Lista com 20 atividades de Geografia sobre Capitalismo para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Assinale a afirmativa CORRETA em relação ao processo de colonização e descolonização da África e Ásia, realizado pelas principais potências mundiais, nos séculos XIX e XX.
a) O término do Apartheid, na África do Sul, só foi possível pela derrota dos exércitos ingleses na Guerra Ópio.
b) O fim da escravidão, apesar de ser fundamental para a implantação do capitalismo na África, só ocorreu quando o MPLA (Movimento pela Libertação de Angola) tomou o poder em Angola.
c) A conquista colonial teve a finalidade de transformar a África e a Ásia em fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industriais das potências.
d) O Japão foi o asiático que mais se beneficiou das colônias conquistadas na África, pois n elas instalou o seu excedente populacional, entre outros benefícios.
e) A chamada partilha da África foi consequência direta do Tratado de Paz de Versalhes, firmado entre os vencedores e os perdedores da 1ª Guerra Mundial.
Questão 02. “Foi uma reação teórica e veemente contra o Estado do bem-estar. Seu texto de origem é “O caminho da servidão”, de Friedrich Hayek, escrito em 1944. Trata-se de um ataque apaixonado contra qualquer limitação dos mecanismos de mercado por parte do Estado […]”. (ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo).
O neoliberalismo é uma doutrina econômica que se opõe ao: a) Liberalismo. b) Xintoísmo. c) Keynesianismo. d) Monopolismo. e) Livre cambismo.
Questão 03 com Exercícios sobre o Capitalismo para o Ensino Fundamental: A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. (Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociales. Universidad de Barcelona).
A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.
Questão 04. Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII e meados do século XIX).
a) Reservas de petróleo. b) Incentivos fiscais. c) Mão de obra especializada. d) Jazidas de carvão mineral. e) Disponibilidade de água.
Questão 05. Fruto de uma aceleração capitalista, num ritmo jamais visto, a globalização está provocando a(o):
a) Melhor distribuição da riqueza entre os países do globo, aumentando assim o poder de compra da população mundial.
b) Complementaridade da produção entre fábricas e montadoras espalhadas pelo mundo, fazendo com que os sindicatos tenham maior poder de barganha frente aos empresários.
c) Reorganização dos Estados Nacionais, com o aumento das interferências dos poderes públicos na economia.
d) Domínio do mundo pelas grandes corporações, que estão decidindo o que, como, quando e onde produzir os bens e serviços utilizados pelos seres humanos.
e) Avanço da tecnologia e a expansão de vários postos de trabalho nos países desenvolvidos.
Questão 06. “O neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve os princípios que se haviam formulado e posto em prática com o liberalismo ou a doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII. Mas o que distingue o neoliberalismo pode ser o fato de que ele diz respeito à vigência e generalização das forças de mercado capitalista em âmbito global.” Otávio Ianni.
Sobre o Neoliberalismo podemos afirmar, EXCETO: a) O Neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos, onde o Capitalismo era hegemônico.
b) Para os neoliberais, o Estado deve reduzir sua intervenção na economia, por meio da criação de leis e órgãos reguladores.
c) O Neoliberalismo desloca as possibilidades de soberania para as organizações, corporações e outras entidades de âmbito global.
d) O Neoliberalismo é uma forma avançada do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State), porque tem como um de seus princípios o incremento de políticas sociais.
e) Essa doutrina surge numa tentativa de ajustar o liberalismo econômico as condições do capitalismo financeiro monopolista.
Questão 07. No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela “tensão” entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado.
Marque a alternativa correta . a) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.
b) O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.
c) O proletariado é refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a sua força de trabalho.
d) A burguesia é refém do proletariado, com seus meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.
Questão 08. Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício. (CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado: a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão.
b) o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.
c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos.
d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.
Questão 09. No plano político, deu-se o declínio do poder feudal e a centralização do poder nas mãos dos reis, surgindo as monarquias absolutistas com caráter nacional, que por sua vez deram origem às nações e aos Estados centralizados a partir do século XV.
Estamos referindo-nos ao: a) Capitalismo mercantilista. b) Capitalismo liberal. c) Capitalismo keynesiano. d) Capitalismo neoliberal. e) Capitalismo industrial
Questão 10 com Exercícios sobre o Capitalismo para o Ensino Fundamental: (UNEB) O século XX passou para a História como um dos mais importantes no processo de desenvolvimento dos meios de comunicação e de informação. A “revolução” ocorrida foi extraordinária, sem precedentes, e mudou radicalmente o estilo de vida das pessoas.
Em relação aos efeitos desse fenômeno, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O exercício da liberdade, as ações sociais e as atividades comerciais se modificaram de forma homogênea nos continentes.
( ) O sistema de comunicação se tornou um valioso instrumento político.
( ) O Estado, que, inicialmente, via a internet como um “templo para amadores”, passou a considerá-la um serviço de utilidade pública.
( ) A importância e a diversificação dos meios de comunicação impuseram uma única legislação, dirigida aos crimes virtuais, para todos os países.
( ) A banalização da violência, na sociedade atual, se constitui uma das consequências do “mundo de fantasia” criado pela televisão.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a a) FVFVV b) FVVFV c) VFVFF d) FFVFV e) VFFVF
Questão 11. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta:
a) A burguesia é uma classe social que possui a propriedade dos meios de produção. b) O sistema socialista ou de economia planificada é adotado atualmente por um número cada vez maior de países. c) Na fase do capitalismo financeiro ocorrem crises que levam o Estado a intervir na economia. d) O proletariado vende sua força de trabalho para a burguesia em troca de um salário.
Questão 12. Nos séculos XVIII e XIX, o capitalismo florescia na forma de pequenas e numerosas empresas que competiam por uma fatia de mercado. Sobre as características do liberalismo, todas as alternativas estão corretas, exceto:
a) O mercado deve ser regido por livre concorrência. b) Baseia-se na lei da oferta e da procura. c) O Estado não deveria intervir na economia. d) O Estado era o grande gestor da economia. e) Predominava a doutrina de Adam Smith (1723-1790).
Questão 13. Podemos assinalar como característica do Mercantilismo:
a) O mercado é quem dirige a economia. b) Lei da oferta e da procura. c) Livre iniciativa. d) Livre concorrência. e) Intervenção estatal na vida econômica.
Questão 14. Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo.
a) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII.
b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
c) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
d) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
Questão 15. Para Boligian e Alves, o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho – DIT de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais.
A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em: a) Capitalismo Comercial – Liberalismo Econômico – séculos XVI e XVII b) Capitalismo Industrial – Keynesianismo – final do século XVIII e início do século XIX c) Capitalismo Industrial -–Mercantilismo -–séculos XVII e XVIII d) Capitalismo Financeiro – Liberalismo Econômico – séculos XVIII e início do século XIX e) Capitalismo Informacional – Neoliberalismo – final do século XX e início do século XXI
Questão 16. O capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir:
I. É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos;
II. Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor;
III. É a fase do capitalismo em que mais se ofereceram condições para a proliferação das empresas multinacionais;
IV. O capitalismo financeiro foi construído para combater a suposta ameaça socialista soviética no mundo.
São corretas as afirmativas: a) I e II b) I e III c) II e IV d) I, II e III
Questão 17. A partir do final do século XIX, período conhecido como Segunda Revolução Industrial e Tecnológica, a fase da livre-concorrência ficava para trás e o Capitalismo tornava-se cada vez menos competitivo e mais monopolista.
Podemos nos referir a essa fase como: a) Capitalismo mercantilista. b) Capitalismo comercial. c) Capitalismo liberal. d) Capitalismo financeiro. e) Capitalismo neoliberal.
Questão 18 com Exercícios sobre o Capitalismo para o Ensino Fundamental: No século XVIII, teve início na Grã-Bretanha a chamada Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalho e pelo emprego de mão de obra assalariada. Como consequência, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema capitalista. O desenvolvimento do capitalismo industrial fez ampliar ainda mais as trocas internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores de matérias-primas.
Sobre o texto acima, é correto afirmar : a) A revolução industrial aumentou a produção de mercadorias, pela utilização de máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais.
b) A revolução industrial diminuiu a utilização de matérias-primas devido à utilização de máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais.
c) A revolução industrial aumentou a renda da mão de obra assalariada, pelo aumento das trocas internacionais e especialização do trabalho.
d) A revolução industrial recebeu esse nome, pois revolucionou os processos de trocas de mercadorias, ampliando o mercado consumidor e especializando o trabalho.
Questão 19. (UFAM) “Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet.” (RODRIGUES, Carla. Revista Galáxia, São Paulo, n. 20, 2010).
O contexto da citação acima se refere a uma das principais características do: a) Capitalismo industrial. b) Capitalismo financeiro. c) Capitalismo informacional. d) Capitalismo comercial. e) Capitalismo da exploração.
Questão 20. (UNEP) A propósito do conceito de Guerra Fria, aplicado às relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
a) Trata da rivalidade entre blocos capitalistas e socialistas liderados, respectivamente, pelos EUA e pela URSS. b) Indica as lutas travadas pelo povo iraniano contra a dinastia Pahlevi. c) Aplica-se ao contexto de guerras pela independência nacional, ocorridas na Ásia e na África. d) Explica o desenvolvimento de blocos econômicos em disputa, a saber: o Comecon e o MCE. e) Contempla as disputas diplomáticas entre árabes e israelenses pela posse da península do Sinai.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína