Questão 01 sobre Respiração Aeróbica: Fuvest-SP. Complete a tabela a seguir, comparando a fotossíntese à respiração aeróbica em um mesmo organismo.
Fotossíntese | Respiração aeróbica | |
Formas de armazenamento de energia | ||
Gás consumido | ||
Gás liberado | ||
Organelas onde ocorre o processo | ||
Células onde ocorre o processo |
Questão 02. UFRJ. Dois grupos de ratos, A e B, foram colocados em câmaras de vidro transparente. No grupo A, cada câmara continha uma planta verde separada do rato por uma tela (figura a seguir). No grupo B não havia planta verde.
As câmaras foram, então, hermeticamente fechadas e colocadas em ambiente iluminado. Após algum tempo, os ratos de um dos grupos haviam morrido, enquanto os ratos do outro grupo resistiram por mais tempo.
Qual dos dois grupos de ratos sobreviveu por mais tempo? Qual a explicação para esse fato?
Questão 03. Fuvest-SP. Um atleta, participando de uma corrida de 1.500 m, desmaiou depois de ter percorrido cerca de 800 m, devido à oxigenação deficiente de seu cérebro. Sabendo-se que as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, nos músculos do atleta desmaiado deve haver acúmulo de:
a) glicose.
b) glicogênio.
c) monóxido de carbono.
d) ácido lático.
e) etanol.
Questão 04. O que é respiração celular aeróbica? Em que organóide citoplasmático ocorre?
Questão 05 sobre Respiração Aeróbica: Unifor-CE. O esquema abaixo mostra de modo simplificado um tipo de reação celular metabólica.
O processo representado é:
a) respiração anaeróbica.
b) respiração aeróbica.
c) quimiossíntese.
d) fotossíntese.
e) glicólise.
Questão 06. Fuvest-SP. A respiração aeróbica fornece como produtos finais:
a) ácido pirúvico e água.
b) ácido pirúvico e oxigênio.
c) gás carbônico e água.
d) oxigênio e água.
e) oxigênio e gás carbônico.
Questão 07. Ufla–MG. O componente celular em que se forma maior número de moléculas de ATP durante a conversão de uma molécula de glicose em água e gás carbônico é
a) o peroxissomo.
b) a mitocôndria.
c) o cloroplasto.
d) o ribossomo.
e) o complexo de Golgi.
Questão 08. PUC-MG (modificado). Não é uma característica associada à mitocôndria:
a) É envolvida por unidade de membrana dupla.
b) Tem capacidade de autoduplicação.
c) É encontrada em células eucariotas animais e vegetais.
d) Tem função de obtenção de energia.
e) Não possui DNA em sua matriz.
Questão 09. Fuvest-SP. Há um século, Louis Pasteur, investigando o metabolismo do lêvedo, um organismo anaeróbico facultativo, observou que, em solução de água e açúcar, esse microrganismo se multiplicava. Observou também que a multiplicação era maior quando a solução era aerada.
a) Explique a importância do açúcar para o lêvedo.
b) Justifique a diferença de crescimento nas condições aeróbica e anaeróbica
Questão 10 sobre Respiração Aeróbica: (Enem) A respiração aeróbica pode ser em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Com relação aos locais das células onde ocorrem estas reações, podemos dizer:
a) as três ocorrem no interior das mitocôndrias.
b) apenas o ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no interior das mitocôndrias.
c) apenas a cadeia respiratória e a glicólise ocorrem no interior das mitocôndrias.
d) apenas o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.
e) apenas o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.
Questão 11. UFPE. O maior rendimento energético do processo de respiração aeróbica (acoplada à cadeia transportadora de elétrons) sobre a glicólise é principalmente devido à:
a) maior atividade específica das enzimas envolvidas.
b) maior difusão das enzimas no meio da reação.
c) muito menor energia da ativação requerida.
d) completa oxidação de glicose a CO2 e H2O.
e) compartimentação e ordenação das enzimas envolvidas.
Questão 12. UFF-RJ. A cadeia respiratória é parte de um mecanismo funcional que, devido às alterações a que está sujeito, é capaz de exercer influência sobre a vida e a morte da célula e do indivíduo.
a) Onde ocorre a fase aeróbica da respiração celular?
b) No óbito por asfixia ou por envenenamento por cianeto, o que acontece com a produção de ATP?
c) A inutilização dos citocromos e a falta de aceptor final conduzem a que tipos de morte?
d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia?
e) Como podemos denominar o NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo), o FAD (flavina adenina dinucleotídeo) e o oxigênio, com relação ao hidrogênio, em função do papel que desempenham na respiração celular?
Questão 13. UFPE. Relacione as colunas abaixo:
1. Processo de liberação de energia através da quebra de moléculas orgânicas.
2. Processo de incorporação de energia através da síntese de moléculas orgânicas.
( ) Fermentação
( ) Fotossíntese
( ) Respiração aeróbica
A sequência correta é:
a) 1, 1, 1
b) 1, 2, 1
c) 1, 1, 2
d) 2, 2, 1
e) 2, 1, 2
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Gabarito com as respostas das questões sobre Respiração Aeróbica:
01.
02. Os ratos do grupo A, em que estava presente a planta verde, sobreviveram por mais tempo. A planta, em ambiente iluminado, realiza o processo de fotossíntese, disponibilizando oxigênio para os ratos.
Os ratos do grupo B, onde não havia a planta, morreram porque consumiram todo o oxigênio do ambiente, não havendo reposição.
03. D;
04. Oxidação de compostos orgânicos para a liberação de energia necessária às atividades celulares. Ocorre nas mitocôndrias.
05. B;
06. C;
07. B;
08. E;
09. a) O açúcar é fonte de energia para o metabolismo.
b) Em condições aeróbicas, existirá mais energia disponível para a levedura, pois estará ocorrendo a respiração, que produz mais ATP (38) em oposição à fermentação (2 ATP), que ocorre em condições anaeróbicas.
10. D;
11. D;
12. a) No interior das mitocôndrias.
b) Bloqueio na produção de ATP por interrupção no fluxo de elétrons na cadeia respiratória.
c) Asfixia e envenenamento por cianeto.
d) Os citocromos das cadeias respiratórias ficam saturados de elétrons e cessa a produção de ATP (asfixia celular).
e) NAD e FAD são transportadores de hidrogênio. O oxigênio é o aceptor final de hidrogênios na cadeia respiratória.
13. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
poderia alguem comentar a questao 11 por favor?? tipo, a analise de cada alternativa??