A Evolução e os Modelos de Industrialização Exercícios

01. Modelos de Industrialização: (UFC) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações a seguir:
I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da Divisão Internacional do Trabalho, alguns países europeus se especializaram na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa
CORRETA:
A) Apenas I é verdadeira.
B) Apenas III é verdadeira.
C) Apenas I e II são verdadeiras.
D) Apenas II e III são verdadeiras.
E) I, II e III são verdadeiras.

 

 

02. (UFSCar-SP–2009) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as.
I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.
II. Apesar de a ciência, a técnica e a produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres na Divisão Internacional do Trabalho.
Estão
CORRETAS as afirmações:
A) I, II, III e IV. D) I e III, apenas.
B) I, II e III, apenas. E) II e IV, apenas.
C) II, III e IV, apenas.

 


03. Modelos de Industrialização: (UEPB–2009)
Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford “T” – o carro de “todo o mundo” –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira padronizada.
A Nissan inventa o automóvel
à la carte. “O sistema […] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991.” “[…] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e […] que permite dar ao cliente o prazo exato.” “[…] a fabricação se aproxima de uma produção segundo a demanda’’.
BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.

Os dois fragmentos anteriores exemplificam as transformações dos métodos de produção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial. Eles falam, respectivamente:
A) da produção flexível e do pós-fordismo.
B) do fordismo e do taylorismo.
C) do socialismo e do capitalismo.
D) do fordismo e do método
Just in Time.
E) da indústria planificada e do toyotismo.

 

 

04. (PUC Rio–2006) A Revolução Tecnológica das últimas décadas acelerou a velocidade de transmissão da informação e modificou as noções de próximo e distante. Essas mudanças influem nas estratégias de localização das indústrias. A alternativa que indica CORRETAMENTE os fatores que atuam na localização dos estabelecimentos industriais da “nova economia” é:
A) A proximidade das fontes de matérias-primas industriais e do abastecimento energético.
B) A existência da logística de circulação e o acesso às redes de informações.
C) A proximidade das agências de notícias e das instituições de coleta de dados.
D) A oferta de mão de obra e a facilidade de acesso aos mercados de consumo.
E) A garantia dos investimentos especulativos e a densidade das redes de transporte.

 


05. Modelos de Industrialização: (UNESP–2010) A questão está relacionada ao texto e às afirmações.
Grandes mudanças econômicas da história ocorrem quando revoluções nas comunicações convergem com revoluções no setor energético.
Jeremy Rifkin, presidente da Foudation on Economic Trends.

I. Um dos pilares de sustentação da Terceira Revolução Industrial é a ampliação do uso das formas de energia renováveis.
II. Quando se consolidar, a Terceira Revolução Industrial deverá manter e ampliar os embates geopolíticos centrados nos combustíveis fósseis que caracterizaram o século XX.
III. A ampliação da Terceira Revolução Industrial deverá exigir a reconfiguração da infraestrutura econômica inclusive no setor de edificações.
Está
CORRETO apenas o que se afirma em:
A) I. D) II.
B) I e II. E) II e III.
C) I e III.

 

Ecossistemas Brasileiros Exercícios Resolvidos.

 

06. Modelos de Industrialização: (UFSM–2011)

A figura apresenta as “ondas” de inovações tecnológicas que ajudaram a definir quais países escreveriam a história do mundo dali em diante. Numere os parênteses, destacando do gráfico o número de cada “onda” e relacionando-a corretamente com as consequências ocorridas no espaço geográfico.
( ) Trouxe a possibilidade da flexibilização da economia e a expansão geográfica das empresas, do processo produtivo e do capital financeiro.
( ) Iniciou-se o período de mecanização, surgiu o proletariado e ocorreram as primeiras manifestações exigindo melhores condições de trabalho.
( ) A indústria introduziu a fabricação em série, e os avanços tecnológicos permitiram produzir mais que a demanda e iniciar uma era de consumo de massa desenfreado.
( ) A Inglaterra inovou e aperfeiçoou sua produção têxtil e siderúrgica, tornando-se a primeira potência a se industrializar.
( ) Houve crescimento da base tecnológica e inserção de novos produtos criados a partir do plástico e de outros materiais sintéticos, como náilon, acrílico e poliésteres.
A sequência
CORRETA é:
A) 2 – 3 – 5 – 1 – 4. D) 5 – 2 – 3 – 1 – 4.
B) 4 – 5 – 1 – 2 – 3. E) 4 – 1 – 2 – 5 – 3.
C) 3 – 2 – 1 – 5 – 4.

 


07. Modelos de Industrialização: (UNIRIO-RJ)
Não faz muito tempo, ela era tida como a menina dos olhos do milagre econômico depois da Segunda Guerra Mundial, como pilar do emprego e do mercado de trabalho, ou mesmo como matriz de um novo modo de vida: a indústria automobilística sempre foi muito mais que uma simples indústria entre outras. Ela representou, pura e simplesmente, o paradigma da cultura capitalista da combustão.
KURZ, Robert. Folha de S. Paulo. 2001.

O texto apresenta algumas reflexões sobre o papel da indústria automobilística no desenvolvimento do capitalismo. São fatores que contribuíram para a redução da importância dessa indústria na era pós-fordista:
A) a padronização da produção e a contínua necessidade de ampliação da infraestrutura em regiões densamente povoadas.
B) a saturação física das cidades, que não comportam mais o aumento do número de veículos, e os movimentos sindicais fortalecidos.
C) a introdução do consumo de massa e o custo ambiental decorrente da tecnologia do motor de combustão.
D) a racionalização e a automação da produção, e a modernização dos transportes ferroviários.
E) a diminuição drástica dos postos de trabalho no setor e as perspectivas futuras de exploração dos combustíveis fósseis.

 

 

08. Modelos de Industrialização: (UFRN–2008) O modelo industrial predominante no século XX vem passando por um progressivo declínio, em decorrência da Revolução Técnico-Científca, que inaugurou profundas mudanças no processo produtivo. Essa Revolução se caracteriza pelo:
A) uso intensivo do petróleo como fonte de energia alternativa nas atividades que empregam tecnologia de ponta.
B) aumento da produção de bens e serviços, baseado na flexibilização produtiva e na agregação de conhecimento.
C) crescimento da produção de bens e equipamentos, fundamentado na rigidez produtiva e na indústria de base.
D) excessivo uso do carvão como fonte de energia para o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia.

 


09. Modelos de Industrialização: (UFES) O modelo industrial centrado nas indústrias petroquímicas e automobilísticas, que predominou  durante quase todo o século XX, vem perdendo terreno para novos setores, como o da informática, da robótica, da biotecnologia e de outros, caracterizando a passagem da Segunda para a Terceira Revolução Industrial. Assinale a informação que NÃO corresponde a esse processo.
A) A liderança norte-americana foi quebrada: Europa Ocidental e Japão disputam a hegemonia mundial em condições de igualdade com os Estados Unidos.
B) O mundo está cada vez mais integrado com o avanço técnico-científico-informacional, mas crescem também as desigualdades socioeconômicas internacionais.
C) A formação profissional em cursos técnicos de  nível médio continua a ser essencial para os novos profissionais, tendo em vista o avanço e a maior utilização da ciência e da tecnologia.
D) A mão de obra qualificada, com elevado nível de escolaridade, passa a ser mais importante do que  os recursos naturais, a extensão do território ou o número de habitantes.
E) O surgimento de progressivas mudanças nos métodos de produção e de trabalho, no consumo e nas relações entre as empresas e os consumidores torna as atividades mais criativas.

 

 

10. Modelos de Industrialização: (UFC–2007) Sobre a classificação, caracterização e tipos de indústrias, é CORRETO afirmar que:
A) as indústrias denominadas de base são as que produzem para que outras indústrias e ramos da economia possam entrar em atividade.
B) as indústrias de bens de consumo são as produtoras de pesticidas, fertilizantes e fibras artificiais voltadas para as demandas da agropecuária.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre A Evolução e os Modelos de Industrialização:

01. C; 02. D; 03. D; 04. B; 05. C; 06. D; 07. E; 08. B; 09. C; 10. A

Spread the love