Lista de Exercícios sobre Interação Gênica com Gabarito

01. (FUND. LUSÍADAS-SP) Interação gênica: Todos os filhos de um casal são mulatos médios. Provavelmente esse casal é constituído por:

a) dois mulatos médios.
b) um mulato médio e um negro puro.
c) um mulato médio e um branco puro
d) um negro puro e um branco puro.
e) um mulato claro e um escuro.


02. (ACAFE-SC) Interação gênica: Os fenótipos para a forma dos frutos da abóbora podem ser: discoide, esférica ou alongada.
A forma discoide dos frutos da abóbora é condicionada pelo genótipo A_B_; a forma alongada por aabb. Do cruzamento de abóboras discoides, ambas heterozigotas, espera-se que nasçam:

a) somente abóboras discoides.
b) 50% AaBb e 50% aabb.
c) abóboras discoides, esféricas e alongadas.
d) 75% A_B_ e 25% a_B_.
e) somente abóboras discoides heterozigotas.


03. (FATEC-SP) Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:

a) interação gênica.
b) epistasia
c) herança quantitativa
d) poligenia
e) dominância completa.


04. (UNIMEP-SP) Interação gênica: Sabe-se que, de uma maneira geral, cada par de genes alelos determina uma única característica, porém há casos onde um mesmo par de genes, sob determinadas condições ambientais, determina dois ou mais caracteres. Este fenômeno é conhecido como:
a) epistasia.
b) genes aditivos.
c) interação gênica.
d) pleiotropia.
e) genes quantitativos.


05. Interação Gênica: (UNIFOR-CE) Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes:
B_aa = amarelo B_A_ = branco bbA_ = branco bbaa = verde

Estas informações permitem concluir que o gene:
a) A é epistático sobre seu alelo.
b) B é epistático sobre A e sobre a.
c) a é hipostático em relação a A.
d) b é hipostático em relação a B.
e) A é epistático sobre B e sobre b.


06. Interação Gênica: (CESGRANRIO-RJ) Supondo-se que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) dominantes, qual a probabilidade de um casal de mulatos médios, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco?
a) 1/16
b) 4/16
c) 5/16
d) 6/16
e) 8/16


07. (STA.CASA-SP) Interação gênica: Admita que em certos animais de laboratório o gene A condicione cor preta de pelagem e seja dominante sobre o seu alelo a, que condiciona a cor marrom. O gene E não alelo de A, e localizado em diferente autossomo, condiciona cor branca de pelagem, em homozigose ou heterozigose, tendo pois efeito epistático sobre os genes A e a.

Um animal preto, filho de pais brancos, é retrocruzado com sua mãe e têm 20 descendentes com as três cores de pelagem citadas. Quantos devem ser brancos?
a) 2
b) 8
c) 10
d) 4
e) 5


08. Interação gênica: A cor da íris na espécie humana é resultado de uma interação gênica semelhante à cor da pele (poligenia), com, pelo menos, três pares de genes envolvidos. O mesmo pigmento marrom (melanina) que dá cor à pele é encontrado em duas camadas da íris: uma mais superficial, outra mais profunda.

A cor é determinada pela quantidade de melanina na camada mais superficial. Com pouca ou nenhuma melanina nessa camada, os olhos ficam azuis (resultado da dispersão da luz pala íris). Se houver um pouco mais de melanina, o olho aparece esverdeado (mistura da cor azul com o marrom da melanina na camada mais profunda). Com mais melanina, o tom pode variar de marrom a quase preto.

a) Suponha que a cor dos olhos dependesse de dois pares de genes. Quais os possíveis genótipos de um rapaz cujo pai tem o genótipo AaBb e a mãe duplamente homozigota?

b) Se esse rapaz se casar com uma mulher de genótipo para cor dos olhos igual ao da sua mãe, há chance de eles terem um filho Ed olhos castanhos do tipo mais escuro (AABB)? E de olhos do tipo mais claro (aabb)?


09. A massa de determinado tipo de fruto depende da ação de dois genes, A e B, não-alelos, independentes e de ação cumulativa. Esses genes contribuem com valores idênticos para o acréscimo de massa. Os genes a e b, alelos de A e B respectivamente, não contribuem para o acréscimo de massa. O fruto de uma planta de genótipo AABB tem 40 gramas de massa enquanto o de uma planta de genótipo aabb 20 gramas. Determine a massa do fruto de uma planta de genótipo AABb. Justifique sua resposta


10. Interação gênica: Para uma determinada planta, suponha que a diferença entre um fruto de 10 cm de comprimento e um de 20 cm de comprimento seja devido a dois genes, cada um com dois alelos, que têm efeito aditivo e que se segregam independentemente. Na descendência do cruzamento entre dois indivíduos que produzem frutos com 15 cm, espera-se uma proporção de plantas com frutos de 17,5 cm igual a:

a) 1/8
b) 1/4
c) 3/16
d) 1/2
e) 9/16

Confira esta seleção de exercícios de Genética:

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

Gabarito com as respostas dos melhores exercícios de genética sobre Interação Gênica:

Gabarito da questão 01. D;

Gabarito da questão 02. C;

Gabarito da questão 03. A;

Gabarito da questão 04. D;

Gabarito da questão 05. E;

Gabarito da questão 06. A;

Gabarito da questão 07. C;

Gabarito da questão 08. a) AaBb, Aabb, aaBb, aabb

b) Não; há 25% de chance

Gabarito da questão 09. Planta 40 gramas = AABB, Planta 20 gramas = aabb. São 4 poligenes que determinarão 5 fenótipos, com variação de 5 gramas, pois, subtraindo-se os extremos (40 – 20 = 20) e dividindo pelo número de genes (4), obtemos 5 gramas de variação. O genótipo AABb terá 20 (peso mínimo) + 15 (5 g para cada gene dominante), dando um peso de 35g.

Gabarito da questão 10. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

3 comentários em “Lista de Exercícios sobre Interação Gênica com Gabarito”

  1. Achei muito interessantes as questões, mas eu trabalho com alunos inclusos com deficiência intelectual no 3ª série do ensino Médio. Voces poderiam me ajudar com sugestões de atividades em biologia.

    Responder
    • Olá, que bom que gostou do site. Nossos exercícios são retirados de vestibulares e concursos realizados anteriormente. Quem sabe em um futuro próximo possamos criar questões destinadas a situações mais especificas. No momento recomendo ir adaptando as questões as necessidades de seus alunos, pois você é a que melhor conhece a situação de cada um. Se tiver alguma lista de exercícios de sua autoria e quiser nos enviar para que possamos publicar e deixar ao alcance de todos pode manda-las para o email: [email protected].

      Responder

Deixe um comentário