Questão 01. Região Nordeste do Brasil: Inatel-MG
No Brasil, existe uma massa de ar que se origina obre a Amazônia e é responsável pelo regime de chuvas de verão da maior parte do país, inclusive de uma parte da região Nordeste.
Esta afirmativa refere-se à massa de ar:
a) Tropical Equatorial.
b) Tropical Atlântica.
c) Equatorial Continental.
d) Equatorial Atlântica.
e) Tropical Continental
Questão 02. FGV-SP
Ministério do Meio Ambiente (MMA) – In: O Estado de S. Paulo, 20/3/98.
As áreas destacadas no mapa do Nordeste têm despertado a atenção de governantes e instituições ambientais, devido ao processo de:
a) desertificação, causado, sobretudo, pela prática antiga da agricultura itinerante.
b) erosão, agravado pela expansão da pecuária intensiva e da agricultura comercial.
c) desertificação, acentuado nesta década pelo desmatamento da floresta Tropical.
d) erosão, resultante do acentuado desmatamento da floresta Tropical pela mineração.
e) irrigação de culturas, que está recuperando o potencial produtivo do semi-árido.
Questão 03. EFOA-MG
O perfil abaixo representa um corte no sentido leste-oeste da região Nordeste do Brasil. Segundo Jurandyr Ross, este perfil representa duas formas de relevo comuns no território brasileiro: planalto e depressão.
Adas, Melhen; Adas, Sérgio. Panorama geográfico do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 1998.
Com base na correspondência entre os números da figura e a forma de relevo representada no perfil acima, assinale a alternativa correta:
a) 1 – Planalto, 2 – Depressão, 3 – Planície
b) 1 – Planalto, 2 – Depressão, 3 – Planalto
c) 1 – Cristalinos, 2 – Sedimentares, 3 – Tabuleiros
d) 1 – Depressão, 2 – Planalto, 3 – Depressão
e) 1 – Depressão, 2 – Planalto, 3 – Planalto
Questão 04. Região Nordeste do Brasil: UNA-MG
A polêmica em relação ao rio chegou à igreja católica, quando um bispo baiano realizou greve de fome de 11 dias contra o projeto de transposição. A transposição é criticada por aqueles que acreditam que os danos ambientais serão graves. Outros, defendem que ele pode ser a solução para a seca de grande parte do nordeste. O rio em questão está representado no mapa com o número:
a) 1 – Amazonas
b) 2 – Paraná
c) 3 – Doce
d) 4 – São Franscico
Questão 05. Região Nordeste do Brasil:(Enem–2010) A tabela a seguir apresenta dados coletados pelo Ministério da Saúde a respeito da redução da taxa de mortalidade infantil em cada região brasileira e no Brasil.
Fonte: MS; SVS; SIM. Disponível em: <http://portal. saude.gov.br>. Acesso em: 01 out. 2008.
Considerando os índices de mortalidade infantil apresentados e os respectivos percentuais de variação de 2002 a 2004, é CORRETO afirmar que:
A) uma das medidas a serem tomadas, visando à melhoria deste indicador, consiste na redução da taxa de natalidade.
B) o Brasil atingiu sua meta de reduzir ao máximo a mortalidade infantil no país, equiparando-se aos países mais desenvolvidos.
C) o Nordeste ainda é a região onde se registra a maior taxa de mortalidade infantil, dadas as condições de vida de sua população.
D) a região Sul foi a que registrou menor crescimento econômico no país, já que apresentou uma redução significativa da mortalidade infantil.
E) a região Norte apresentou a variação da redução da mortalidade infantil mais baixa, tendo em vista que a vastidão de sua extensão e o difícil acesso a comunidades isoladas impedem a formulação de políticas de saúde eficazes.
Questão 06. (UEFS-BA–2011)
Nordeste: Sub-regiões
Fonte: Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)
A partir da observação do mapa e dos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, é CORRETO afirmar:
A) O Sertão semiárido é uma sub-região de ocupação recente, baseada no pastoreio intensivo.
B) O Meio-Norte é a sub-região mais integrada no contexto econômico regional, porque sua estrutura de produção é muito dependente da agropecuária.
C) O Sertão semiárido subequatorial e tropical apresenta as mais bizarras e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas, com drenagens intermitentes, relacionadas com o ritmo pouco frequente das precipitações.
D) A Zona da Mata se caracteriza por uma estrutura agrária com base nas pequenas propriedades policultoras, com aplicação do trabalho familiar, e por um grande equilíbrio social.
E) O Agreste, localizado na extremidade ocidental do Nordeste, corresponde a uma faixa de terra que se estende paralelamente à Zona da Mata, sendo uma área de transição entre o Sertão árido e a Floresta Amazônica superúmida.
Questão 07. Região Nordeste do Brasil: (Enem) A região Nordeste corresponde à que possui o maior número de estados da Federação e que pode ser organizada em quatro grandes áreas, que guardam algumas especificidades. Sobre essa organização espacial foram feitas algumas considerações; dentre elas, aquela considerada adequada corresponde a:
A) A maior concentração econômica ocorre na região 3, denominada Zona da Mata, área onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana e que abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.
B) A área 2, denominada Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.
C) A Zona da Mata, região 4, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.
D) O Sertão, região 1, devido às suas características físico-naturais, e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.
E) A área 2, conhecida como Mata de Cocais, é marcada pela presença de palmeiras como o babaçu e a carnaúba, espécies endêmicas da região, ou seja, nativas, além de relevo diversificado e economia centrada no extrativismo vegetal.
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Gabarito com as respostas dos Exercícios de Geografia sobre a Região Nordeste do Brasil:
01. C;
02. A;
03. B;
04. D;
05. C;
06. C;
07. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína