20 Exercícios sobre a Industrialização Brasileira para o Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 20 atividades de Geografia sobre a Industrialização Brasileira para o Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. (Ufal) O Brasil é considerado por muitos estudiosos como um país de industrialização tardia ou país subdesenvolvido industrializado. Denominações à parte, é certo que o Brasil tem aumentado a participação dos produtos industriais na pauta das exportações. Analise as afirmações sobre o processo de industrialização brasileiro.

( ) Apesar de vir perdendo indústrias nas últimas duas décadas, a região Sudeste ainda mantém a liderança nacional tanto no que se refere ao valor de produção como quanto ao número de empregados no setor industrial.

( ) Um novo modelo de industrialização tem sido instalado no Brasil. Trata-se da criação de Zonas Especiais de Exportação em áreas densamente povoadas como o litoral da região Norte e na área central da região Sul.

( ) Até a década de 1990, a metrópole de São Paulo concentrava ¾ da produção nacional de veículos. Na última década, as transnacionais automobilísticas optaram pela descentralização e surgiram unidades produtivas em outras regiões como o Sul e o Nordeste.

( ) Permanece em vigor o modelo de substituição de importações da década de 1950; apesar das políticas neoliberais e do processo de globalização, a produção nacional continua protegida das importações de bens industriais concorrentes aos nacionais.

( ) A internacionalização do processo de industrialização ocorreu em fases sucessivas: uma delas foi no período JK quando se instalaram no País indústrias de bens de consumo duráveis; a mais recente está associada às privatizações das estatais na década de 1990.

Questão 02. (Uff) A descentralização espacial da indústria no Brasil se relaciona à rentabilidade dos lugares, segundo as condições técnicas (equipamentos, transportes, energia) e organizacionais (impostos, incentivos fiscais, relações de trabalho, ativismo sindical). De acordo com tais condições, muitas empresas abandonam os tradicionais aglomerados urbanos em função de novos e mais rentáveis lugares.

Pode-se mencionar como expressão territorial dessa nova dinâmica das empresas no Brasil:
a) o médio vale do Paraíba do Sul, especialmente os municípios de Resende e Porto Real, com a instalação de montadoras automobilísticas

b) o Norte e o Noroeste Fluminense, especialmente os municípios de Campos e Macaé, com a expansão da agroindústria do álcool

c) o litoral sul do estado de São Paulo, no eixo da rodovia Régis Bittencourt, com a localização da indústria têxtil

d) a região da Grande Vitória, especialmente na área portuária, com a instalação da indústria química

e) a zona da mata mineira, sobretudo os municípios de Uberaba e Uberlândia, com o desenvolvimento de pólos tecnológicos

Questão 03 com Exercícios sobre a Industrialização Brasileira para o Ensino Fundamental: (Mack) Entre as causas que explicam a relativa diminuição de concentração industrial na área metropolitana de São Paulo podemos considerar

I. A deseconomia de escala na região, em face dos baixos custos de produção.
II. Um sindicalismo forte e atuante na Grande São Paulo e nos arredores.
III. Incentivos Fiscais oferecidos por outras regiões.

Está correto o que se afirma em
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I e III.
d) apenas III.
e) I, II e III.

Questão 04. (Unifor) No contexto industrial brasileiro, a região Nordeste do Brasil ocupa a terceira posição. Sobre a atividade industrial da Região afirma-se:

I. Recentemente, a participação do Estado foi decisiva para a instalação de uma grande siderúrgica em Pernambuco.
II. O processo de industrialização é antigo e data da segunda metade do século XIX.
III. Dois estados são responsáveis pela produção industrial na região: Bahia e Pernambuco.
IV. No estado da Bahia destacam-se as indústrias petroquímicas que utilizam o petróleo extraído do Recôncavo Baiano.

Está correto o que se afirma SOMENTE em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

Questão 05. (Fuvest) O DIEESE descreveu o perfil de um trabalhador de determinado setor da economia, que oferece cerca de 5.000.000 de empregos.

“Homens; com baixo nível de escolaridade; idade média entre 35 e 38 anos; que não contribuem para a previdência social; atuam, com freqüência por conta própria; cumprem longas jornadas de trabalho; migrantes; com percentual de trabalhadores negros superior ao encontrado na força de trabalho como um todo e com baixo nível de rendimentos”.
(Fonte: “Estudo Setorial”, 2002.)

Identifique o setor de atividade correspondente ao perfil do trabalhador descrito:
a) Siderurgia.
b) Produção de veículos automotores.
c) Produção têxtil.
d) Construção civil.
e) Pesca artesanal.

Questão 06. (Ufam) O período comumente denominado de “anos dourados” marcaram uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova.

A que governo tal período está associado:
a) Juscelino Kubstchek
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Eurico Gaspar Dutra
e) Jânio da Silva Quadros

Questão 07. (Cesgranrio)

“(…) O aumento da produção interna exigirá o aumento das importações, o que, para verificar-se, depende da renda das exportações e do influxo líquido de capital estrangeiro. As atividades da maior parte dos setores de produção sendo interdependentes, a expansão de um deles acarretará a expansão dos demais (…)”.
Programa de Metas. Relatório das atividades do Conselho de Desenvolvimento em 1958, RJ, 1959.

O governo Juscelino Kubitschek, enfatizando um modelo de desenvolvimento econômico industrial, estabeleceu as seguintes prioridades: estradas, transportes e energia.

Sobre esse período, analise as afirmativas abaixo.
I. Com a participação ativa do Estado na economia, as multinacionais promoveram a internacionalização do mercado brasileiro.
II. Por não atender às necessidades reais da população, tal modelo econômico apresentou várias distorções, representadas pelo desequilíbrio social e pela concentração de renda.
III. A crescente oposição dos setores conservadores à política econômico-financeira de Juscelino Kubitschek levou-o a perder o apoio do Congresso Nacional, o qual passou a exercer pressão sobre o presidente, obrigando-o a renunciar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.

Questão 08. (Uepb) As proposições abaixo tratam da industrialização brasileira. Analise-as e escreva F ou V, conforme sejam falsas ou verdadeiras.

( ) Até a década de 1970, a atividade industrial esteve concentrada no Sudeste, devido, especialmente, aos fatores de complementaridade industrial e à concentração de investimentos públicos no setor de infra-estrutura.

( ) O Brasil vem passando por um processo de desconcentração industrial que tem refletido no crescimento de investimentos nos eixos Rio de Janeiro e São Paulo. Essa migração de investimentos produtivos ocorre em função das condições que outros lugares estão oferecendo para a reprodução do capital.

( ) A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial, com destaque na sua indústria de ponta, estimulada pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre a comunidade acadêmica e o empresariado.

( ) O processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um grande surto industrial na região Norte, equilibrando a sua produção industrial.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:
a) V V V F
b) F F F V
c) V V F F
d) F F V V
e) F V F V

Questão 09. (IFPA) Durante o Estado Novo (1937-1945), foram criadas as bases necessárias para o desenvolvimento industrial brasileiro a partir dos anos 50. O Estado tornou-se o grande investidor na indústria de base, criando empresas que foram fundamentais para o surto industrial posterior.

Entre essas empresas, destacamos o (a):
a) Eletrobras
b) Banco Central
c) Companhia Siderúrgica Nacional
d) Banco do Brasil
e) Petrobras

Questão 10. (Unesp) As considerações a seguir dizem respeito à cidade localizada no mapa.

I. Seu pólo industrial é fruto de um Decreto-lei da época do regime militar, portanto, imposto à sociedade brasileira.

II. Suas empresas realizam operações básicas de montagem incorporando, gradativamente, componentes de fabricação nacional.

III. A produção industrial é altamente subsidiada.

IV. O regime tributário estabelece concorrência desleal com os produtores de outras regiões do país.

Assinale a alternativa correta.
a) Pólo Têxtil de Belém.
b) Distrito Industrial de Santarém.
c) Zona Franca de Manaus.
d) Pólo Siderúrgico de Porto Velho.
e) Zona Petroquímica de Palmas.

Questão 11. (Uel) Em um de seus discursos, o presidente Juscelino Kubitschek afirmou:

“O puro, o nobre e inteligente nacionalismo não se confunde com xenofobia. Da mesma maneira que a independência política de uma nação não significa animosidade contra os estrangeiros, nem a recusa aos intercâmbios econômicos ou relações financeiras com os países mais ricos ou mais favorecidos em
valores econômicos.”
(In: CARDOSO, Miriam Limoeiro. Ideologia do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 158.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período JK, é correto afirmar:
a) O discurso nacionalista sob a ótica desenvolvimentista de JK possuía conteúdo semelhante àquele estabelecido na Era Vargas: ambos minimizaram a importância do capital externo.

b) A ideologia do “desenvolvimentismo” no período JK assumiu a entrada de capitais estrangeiros no país como um recurso legítimo que expressava o verdadeiro patriotismo.

c) O “desenvolvimentismo” do período JK objetivou a consolidação da vocação agrícola da economia
brasileira, promovendo a “Marcha para Oeste”, política que alavancou a agricultura de exportação.

d) Para a indústria brasileira, que passava por uma fase de retração, o “desenvolvimentismo” de JK
foi pernicioso, pois propunha um nacionalismo xenófobo.

e) O “Plano de Metas”, programa de governo do então candidato JK, colocado em pratica logo
após sua eleição, visava primordialmente ao desenvolvimento da agricultura de exportação,
instituindo, para esse fim, o “confisco cambial”.

Questão 12. (UFOP) Juscelino Kubitschek assumiu a presidência do Brasil em 31 de janeiro de 1956. Seu governo foi marcado pela ênfase na necessidade de promover o desenvolvimento econômico sem criar o risco de perturbar a ordem social, embalado pelo otimismo do lema “cinquenta anos em cinco”. A política econômica do governo JK, voltada para os transportes, a educação, a produção de alimentos, o desenvolvimento da indústria de base e a construção de Brasília, foi definida em um documento que sintetizava 31 objetivos.

Marque a opção que contém o nome desse plano.
a) Plano de Metas
b) Plano Collor
c) Plano Cruzado
d) Plano Piloto

Questão 13 com Exercícios sobre a Industrialização Brasileira para o Ensino Fundamental: (Ufsm) Quanto à distribuição espacial da indústria brasileira, considere as seguintes afirmações:

I. A política de substituição das importações no pós-guerra possibilitou a formação de parques industriais integrados e distribuídos espacialmente, em função das especialidades produtivas de cada região industrial.

II. Nas últimas décadas, teve início um processo de dispersão do parque industrial, sendo a construção de usinas hidrelétricas na região Nordeste um fator que contribuiu para esse processo.

III. O desenvolvimento e a modernização da infra-estrutura de produção e energia, de transportes de comunicações e de informatização no interior do país viabilizaram a descentralização do parque industrial e criaram as condições de especialização produtiva, através da integração regional.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão 14. (Cesgranrio) Nas primeiras décadas do século XX, países latino-americanos como México, Argentina e Brasil, que ainda baseavam suas economias na produção de artigos primários, começaram a desenvolver o processo de industrialização. Sobre esse fato, pode-se afirmar que:

I – nesses países a industrialização foi do tipo substitutivo, ou seja, um processo destinado a produzir internamente certos bens que antes eram importados;

II – a participação do Estado na criação de uma infra-estrutura básica necessária à industrialização foi nula, fato esse que repercutiu de forma negativa no nível de vida da população;

III – esses países iniciaram seus processos de industrialização influenciados pela 1ª e 2ª guerras mundiais e pela crise de 29, tendo como uma das mais importantes conseqüências desse processo um acentuado desenvolvimento urbano;

IV – a presença de investimentos estrangeiros na América Latina foi intensificada como garantia da diversificação do parque industrial recém-criado nessa época.

Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

Questão 15. (Puccamp)
URBANIZAÇÃO DESCONTROLADA
Na verdade, o grande período da sociedade brasileira foi o pós-guerra, quando é adotado o padrão da sociedade de “bem-estar social”. Esse é o melhor momento tanto em termos de crescimento econômico quanto de crescimento ligado a uma política redistributiva. Foram abertos canais de promoção social, com investimentos públicos em infra-estrutura, em serviços de base, educação, saúde e urbanização. Isso perdurou até os fins dos anos 1970, mas a partir daí o país voltou a patinar e tornou-se cada vez mais concentrador de renda. Como, mesmo com retração econômica, a população continuou a crescer, passamos a ter cada vez mais marginalizados e excluídos.Hoje, o que era um problema social virou um problema de segurança e vivemos o agravamento de um quadro que era excludente. Temos
uma situação de confronto entre o contigente de excluídos e aqueles que concentram as possibilidades.
(Nicolau Sevcenko. In: Cartacapital, 8/10/2003, p. 38)

Se o pós-guerra foi importante para a sociedade brasileira, para a economia ele representou
a) o reaquecimento das exportações do café que passou a ser plantado no norte do Paraná.
b) a ocupação de grandes extensões do Centro-Oeste e da Amazônia com a agropecuária.
c) a redução das desigualdades regionais que voltaram a se acentuar na década de 1970.
d) um grande impulso no processo de industrialização comandado pelo Estado.
e) o início da descentralização industrial através da atuação das transnacionais.

Questão 16. (Ufam) As indústrias de bebidas na região Sul do Brasil estão estabelecidas no interior das áreas de pequenos e médios produtores de uva. As cidades que apresentam a maior concentração de indústrias de bebidas do Brasil são:

a) Garibaldi, Londrina e Maringá.
b) Porto Alegre, Brusque e Garibaldi.
c) Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul.
d) Joinville, Garibaldi e Blumenau.
e) Bento Gonçalves, Garibaldi e Joinville.

Questão 17. (Fatec) Considere os textos a seguir, para responder a esta questão.

I. “No período de 1930 a 1956, os grandes investimentos foram direcionados ao setor de base (siderurgia, petroquímica e extração mineral), com grande intervenção do Estado.”

II. Embora a indústria, desde o início do século, estivesse concentrada no eixo São Paulo – Rio de Janeiro, até 1930 a organização espacial se caracterizava pelas atividades econômicas dispersas e regionalmente quase autônomas.”

III. “O sucesso do Plano de Metas foi acompanhado por um significativo aumento da inflação e da dívida externa, pelo afastamento da capital federal do centro econômico e populacional do país e pela efetiva implantação do rodoviarismo.”

IV. “A política do Plano de Metas acentuou a concentração do parque industrial na região sudeste, intensificando ainda mais as migrações internas e provocando o crescimento caótico dos grandes centros urbanos.”
(Adap. Sene & Moreira, 1998)

Referem-se à industrialização brasileira os textos
a) I e III somente.
b) II e III somente.
c) I, III e IV somente.
d) II, III e IV somente.
e) I, II, III e IV.

Questão 18. (Ufam) A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de:

a) soja
b) açúcar
c) café
d) petróleo
e) carvão

Questão 19. (Fgv) “Vai minha tristeza/ E diz a ela que sem ela não pode ser/ Diz-lhe numa prece/ Que ela regresse/

Porque não posso mais sofrer/ Chega de saudade/ A realidade é que sem ela/ Não há paz/ Não há
beleza/ É só tristeza e a melancolia/ Que não sai de mim/ Não sai de mim/ Não sai.”
Chega de Saudade, Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Esse é o trecho de uma das principais canções da bossa nova, gênero que renovou a música brasileira. Nessa época, vivia-se uma fase de otimismo no país. Altos índices anuais de crescimento econômico, grandes obras públicas, estabelecimento de empresas estrangeiras, manutenção da estabilidade política pelo presidente eleito e significativas conquistas esportivas em competições internacionais eram características:

a) do governo do Garrastazu Médici e do chamado “Milagre Brasileiro”;
b) do governo de João Goulart e da implementação das “Reformas de Base”;
c) do governo de Getúlio Vargas e da política de substituição de importações;
d) do governo de Jânio Quadros e da desnacionalização da economia;
e) do governo de Juscelino Kubitschek e do chamado “Nacional Desenvolvimentismo”.

Questão 20. (Pucmg) Sobre a tendência atual da distribuição da atividade industrial brasileira, pode-se dizer que:

a) as novas empresas industriais que estão sendo instaladas tendem a se concentrar no eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

b) a disponibilidade de energia e de mão-de-obra barata no Nordeste tem provocado a transferência de muitas indústrias do Sudeste para o Nordeste.

c) as matérias-primas de origem animal e a implantação de zonas de livre comércio são fatores locacionais importantes e que têm estimulado a transferência de indústrias do Sudeste para a Região Sul.

d) vários dos novos empreendimentos industriais que estão sendo criados no país tendem a se localizar fora do parque industrial de São Paulo.

e) apesar da guerra fiscal existente entre os estados, os subsídios e estímulos econômicos oferecidos não têm muita influência na opção de localização das empresas.



Gabarito com as respostas da lista de Exercícios sobre a Industrialização Brasileira para o Ensino Fundamental:

01. V,F, V,f, V;
02. A;
03. B;
04. E;
05. D;
06. A;
07. A;
08. A;
09. C;
10. C;
11. B;
12. A;
13. D;
14. B;
15. D;
16. C;
17. E;
18. C;
19. E;
20. D.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário