Simulado sobre a Descolonização da África e da Ásia

01. Descolonização da África e da Ásia: (FUVEST-SP) Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes. Isto se explica:
A) pela ausência de movimentos de libertação nacional naquelas colônias.
B) pelo pacifismo dos líderes Agostinho Neto, Samora Machel e Amílcar Cabral.
C) pela suavidade da dominação lusitana baseada no paternalismo e na benevolência.
D) pelos acordos políticos entre Portugal e África do Sul para manter a dominação.
E) pela intransigência do salazarismo somente eliminada com a Revolução de Abril de 1974.

 

02. (UFV-MG) O vasto império colonial português na África, cujas origens se encontram na expansão ultramarina no século XV, começou a ruir a partir da década de 50 do século XX, quando suas colônias iniciam as lutas pela independência. Esse processo estava associado ao fim do imperialismo e do colonialismo, com a emancipação das colônias europeias na África e na Ásia. Entre as opções a seguir, assinale aquela que NÃO está diretamente associada ao fim do imperialismo e do colonialismo afro-asiático.
A) A ampliação do poder econômico e político dos Estados Unidos e da União Soviética.
B) As transformações políticas, econômicas, sociais e ideológicas causadas pela Segunda Grande Guerra.
C) A ampliação dos movimentos de caráter nacionalista.
D) O declínio da hegemonia europeia iniciado na Primeira Guerra Mundial.
E) As pressões da China comunista pela ampliação de sua área de influência na Ásia e na África ocidental

 

 

03. (UFPE) Na África, as lutas contra a opressão das grandes potências têm sido uma marca histórica inesquecível, mostrando as muitas contradições da Modernidade. Dentro desse contexto, foi relevante o movimento de libertação da Argélia, iniciado em 1954, e tema do filme de Gillo Pontecorvo, A batalha de Argel. Esse movimento:
A) contou com a pouca organização da população, mas teve a participação, nas lutas militares, de outras potências europeias, como a Inglaterra e a Alemanha.
B) teve a participação ativa da Frente de Libertação Nacional, com apoio popular expressivo na luta militar contra os opressores coloniais.
C) fracassou militarmente, devido à falta de ajuda de outros povos que também lutavam contra a colonização europeia e não tinham recursos técnicos para atacar os adversários de forma sistemática.
D) apenas foi concluído no início dos anos 1970, graças à vitória da Frente de Libertação, com sua guerrilha urbana atuante e o apoio dos soviéticos.
E) não teve a participação dos nacionalistas, sendo mais um confronto de conteúdo político e econômico, baseado nos interesses dos franceses de não saírem da África.

 

 

04. Descolonização da África e da Ásia: (FUVEST-SP–2010) Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à Presidência da África do Sul.
Essa campanha representou a:

A) luta dos sul-africanos contra o regime do Apartheid então vigente.
B) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.
C) proposta de ampliação da luta Antiapartheid no continente africano.
D) contemporização diante dos atos de violência contra os Direitos Humanos.
E) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.

 

Simulado sobre a Nova Ordem Mundial com Gabarito.

 

05. Descolonização da África e da Ásia: UFV-MG
Os itens a seguir abordam os processos de descolonização no século XX, destacando as resistências dos povos africanos, asiáticos e árabes ao imperialismo europeu.
I. O que os imperialistas europeus identificaram como defeitos inatos destes povos como, por exemplo, a preguiça, as faltas constantes ao trabalho e, ainda, a ausência de ambição podem ser vistos como formas de resistência à exploração de que eram vítimas.
II. As lutas e as resistências dos povos colonizados foram importantes para os processos de descolonização. Estas resistências assumiram a forma de greves, marchas de protesto, ataques violentos, mas também se expressaram nas lutas pela preservação e pela revalorização das tradições locais, da língua e da história destes povos.
III. Com o imperialismo, os povos colonizados adotaram os chamados “valores ocidentais”, abandonando suas tradições. Isto explica por que a descolonização assumiu a forma de luta armada, conduzida por grupos minoritários com discursos em defesa do capitalismo ou do socialismo.
IV. A tomada de consciência dos povos submetido sao imperialismo deve-se à polarização provocada pela Guerra Fria, que criou condições propícias para a organização de movimentos de independência. Estes movimentos passaram a lutar contra as decadentes metrópoles européias, contando com o apoio dos Estados Unidos.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas III e IV
b) Apenas II e IV
c) Apenas I e III
d) Apenas I e II

 

 

06. Cesgranrio-RJ
Ao término da Segunda Guerra Mundial, as potências colonizadoras tentaram por todos os meios ao seu alcance preservar seus impérios coloniais. No entanto, a “avalanche dos povos de cor” levou à descolonização, isto é, à conquista da independência pelas nações afro-asiáticas, quer por meio de concessões feitas pelas antigas metrópoles, quer através de guerras coloniais. Na Indonésia, em Bandung, em 1955, as antigas colônias se reuniram a fim de discutir seus problemas comuns e em um comunicado final, de 24 de abril de 1955, enfatizaram:
a) seu repúdio à política norte-americana de intervenção na questão coreana.
b) seu apoio à formação de um bloco unido pelo respeito à soberania e à integridade nacionais e hostil a qualquer forma de dominação externa.
c) sua repulsa às manobras franco-britânicas tendentes à protelação indefinida da concessão de independência às suas colônias africanas.
d) seu receio ante o crescimento da ajuda militar norte-americana a certas nações pró-ocidentais, integrantes de alianças militares, como o Tratado do Sudeste Asiático.
e) sua condenação às tentativas norte-americanas de reunir o bloco das nações neutralistas, em uma “terceira força”.

 

 

07. Fafib-MG
Com relação ao processo de descolonização que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, podem-se fazer todas as afirmações a seguir, exceto:
a) Entre os fatores que possibilitaram a emancipação afro-asiática, ocupa lugar destacado a influência de ideologias advindas da Europa, como o nacionalismo e o socialismo.
b) O processo de independência da península indiana resultou na sua fragmentação em duas nações, a Índia e o Paquistão, este último de maioria muçulmana.
c) Na região do Oriente Médio, os conflitos se tornaram duradouros em virtude da criação do Estado de Israel e dos interesses das grandes potências pelo petróleo.
d) Na Argélia, ao contrário da Indochina, os franceses conseguiram evitar a emancipação por via armada, concedendo o estatuto de protetorado ao país e evitando, dessa forma, a perda da supremacia econômica.

 

 

08. Descolonização da África e da Ásia: Cesgranrio-RJ
Descolonização e neocolonialismo são processos históricos interligados e que, considerados exclusivamente a partir dos interesses das potências imperialistas, revelam os procedimentos adotados pelos colonizadores nas áreas sob sua dominação na África e na Ásia porque:
1. permitiram a manutenção da dominação econômica a despeito da concessão da autonomia política para as áreas colonizadas, preservando-se assim as possibilidades de reprodução da dependência.
2. responderam à necessidade das potências imperialistas de manter a dominação sobre as áreas periféricas através de concessões que diminuíssem as resistências oriundas dos setores nacionalistas entre os colonizados.
3. expressaram o movimento das potências imperialistas no sentido de ocupar novas regiões, incrementando a aquisição de colônias para reforçar suas áreas de influência naqueles continentes.
4. expressaram a tendência das potências imperialistas para abandonar as aplicações de capital no exterior para concentrar seus esforços no desenvolvimento econômico interno, sobretudo face às necessidades de maiores investimentos no setor bélico, em decorrência do clima de forte tensão internacional durante a época da Guerra Fria.
5. demonstraram o reconhecimento de legitimidade dos movimentos nacionalistas nas áreas colonizadas, pela adoção de uma atitude capaz de romper com todas as formas de dominação econômica e política naquelas regiões.

Assinale:
a) se as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
b) se as afirmativas 1 e 4 estão corretas.
c) se as afirmativas 3 e 5 estão corretas.
d) se as afirmativas 3 e 4 estão corretas.
e) se as afirmativas 2 e 5 estão corretas.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas dos Exercícios de História sobre Descolonização da África e da Ásia:

01. E;
02. E;
03. B;
04. A;
05. D;
06. B;
07. D;
08. A

Deixe um comentário