Questão 01. África e a Ásia: Unifor-CE – Considere as seguintes afirmações a respeito do modelo de desenvolvimento japonês:
I. Constante valorização dos recursos humanos.
II. Fracas densidades demográficas.
III. Grande capacidade de adaptação da atividade industrial.
IV. Importantes investimentos em pesquisa e tecnologia.
V. Balança comercial equilibrada pela redução das importações, inclusive de matérias-primas.
Estão corretas SOMENTE:
a) I, II e III
b) I, II e V
c) I, III e IV
d) II, IV e V
e) III, IV e V
Questão 02. U. Caxias do Sul-RS – Analise as proposições abaixo sobre o conflito entre Israel e Palestina.
I. Em 1967, ocorreu a Guerra dos Seis Dias, na qual Israel conquistou a península do Sinai e a Faixa de Gaza (Egito), a Cisjordânia e Jerusalém Oriental (Jordânia) e as Colinas de Golã (Síria).
II. Em 1998, ocorreu a retomada do processo de paz, com assinatura de acordo com Wye Plantation que determinava a desocupação israelense da nova porção da Cisjordânia.
III. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é a principal organização militar e política que defende os interesses dos palestinos.
Com base nessas proposições, é certo afirmar que:
a) apenas a I está correta.
b) apenas a II está correta.
c) apenas a III está correta.
d) apenas a I e III estão corretas.
e) a I, a II e a III estão corretas.
Questão 03. África e a Ásia: U. E. Maringá-PR – O Oriente Médio é uma região bastante fragmentada politicamente e, devido à sua riqueza petrolífera, é foco de acordos e cobiças. Pode-se dizer, também, que sua posição geográfica é estratégica politicamente, pois:
(01) é banhado por águas de grande movimentação comercial. Destacam-se, na região, o Golfo Pérsico, o Canal de Suez, o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Mar Arábico.
(02) o território dessa região interliga três continentes: Europa, Ásia e África.
(04) aí estão presentes os grandes produtores de petróleo como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, Catar e Bahrain.
(08) o subsolo dos países dessa região é rico em petróleo, com jazidas de grande produtividade e um intenso consumo interno do produto.
(16) todos os países do Oriente Médio são integrantes da OPEP, dominando, portanto, o mercado do comércio de petróleo.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 04. FEI-SP
“Desprovida de tinturas ideológicas, a guerra civil foi turbinada pelos interesses econômicos conflitantes das elites que comandam os exércitos rivais. O MPLA controla as rendas da exportação de petróleo. A Unita pilota o contrabando de diamantes. (…) Há uma década, a guerra civil tornou-se uma disputa entre elites que parasitam os recursos naturais do subsolo. A unidade política do país representaria, para os dois lados, a perda das rendas de monopólios minerais. A alternativa é a ‘guerra eterna’, essa fonte de fortunas para duas camarilhas, que espalha mortos e mutilados no país com maior densidade de minas terrestres em todo o mundo.”
(Nelson Bacic Olic, O Mundo: Geografia e Política Internacional, Ano 8, nº 5, setembro de 2000)
O texto acima refere-se a:
a) Moçambique
b) Angola
c) África do Sul
d) Índia
e) Etiópia
Questão 05. África e a Ásia: U.Católica-DF – De todos os conflitos que ocorreram e ocorrem no Oriente Médio, o mais importante por sua duração e gravidade é o que envolve os árabes e israelenses. Acerca dessa temática, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.
( ) O acordo de Camp David, assinado entre Israel e Egito, estabelecia que a Península do Sinai e a Faixa de Gaza seriam devolvidas ao Egito.
( ) Em 1947, a ONU votou pela partilha da Palestina em dois Estados, e, no ano seguinte, os judeus criaram Israel. Perto de 800 mil árabes deixaram o território do novo Estado ou foram expulsos e, hoje, formam um contingente de 2,5 milhões de refugiados vivendo em vários países.
( ) Uma consequência da Guerra do Seis Dias foi a ocupação de Jerusalém por Israel. A cidade, sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos, foi proclamada por Israel sua capital, o que provocou grande reação no mundo árabe.
( ) Israel controla, hoje, 40% da Cisjordânia e 80% da Faixa de Gaza. São cidades e aldeias que formam uma espécie de arquipélago cercado por postos de controle árabes e colônias judaicas.
( ) Desde a Guerra de 1948-1949, os palestinos têm sido expulsos de Israel e da própria Cisjordânia, ficando sujeitos a limitações de seus direitos como cidadãos, encontrando trabalho apenas em atividades menores e suportando discriminação e preconceitos por parte da sociedade israelense.
Questão 06. África e a Ásia: Mackenzie-SP
“De diversas maneiras e em graus variados, o Islã político penetrou em cerca de 75 nações com populações muçulmanas significativas (…). Nesse regime, a ação governamental fica subordinada aos códigos morais e religiosos estabelecidos pelo Corão, o livro sagrado dos muçulmanos (…).
Muitas dessas comunidades muçulmanas têm ou terão considerável importância econômica, estratégica e social (…)”
(Garcia e Garavello — Geografia dos Continentes)
Sobre a expansão muçulmana, considere as seguintes afirmações:
I. Com a recente independência das antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, como o Casaquistão e o Usbequistão, a expansão islâmica aproxima-se da Europa.
II. A África é o continente onde a expansão muçulmana ocorre com maior rapidez, tendo atravessado a barreira do Saara e penetrado nas nações da porção Ocidental do continente.
III. No Oriente Médio, todas as nações são dominadas pelo fundamentalismo, colocando em risco o suprimento de petróleo para o mundo ocidental.
Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas I e II estiverem corretas.
c) se apenas II e III estiverem corretas.
d) se apenas I estiver correta.
e) se apenas III estiver correta.
Questão 07. Mackenzie-SP
“Com certeza não existe outro ícone maior da dificuldade de convivência humana do que a cidade de Jerusalém. Fundada há 3.000 anos, era um projeto. Seu nome o revelava: “cidade da plenitude” ou “cidade da paz”. E o projeto deu certo. Não exatamente por ter trazido a paz em sua história, muito pelo contrário, mas por ter sintetizado a dificuldade humana em obtê-la. Jerusalém se transformou em símbolo de triunfo, e se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo.”
(Folha de São Paulo — 07/08/2000)
Sobre o assunto é incorreto afirmar que:
a) o “triunfo” referido no texto diz respeito às vitórias militares que resultaram na supremacia de Israel, que inviabilizou a instalação de um Estado Palestino na região.
b) a “dificuldade de convivência humana” refere-se aos constantes conflitos entre as populações de origem árabe e judaica que habitam a região.
c) a afirmação “o projeto deu certo” refere-se convivência pacífica e harmônica em Jerusalém entre os praticantes das três grandes religiões monoteístas: o Judaismo, o Cristianismo e O Islamismo.
d) “Se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo”, significa que a hegemonia israelense na região gerou frustrações na população de origem árabe, provocando atos terroristas.
e) o texto todo reflete a preocupação provocada pelas dificuldades de se encontrar uma solução pacífica para o problema palestino.
Questão 08. África e a Ásia: U. Católica-PE
“O agravamento da miséria, a persistência dos conflitos armados e o avanço de epidemias marcam a história recente da África. Entre 1998 e 1999, em, pelo menos, 16 países, há fome generalizada. Os casos mais graves verificam-se na Somália e em Angola.”
Sobre o continente africano, podemos dizer que:
( ) em Angola, os conflitos armados entre o MPLA e a UNITA vêm-se arrastando desde o 1975;
( ) a distribuição geográfica da população africana é muito desigual; há, no entanto, centros urbanos intensamente povoados, como o Cairo e Lagos;
( ) os conflitos armados entre Etiópia e Eritréia têm acarretado graves prejuízos às lavouras e à pecuária daqueles países, aumentando, consideravelmente, a fome;
( ) na área da saúde, verificam-se epidemias graves, especialmente na África Subsaariana, de Aids e malária;
( ) o continente africano e, essencialmente, agrícola; a África do Sul, contudo, é o país que possui a maior produção industrial.
Questão 09. UEPB
“Constatou-se que atualmente 26 países, a maioria situada no continente africano totalizando 235 milhões de pessoas, sofrem de escassez de água (…) Sintomas da crise já se manifestam em países que dispõem de boas reservas.”
O Correio – Rio de Janeiro, julho de 1993.
Com relação ao problema da água no mundo é correto afirmar:
I. A drenagem excessiva de lençóis subterrâneos pode provocar rebaixamento do terreno como está ocorrendo em Bangcoc -Tailândia.
II. A escassez de água tem sido motivo de tensos conflitos por sua posse em várias partes do mundo.
III. As zonas tropicais onde se encontram bacias hidrográficas como a Amazônica e a do rio Zaire estão isentas de tal problemática.
IV. A contaminação de rios, lagos, mares e até dos lençóis subterrâneos é um dos sérios problemas de equilíbrio do ciclo hidrológico causado pela civilização contemporânea.
Estão corretas apenas as proposições:
a) I, II e III
b) I e III
c) III e IV
d) I, II e IV
e) I, III e IV
Questão 10. África e a Ásia: UFRJ – A área do Pacífico, nas proximidades do leste e do sudeste asiáticos, assumiu importância no cenário mundial nas últimas décadas.
Todos os seguintes fatores contribuíram para essa situação, exceto:
a) Absorção da produção industrial local pelo mercado consumidor regional, reduzindo o impacto das oscilações da economia internacional.
b) Interesse de empresas transnacionais no acesso a um expressivo contingente de consumidores, até então alienados da economia de mercado.
c) Mecanismos de incentivos adotados por diversos países, transformando a região em receptora privilegiada de tecnologia e capitais estrangeiros.
d) Presença, na área, de uma grande potência econômica empenhada em fortalecer o comércio, formando um bloco de expressão mundial.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre a África e a Ásia:
01. C;
02. E;
03. 7;
04. B;
05. F-V-V-F-V;
06. B;
07. C;
08. V-V-V-V-V;
09. D;
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína