dietética, eleva os níveis plasmáticos de LDL.
d) Em uma dieta normal, a VLDL é secretada pelo fígado e convertida em IDL nos capilares dos tecidos periféricos.
Questão 02. Modelo Enem. A(s) principal(is) substância(s) orgânica(s) que encontramos nas células dos seres vivos animais é (são):
a) água. b) gorduras. c) proteínas. d) sais. e) vitaminas.
Questão 03. Modelo Enem. Marque a alternativa que indica o alimento mais rico em proteínas:
a) batata. b) alface. c) cenoura. d) carne. e) arroz.
Questão 04. FRNL-RJ. A proteína é formada a partir do encadeamento de moléculas mais simples chamadas:
a) nucleotídeos. b) aminoácidos. c) nucleosídeos. d) glicídios. e) ácidos graxos.
Questão 05 sobre Proteínas: Modelo Enem. Dentre as afirmações a seguir, assinale a(s) que caracteriza(m) corretamente as proteínas.
I. São essencialmente formadas por C, H, O, N. II. São macromoléculas formadas pela união sucessiva de carboidratos de diversos tipos. III. Podem formar estruturas diferenciadas, denominadas primária, secundária, terciária ou quaternária. IV. Seu constituinte básico é o aminoácido.
a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) II e IV. e) Apenas I.
Questão 06. PUC-RJ. Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que:
a) não é sintetizado no organismo humano. b) é sintetizado em qualquer organismo animal. c) só existe nos vegetais. d) tem função semelhante à das vitaminas. e) é indispensável ao metabolismo energético.
Questão 07. Fatec-SP. Alguns pacientes da UTI dos hospitais não podem alimentar-se por via oral, sendo, então necessário alimentá-los injetando em suas veias soro com nutrientes variados.
Assinale a alternativa que contém somente nutrientes que podem ser injetados nas veias, pois serão assimilados pelas células do ser humano. a) Vitaminas e sacarose. b) Proteína e vitaminas. c) Aminoácidos e monossacarídeos. d) Proteína e aminoácidos. e) DNA, RNA e proteína.
Questão 08. PUCCamp-SP. Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima do fígado responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para que essa substância não se acumule no sangue, sua dieta alimentar deve se restringir, dentre os nutrientes mencionados a seguir:
a) as proteínas apenas. b) os carboidratos apenas. c) as gorduras apenas. d) as gorduras e aos carboidratos. e) as gorduras e as proteínas.
Questão 09. Fatec-SP. Os nutrientes desempenham várias funções no organismo humano: fornecem energia para todos os processos vitais; suprem o organismo de substâncias que permitem o crescimento e regeneração das partes do corpo; regulam os processos fisiológicos. A alternativa que relaciona a seqüência correta dos nutrientes com as funções anteriormente discriminadas é:
a) carboidratos; vitaminas; proteínas. b) vitaminas; proteínas; carboidratos. c) proteínas; vitaminas; carboidratos. d) carboidratos; proteínas; vitaminas. e) vitaminas; carboidratos; proteínas.
Questão 10 sobre Proteínas: PUC-RJ. A gota é um distúrbio fisiológico que causa dor e inchaço nas articulações, por acúmulo de ácido úrico, um resíduo metabólico nitrogenado. Considerando-se a composição química dos diferentes nutrientes, que tipo de alimento um indivíduo com gota deve evitar?
a) O rico em gordura. b) O pobre em gordura. c) O pobre em proteínas. d) O rico em sais de sódio. e) O rico em proteínas.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína