Lista com 15 atividades de Geografia sobre os Ecossistemas Brasileiros para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Preencha com C para CERTO ou E para ERRADO?
a) Muitos recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.
b) A matança de animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.
c) Se a vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.
d) O subsolo da região amazônica é rico em minérios.
e) A Mata Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com frequência.
f) O jacarandá, o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são plantas e animais em extinção.
g) Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.
Questão 02. Leia o texto e responda à pergunta.
“Macaco-louro é achado”
Uma espécie de macaco-prego da mata atlântica que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no Nordeste. Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como macaco-louro, mas seu nome científico é ‘Cebus flavius’.
Dois casais da espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. ‘É preciso saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução deles, para que procriem’. E talvez no futuro, eles possam voltar à natureza.”
(“Folha de São Paulo”, Folhinha, 5/8/06)
Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) A espécie de macacos foi encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) As pessoas que estavam de posse dos macacos os chamavam por seu nome científico, ‘Cebus flavius’.
c) Os macacos já têm um tempo definido para voltar à natureza.
d) Os macacos de origem nordestina terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) O objetivo de manter os macacos no Zoológico é o estudo sobre eles.
Questão 03. Gigante das águas
Na região amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
Ele pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida.
Durante muito tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de extinção.
A causa do pirarucu estar em perigo de extinção deve-se:
a) a seu longo ciclo de vida.
b) ao seu tamanho e ao seu peso.
c) ao fato de se reproduzir a partir do quinto ano de vida.
d) à sua captura acima do limite para o consumo da carne
Questão 04 com Exercícios sobre os Ecossistemas Brasileiros para o Ensino Fundamental: Leia a notícia abaixo:
Extinção em série na Mata Atlântica Nordestina.
A caça indiscriminada de aves e mamíferos que se alimentam de frutos ameaça a extinção de 34% das espécies de árvores, no que resta da Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco. De Alagoas ao Rio Grande do Norte, das 427 espécies de árvores típicas da região, 305 dependem de animais como pássaros e mamíferos para ter suas sementes espalhadas. Mas o efeito dominó não pararia nas árvores. Com tantas espécies a menos, o solo perderia proteção. Além disso, muitos outros seres vivos dependem dessas árvores.
Adaptado de “Jornal O Globo”, de 02/03/2000
As árvores correm risco de extinção devido:
a) ao solo desprotegido, pois o desaparecimento das árvores facilita a caça de aves e mamíferos.
b) à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, já que o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.
c) à caça de aves e mamíferos que se alimentam de frutos, visto que o desaparecimento das árvores faz com que suas sementes sejam espalhadas.
d) às suas sementes serem espalhadas por aves e mamíferos, porque o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.
Questão 05. Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do território brasileiro?
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
Questão 06. Assinale o ambiente que possui maior biodiversidade:
a) centro urbano.
b) bairro residencial.
c) campo cultivado.
d) floresta.
Questão 07. Alguns animais e plantas estão ameaçados de extinção:
a) por causa da falta de abrigo
b) por causa da falta de água e alimentos
c) por causa da pesca e da caça ilegais
Questão 08. São exemplos de animais ameaçados de extinção no Brasil:
a) mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo, baleia-jubarte e capivara.
b) mico-leão-dourado, cervo-do-pantanal, baleia-jubarte e veado campeiro.
c) cervo-do-pantanal, tucano, gavião-pomba e peixe-boi.
d) ararinha-azul, mico-leão-dourado, raposa e periquito-rei.
e) jaburu, lobo-guará, mico-leão-dourado e veado-campeiro.
Questão 09. O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás e Mato Grosso
b) Bahia e Minas Gerais
c) Pará e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Questão 10. Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc.
O texto refere-se:
a) às caatingas.
b) aos campos.
c) aos estepes.
d) às savanas.
e) aos desertos
Questão 11. O que são BIOMAS?
a) são os animais de uma região
b) são as plantas de uma região
c) são as paisagens naturais de uma região
Questão 12 com Exercícios sobre os Ecossistemas Brasileiros para o Ensino Fundamental: Leia o texto para responder à questão.
Floresta Amazônica
Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não cansamos de aprender.
No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios…”, o termo sublinhado refere-se:
a) a toda a riqueza natural da Amazônia.
b) à parte da floresta que pode ser vista.
c) às diferentes espécies de aves.
d) aos rios enormes, cheios de peixes.
Questão 13. A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:
a) Apresentar grande diversidade de plantas e animais.
b) Proporcionar abrigo para animais em extinção.
c) Possibilitar o desenvolvimento do turismo.
d) Apresentar baixa quantidade de espécies e de indivíduos.
Questão 14. Leia os seguintes textos:
Texto I – Os cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II – Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os dois textos descrevem:
a) belezas naturais do Brasil Central.
b) animais que habitam os pantanais.
c) problemas que afetam os cerrados.
d) rios e cachoeiras de duas regiões.
Questão 15. Os animais que encontramos na Floresta Amazônica são:
a) tucanos, araras, elefantes e girafas
b) lontras, araras, onças-pintadas e piranhas
c) rinocerontes, girafas e ursos polares
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre os Ecossistemas Brasileiros para o Ensino Fundamental:
01. a) C;
b) E;
c) C;
d) C;
e) C;
f) C;
g) E;
02. E;
03. D;
04. B;
05. D;
06. D;
07. C;
08. E;
09. D;
10. A;
11. C;
12. A;
13. D;
14. A;
15. B.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína