Primeira Lei de Mendel Exercícios com Gabarito

01. UFPR. Primeira Lei de Mendel:
Os seres vivos são acometidos por várias doenças, que podem ter diversas origens. A exostose múltipla é uma anomalia que se caracteriza por lesões nos ossos e ocorre tanto em seres humanos quanto em cavalos. Segundo os pesquisadores que a estu­daram, é determinada por um gene autos­sômico dominante. Considere um macho afetado, filho de uma fêmea normal, que seja cruzado com uma fêmea também nor­mal. A probabilidade de esse cruzamento produzir um descendente (macho ou fê­mea) normal é de:
a. 100%
b. 75%
c. 50%
d. 25%
a. 0%


02. PUC-SP. Na mosca-das-frutas (drosófila), a cor cinzenta do corpo é completamente dominante sobre a preta. O cruzamento de um indivíduo preto com um heterozigoto produziu 90 moscas, in­cluindo pretas e cinzentas. Qual o número mais provável de moscas pretas, entre as 90 moscas?

a. 22
b. 25
c. 45
d. 75
e. 7


03. Primeira Lei de Mendel:
Um touro amarelo (caracu) cruzou várias ve­zes com uma vaca preta da raça Polled angus e desse cruzamento resultaram três bezerros amarelos e dois pretos. O mesmo touro cruzou várias vezes com outra vaca preta da mesma raça, e desse cruzamento resultaram seis be­zerros pretos.

a. Explique o tipo de herança.
b. Qual o genótipo do touro e das duas vacas?


04. Fuvest-SP. O gene autossômico que condiciona pelos cur­tos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 co­elhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos, o nú­mero esperado de heterozigotos é:

a. 180
b. 240
c. 90
d. 120
e. 360


05. Vunesp. Primeira Lei de Mendel: Um pesquisador selecionou casais de ratos em que ambos os pais eram cinza e tinham filho­tes brancos e cinza. Entre os 60 filhotes cinza encontrados na prole desses casais, o número provável de filhotes heterozigotos é:

a. 40
b. 30
c. 20
d. 15
e. 10


06. Unisa-SP. Do casamento de Antônio com Marília, ambos normais para o caráter pigmentação da pele, nasceu Clarice, que é albina. Qual a probabili­dade de o segundo descendente desse casal ser também albino?

a. 100%
b. 85%
c. 60%
d. 25%
e. 10%


07. Fuvest-SP. Primeira Lei de Mendel: Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pre­tos; o cruzamento do gato A com a gata C pro­duziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. A análise desses resultados permite concluir que:

a. a cor preta é dominante, A e C são homozigotos.
b. a cor preta é dominante, A e B são ho­mozigotos.
c. a cor preta é dominante, A e C são he­terozigotos.
d. a cor preta é recessiva, A e C são ho­mozigotos.
e. a cor preta é recessiva, B e C são hete­rozigotos.


08. Primeira Lei de Mendel: A polidactilia (dedo a mais) é determinada por um gene dominante. A mãe e o marido de uma mulher são normais, porém ela apresenta a polidactilia. Qual a probabilidade de o casal ter uma criança com esse caráter?

a. 1/2
b. 3/4
c. 3/8
d. 1/4
e. 1/16


09. Vunesp. Suponha que você tenha em seu jardim exem­plares da mesma espécie de ervilha utilizada por Mendel em seus experimentos. Alguns desses exemplares produzem sementes lisas e outros, sementes rugosas. Sabendo que a ca­racterística “lisa” das sementes da ervilha é determinada por um alelo dominante L, portanto por genótipos LL ou LI, e sabendo, ainda, que as flores são hermafroditas e que sementes pro­duzidas por autofecundação são viáveis:

a. planeje um cruzamento experimental entre flores de exemplares diferentes que lhe permita determinar se uma planta que produz sementes lisas é homozigota ou heterozigota para esse caráter.
b. no caso de ocorrer autofecundação em uma planta que produz sementes lisas e é heterozigota, qual seria a propor­ção esperada de descendentes com se-mentes rugosas?


10. UFC-CE. Rogério, um fazendeiro do município de Re­denção, estava muito feliz com a sua nova compra, um legítimo touro mocho (sem chi­fres) que lhe custou os olhos da cara, como se diz no interior.

No entanto, ele teve uma grande surpresa quando cruzou o touro com três vacas e ob­teve os seguintes filhotes: com a vaca 1 foram obtidos, somente, descendentes sem chi­fres; com a vaca II, chifruda, obteve-se um descendente chifrudo; e, finalmente, com a vaca III, mocha, foi obtido um descendente chifrudo. Para esta raça de animal, o caráter mocho (sem chifres) é determinado por um gene autossômico dominante em relação ao caráter presença de chifres. Rogério, sem entender muito de hereditariedade, e muito zangado, foi procurar uma geneticista da UFC com as seguintes perguntas:

a. Quais os genótipos dos animais envolvidos nos cruzamentos?

b. Após a identificação dos genótipos dos animais, que explicação genética foi dada a Rogério, a respeito da sua infeli­cidade na compra do touro?

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

 

Confira também outras listas de exercícios sobre leis de Mendel:

 

Gabarito com as resposta das questões sobre a Primeira Lei de Mendel:

Resposta da questão 01.C;

Resposta da questão 02.C;

Resposta da questão 03. a. O alelo A para a cor preta é dominante em rela­ção ao alelo a que condiciona cor amarela.
b. touro: aa
1á vaca: Aa
2á vaca: AA

Resposta da questão 04. B;

Resposta da questão 05. A;

Resposta da questão 06. D;

Resposta da questão 07. C;

Resposta da questão 08. A;

Resposta da questão 09. a. Deve-se cruzar uma planta de sementes lisas (L_) com uma planta de sementes rugosas (I) e analisar os des­cendentes. Se na descendên­cia obtivermos:

– descendentes com sementes rugosas, a planta paren­tal lisa será heterozigota (Le);

– descendentes (núme­ro elevado) somente com sementes lisas, a planta parental lisa será homozigota (LL).

b. P: Ll x Ll

F1: LL, Ll, Ll,

3/4 de sementes lisas

ll = 1/4 de sementes rugosas

A proporção de sementes rugosas é igual a 25%.

Resposta da questão 10. Sem chifres (mocho) – AA ou Aa (dominante)

Com chifres – aa (recessivo)

a. Touro-Aa (dominante)

Vaca 1 – AA ou Aa, apesar de ter gerado descendentes sem chifres, ela pode ser homozi­gota ou heterozigota.

Vaca II – aa, chifruda, necessa­riamente recessiva.

Vaca III – Aa, mocha, com descendente chifrudo, deve ser heterozigota.

b. 0 touro legítimo deveria ser homozigoto dominante (AA), para que, independentemente do cruzamento, todos os descendentes fossem mo­chos. O touro que ele adquiriu era heterozigoto, podendo ge­rar descendentes de dois tipos, dependendo da vaca com que cruzasse.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário