Lista com 10 atividades de Geografia sobre os Meios de Transporte e Comunicação no Brasil para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (MACKENZIE) A era do automóvel empacou
[…]O paradoxo do Brasil, onde a venda de automóveis cresce, e as pesquisas de mercado mostram a queda do interesse, se explica pela diversidade do país. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) afirma que a média brasileira de 6,1 habitantes por carro ainda é alta e deverá cair à metade até meados de 2020. O crescimento nas vendas é puxado pela demanda reprimida das regiões Norte e Nordeste. No Sul e no Sudeste, o aumento da frota passou a acompanhar o crescimento da população. Nessas regiões, observa-se a queda de interesse pelos carros. Segundo a Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, a relação de carros por habitante em São Paulo manteve-se estável entre 1997 e 2007. Nesse período, o uso de transporte público subiu de 45% para 55%[…].
Marcelo Moura e Isabella Ayub, Revista Época, 04/12/2012
De acordo com o texto da reportagem e com seus conhecimentos a respeito da questão da mobilidade urbana no Brasil, considere as afirmativas a seguir:
I. A expressão “demanda reprimida” faz referência ao aumento da renda média ocorrida nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, essas regiões, atualmente, contrariam o fundamento da industrialização brasileira que, implantada a partir da década de 1950, combina indústria automobilística, transporte individual e obras viárias urbanas.
II. O comportamento das vendas de automóveis nas regiões Sul e Sudeste tende à estabilização, sem o acréscimo significativo de novos consumidores. A queda do interesse por carros indica uma correlação direta com a saturação do modelo de transporte individual.
III. Os dados apresentados pela reportagem são de 2012. A partir deles, é correto afirmar que certos segmentos da sociedade brasileira já questionavam o modelo do transporte presente nas grandes cidades do país. Assim, as reivindicações iniciais das manifestações de rua de junho de 2013 foram um dos sinais desse processo.
Assinale a alternativa correta.
a) Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
b) Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
d) Está correta apenas a afirmativa I.
e) Está correta apenas a afirmativa II
Questão 02. (UNICAMP) As ocupações de telemarketing expressam uma importante transformação do mundo do trabalho nesse começo de século. Surgem nos EUA e na Europa nos anos 1980 e na década de 1990 atingem o Brasil, onde os call centers (locais de trabalho dos atendentes de telemarketing) mais concentram trabalhadores: 1.103 em cada empresa.
(Adaptado de Jessé Souza, “Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou a nova classe trabalhadora?”. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.)
Assinale a alternativa em que todas as características associadas a esse tipo de trabalho estejam corretas.
a) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de linhas telefônicas; expansão de serviços de suporte técnico e televendas; insegurança no mercado de trabalho.
b) Estatização das empresas de telecomunicações; generalização das linhas de telefones fixos; maior concentração populacional no meio rural; estabilidade no mercado de trabalho.
c) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de telefones celulares; retração dos serviços de atendimento ao cliente; segurança no mercado de trabalho.
d) Estatização das antigas empresas de televendas; generalização do uso de telefones fixos; retração dos serviços de atendimento ao cliente; retração do mercado de trabalho nos serviços.
Questão 03. (UNESP) Leia a notícia para responder a questões.
Mais de 1 milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil nesta quinta-feira [20.06.2013]. Os protestos ocorreram em várias capitais e centenas de cidades nas cinco regiões do país. Ao todo, 388 cidades tiveram manifestações, incluindo 22 capitais.
(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)
Ao se espalharem pelo território brasileiro, esses protestos evidenciaram características do espaço geográfico próprias do atual período histórico da globalização. Entre essas características pode-se mencionar
a) Uma frágil articulação entre os lugares, resultante do uso corporativo das redes técnicas de comunicação por grandes empresas, o que inviabilizou a ocorrência de manifestações simultâneas pelo país.
b) Uma estreita articulação entre os lugares, possibilitada pela presença de redes técnicas de comunicação que, por sua vez, viabilizaram a ocorrência de manifestações simultâneas por todo o país, em razão da circulação organizada de informações.
c) Uma frágil articulação entre os lugares, devido a redes técnicas de comunicação e de transporte ainda problemáticas, o que inviabilizou a ocorrência de manifestações simultâneas por todo o país.
d) Um relativo isolamento entre os lugares, devido à ausência de redes técnicas de comunicação, o que inviabilizou a ocorrência de manifestações simultâneas pelo país.
e) Uma estreita articulação entre os lugares, possibilitada pela presença de redes técnicas de transporte que, por sua vez, viabilizaram o deslocamento do mesmo grupo de manifestantes por todo o país em um intervalo curto de tempo.
Questão 04 com Exercícios de Geografia sobre os Meios de Transporte e Comunicação no Brasil para o Ensino Fundamental: (UFSC) Os problemas relacionados à mobilidade das pessoas […] nos centros urbanos afetam diretamente a qualidade de vida da população, com as externalidades geradas na produção do transporte e, também, o desempenho econômico das atividades urbanas.
Disponível em [Adaptado] Acesso em: 17 jul. 2013.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No Brasil, em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o transporte coletivo mais utilizado é o ferroviário associado ao metroviário, sendo relegado a segundo plano o transporte individual motorizado.
02. O transporte público coletivo urbano atende principalmente pessoas de média e baixa renda no Brasil, o que torna o valor deste serviço um instrumento importante na formulação de políticas de inclusão social.
04. A grande transformação na mobilidade das pessoas nas cidades brasileiras começou a ocorrer na década de 1950, quando ao processo intenso de urbanização associou-se o aumento do uso de veículos motorizados.
08. Sendo o transporte público um serviço não essencial, a visão do seu financiamento deve ficar submetida a enfoques monetaristas rígidos, como o da sustentabilidade financeira a qualquer custo.
Questão 05. (UDESC) O ano de 2013, no Brasil, foi marcado por muitas manifestações populares. Entre as demandas dos brasileiros figurava a questão urbana da mobilidade. A respeito da mobilidade, assinale a alternativa correta.
a) O deslocamento de trabalhadores, a qualidade de vida e as vias de transporte fazem parte do que se costuma chamar de mobilidade urbana. A preocupação com a mobilidade urbana tem chamado atenção de diversas autoridades no mundo, sobretudo no que diz respeito à integração dos meios de transporte coletivos.
b) Carros individuais são a grande saída para o problema da mobilidade, pois se cada um garantir o seu transporte, não haverá dificuldade de deslocamento para ninguém.
c) Transporte coletivo é o nome dado a qualquer transporte que conduza mais de uma pessoa.
d) A mobilidade urbana é um problema exclusivamente brasileiro, visto que em outras partes do mundo a questão já está resolvida.
e) Nas grandes cidades, carro é sinônimo de velocidade, conforto e autonomia.
Questão 06. (UNIMONTES) A Federação das Indústrias de São Paulo comparou indicadores de transporte do Brasil com equivalentes de países que são referência para o mundo todo. A conclusão do estudo é que, em dez anos, a eficiência de nossa infraestrutura não avançou. O Brasil é grande, mas parece maior ainda para quem leva peças de São Paulo a Manaus. “Demora de 15 a 20 dias. O caminhão sai daqui carregado, vai até Rio Branco, de Rio Branco é transportado para a balsa e vai via fluvial até Manaus”, conta o empresário José Kovacs.
Jornal Nacional – 6/5/2013.
Assinale a alternativa que NÃO indica um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto.
a) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.
b) As condições precárias das rodovias que cortam o país.
c) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.
d) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.
Questão 07. (IFBA) A análise das figuras e seus conhecimentos sobre o setor de transporte brasileiro permitem afirmar que
Fonte: Telles, Guimarães e Roessing,2009, p.09.
Disponível em: http://www.partes.com.br/2012/10/08/estadocirculacao-e-logistica-uma-abordagem-baseada-no-transporteda-soja-no-brasil/ Acesso em: 09 de setembro de 2013.
a) A opção pelo maior investimento nas rodovias se inicia com Juscelino Kubitschek e seu “plano de metas”.
b) Apesar do baixo crescimento, a expansão das ferrovias, entre 1975 e 2005, ocorreu principalmente na região Norte do país.
c) O modal rodoviário recebeu maior investimento por ser mais vantajoso nos deslocamentos de longa distância.
d) Durante todo o século XX, o Brasil priorizou os investimentos no modal rodoviário, abandonando o modal ferroviário.
e) Entre 1975 e 2005, os investimentos em expansão da malha ferroviária foram similares aos investimentos em expansão da malha rodoviária.
Questão 08. (FGV-eco)
Um turista inglês tem duas possibilidades de viagem: Punta Cana ou Lençóis Maranhenses. Analise essas possibilidades apresentadas no mapa.
(Carta Capital. Ano XIX, n.o 766, 18 set. 2013. p. 64)
Os dados representados no mapa tornam evidente que no Brasil há:
a) Deficiência na infraestrutura de transporte.
b) Fraca potencialidade turística.
c) Pequeno número de destinos turísticos.
d) Pequena importância econômica do setor de turismo.
e) Falta de segurança para os turistas estrangeiros.
Questão 09. (UNESP) Leia a notícia para responder a questão.
Em dia de maior mobilização, protestos levam mais de 1 milhão de pessoas às ruas no Brasil
Mais de 1 milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil nesta quinta-feira [20.06.2013]. Os protestos ocorreram em várias capitais e centenas de cidades nas cinco regiões do país. Ao todo, 388 cidades tiveram manifestações, incluindo 22 capitais.
(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)
Os protestos que tomaram as ruas do Brasil durante o mês de junho de 2013 foram originalmente motivados por problema que aflige grande parte da população que vive nas grandes cidades do país, a saber,
a) O aumento do desemprego e a precarização do trabalho.
b) O alto custo e a má qualidade do sistema público de saúde.
c) O aumento da violência urbana e o alto custo da segurança pública.
d) A falta de vagas na educação básica e a precarização do sistema público de ensino.
e) O alto custo e a má qualidade do sistema público de transporte.
Questão 10. (UFSC)
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Infere-se do quadro acima que o maior número de acidentes ocorreu no Agreste, uma das sub-regiões do Complexo Regional do Nordeste.
02. Nos últimos anos, a frota de motocicletas aumentou consideravelmente. Menos seguras que os automóveis, elas costumam ser o primeiro veículo motorizado de muitos brasileiros que ascenderam socialmente, explicando, em parte, o crescimento das estatísticas de mortos no trânsito.
04. O prefixo BR indica que é uma rodovia de administração federal, ou seja, não pode ser alvo de privatização nem de cobrança de pedágio.
08. As rodovias BR com prefixo 3 interligam o território brasileiro no sentido Norte-Sul; em Santa Catarina, a BR 375 estende-se de Florianópolis até Dionísio Cerqueira.
16. Considerando as informações contidas no quadro acima, no conjunto, o maior número de mortos ocorreu em rodovias federais, em municípios que pertencem ao Complexo Regional do Centro Sul.
Questão 11 com Exercícios de Geografia sobre os Meios de Transporte e Comunicação no Brasil para o Ensino Fundamental: (ESPM)
Com investimentos de US$ 50 bi, Nordeste vira rota de grandes empresas Já se foi o tempo em que as belas praias impulsionavam quase solitariamente a economia do Nordeste. Nos últimos anos, a região deixou de apenas atrair turistas e passou a ser receptora também de investimentos de peso, ajudando os Estados a se industrializarem.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/ redacao/2013/02/19/com-investimentos-de-mais-de-r-100- bi-nordeste-vira-rota-de-grandes-empresas.htm. Acesso: 01/08/2013.
Comprovam a informação fornecida na matéria:
a) A ampliação da rede hoteleira em Alagoas com a conclusão do complexo de Sauípe.
b) A consolidação da agroindústria e setor sucro – alcooleiro no sul da Bahia.
c) A instalação de uma indústria automobilística em Sergipe e Rio Grande do Norte.
d) A instalação de complexos industrial-portuários em Pecém (CE) e Suape (PE).
e) A migração da indústria siderúrgica do Sudeste para o Nordeste.
Questão 12. (UFAM) “Como dispositivo de múltiplos usos, o telefone celular tem servido cada vez mais de suporte para convergência de mídia, potencialidade que o tem tornado alvo de investimentos por parte da indústria. Há previsões de que, em 2020, os dispositivos móveis serão o maior meio de acesso à internet.” (RODRIGUES, Carla. Revista Galáxia, São Paulo, n. 20, 2010).
O contexto da citação acima se refere a uma das principais características do:
a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo financeiro.
c) Capitalismo informacional.
d) Capitalismo comercial.
e) Capitalismo da exploração.
Questão 13. (PUC-RJ)
Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2013.
O sistema portuário brasileiro está sendo reorganizado para eliminar parte dos gargalos infraestruturais que reduzem os investimentos nacionais e internacionais no país. Chama-se atenção, nesse processo, para o crescimento e valorização cada vez maior dos portos secos no território nacional.
Porto seco é:
a) Um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea e/ou aérea, em zona fora do porto, geralmente no interior.
b) Uma estação aduaneira com o papel de salvaguardar todos os investimentos em tecnologias de ponta produzidos em território nacional.
c) Um silo que armazena, sem impostos, a mercadoria importada por investidores nacionais para o abastecimento agro-alimentar do país.
d) Uma infraestrutura portuária fluvial que segue o curso dos principais rios estaduais para complementar o sistema portuário de cabotagem.
e) Um sistema intermodal de transporte ferroviário e metroviário que facilita a distribuição de bens para os aeroportos e portos do país.
Questão 14. (MACKENZIE)
Observe os mapas para responder a questão.
Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cidades, 2010
O Rodoanel, ainda não concluído, é uma obra viária para a circulação de veículos automotores na Região Metropolitana de São Paulo. Sua construção envolve questões econômicas, sociais, políticas e ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa cor reta a respeito desse tema.
a) Trata-se de um projeto que conta com unanimidade na Grande São Paulo, em razão dos benefícios que propicia ao promover a distribuição dos fluxos de caminhões e automóveis, sem maiores danos ambientais, em especial sobre a floresta tropical localizada ao norte da capital paulista.
b) O Rodoanel é u ma resposta inovadora, pois rompe com o modelo de transporte de cargas adotado no Brasil desde a década de 1950, baseado na ferrovia como principal meio de deslocamentos para grandes distâncias.
c) Economicamente o Rodoanel contribui para a fluidez de mercadorias dentro do modelo rodoviarista nacional. Contudo, tem sido alvo de críticas pelos impactos ambientais
decorrentes da distribuição das fontes de emissão de poluentes em novas áreas da Grande São Paulo.
d) A crítica recorrente ao Rodoanel é a de que tem priorizado o transporte de passageiros, por meio da construção de cor redores de ônibus e trens metropolitanos. Desse modo, o transporte de cargas em caminhões tem sido prejudicado, com orientações e regras para que circulem pelas áreas centrais da capital paulista.
e) A opção desse tipo de modalidade de transporte para o deslocamento de cargas e passageiros é a mais comum entre economias desenvolvidas, como EUA, Japão, e entre outras emergentes, como a Rússia e a China.
Questão 15. (FUVEST) Considere o mapa esquemático do rodoanel na região metropolitana de São Paulo.
Com base no mapa abaixo e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede:
a) Identifique um impacto ambiental e um impacto social que poderão ocorrer nessa região com a construção do trecho norte do rodoanel. Explique.
b) O Estado de São Paulo é um importante produtor/exportador de laranja e de seus derivados. Cite uma área com importante produção no Estado e identifique, a partir do mapa, os trajetos rodoviários mais utilizados para o escoamento dessa produção até o seu principal porto de exportação.
Gabarito com as respostas dos Exercícios de Geografia sobre os Meios de Transporte e Comunicação no Brasil para o Ensino Fundamental:
01. B;
02. A;
03. B;
04. 06;
05. A;
06. D;
07. A;
08. A;
09. E;
10. 18;
11. D;
12. C;
13. A;
14. C;
15. a) O trecho norte do Rodoanel poderá gerar impactos ambientais, entre os quais, o desmatamento de trechos importantes da Mata Atlântica da Serra da Cantareira. Entre os impactos sociais, a desapropriação de áreas residenciais com a remoção de população para outras áreas.
b) O Brasil é o maior exportador de suco de laranja concentrado do mundo. A principal região produtora é o Centro-Oeste do Estado de São Paulo, região que engloba municípios como São José do Rio Preto, Matão, Araraquara e Bebedouro. O escoamento do suco de laranja dá-se principalmente por rodovias como Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco e, posteriormente, pela Rodovia Anchieta, que dá acesso à Planície Litorânea onde está o porto de Santos, principal porto exportador.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína