Exercícios sobre Bacias hidrográficas com Gabarito

01. Bacias hidrográficas: (UFU-MG) Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade. A seguir, apresentam-se alguns dos principais rios do mundo, suas características e importância econômica. A respeito desses rios, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


Coluna 1
(1) Ganges
(2) Reno
(3) Nilo
(4) Danúbio
(5) Hoang-ho
(6) Volga


Coluna 2
( ) É muito poluído por produtos químicos; atravessa a maior região agrícola da China; possui vale de terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.
( ) É o mais extenso rio da Europa; nasce no norte da Rússia; consiste numa importante via fluvial de transporte; corre pela Planície Russa e deságua no Mar Cáspio.
( ) É uma importante via comercial; nasce na Floresta Negra; percorre vários países; deságua no Mar Negro, formando um grande delta que chega à fronteira da Ucrânia.
( ) Nasce nos Alpes Suíços; atravessa uma das regiões mais densamente povoadas da Europa, historicamente rica em comércio e trocas; deságua no Mar do Norte.
( ) É um dos rios sagrados dos hindus; oferece suprimentos de comida e água para os moradores da região; está se esgotando e pondo em risco os rios e as florestas do país.
( ) Forma-se em suas margens uma rica camada de húmus aproveitável para a agricultura; constitui-se uma grande artéria navegável; deságua no Mar Mediterrâneo, formando um grande delta.


Marque a alternativa que apresenta a sequência numérica
CORRETA da 2ª coluna.
A) 5, 6, 4, 2, 1 e 3 C) 1, 3, 5, 2, 6 e 4
B) 1, 4, 5, 6, 2 e 3 D) 5, 1, 3, 6, 2 e 4

 

 

02. (UFPel-RS) O Brasil, devido à sua grande extensão territorial e à predominância de climas úmidos, tem uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de inúmeras paisagens. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. A hidrografia brasileira não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornam-se bacias sedimentares; no território brasileiro, existem só lagos de várzea e lagos costeiros.
II. A maior quantidade de água do Rio Amazonas provém do derretimento de neve na Cordilheira dos Andes, caracterizando um regime misto (nival e pluvial).
III. No Brasil, em áreas de elevado índice pluviométrico, predominam rios de planície; a existência de muitos desníveis do terreno e de grande volume de água possibilita a produção de hidreletricidade.
IV. Os rios brasileiros que deságuam no oceano formam estuários, com exceção do Rio Amazonas, que possui foz mista (delta e estuário), e do Parnaíba, que possui foz em delta.


Estão
CORRETAS apenas as afirmativas:
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) II e III.
E) I e II.

 


03. Bacias hidrográficas: (UEM-PR–2008) Sobre os recursos hídricos do Brasil e seus problemas, assinale o que for CORRETO.
01. O Brasil está entre os países mais bem dotados do ponto de vista de recursos hídricos, em que se destacam também a Rússia e o Canadá.
02. A disponibilidade de água em território brasileiro é desigual, sendo a região Norte a mais bem servida e a região Nordeste, cujo interior é marcado por um clima semiárido, a mais carente.
04. Mesmo com problemas como os desmatamentos, que deixam os solos desprotegidos, acelerando a lixiviação, a erosão e o assoreamento dos cursos-d’água, os métodos exploratórios de garimpo com poluição das águas, além de outros fatores, nenhuma região brasileira ou regiões urbanas terão problemas em termos de quantidade e de qualidade de água.
08. No Nordeste brasileiro, o clima semiárido torna o solo permeável, provocando a frequente intermitência dos rios; mas a existência de aquíferos subterrâneos ameniza parcialmente o problema de disponibilidade de água na região.
16. No conjunto, o Norte e o Oeste do país dispõem de recursos bem superiores aos do Centro-Sul, que é a porção mais povoada do território brasileiro.
Soma ( )

 

 

04. (UFMG) No bloco-diagrama estão localizados cinco pontos, numerados de 1 a 5.

Todas as afrmativas sobre esses pontos estão corretas, EXCETO:
A) O ponto 1 localiza-se no terraço aluvial.
B) O ponto 2 localiza-se no interflúvio.
C) O ponto 3 localiza-se no talvegue.
D) O ponto 4 localiza-se na ravina.
E) O ponto 5 localiza-se no meandro.

 


05. Bacias hidrográficas: (UFMG) Observe, na figura, o bloco-diagrama e os perfis.

Os perfs A, B, e C, no bloco-diagrama, representam a largura e a profundidade de um rio em seu alto, médio e baixo curso.
Todas as afirmativas apresentam interpretações corretas do bloco e dos perfis,
EXCETO:
A) Quanto menor a declividade, maior é a largura do leito do rio.
B) Quanto maior a declividade, menos profundo é o leito do rio.
C) Quanto menos profundo o leito do rio, menor é a distância entre as suas margens.
D) Quanto mais profundo o leito do rio, maior é a distância entre as suas margens.
E) Quanto menor a largura do rio, menor é altitude em que ele se encontra.

 

Exercícios sobre Hidrografia com Gabarito.

 

06. Bacias hidrográficas: (UFV-MG–2010) Com a construção da Usina de Sobradinho, no Rio São Francisco, formou-se até hoje o maior represamento de águas no Brasil, inundando dezenas de povoados e quatro cidades, e deslocando cerca de 70 mil pessoas. Esse contingente populacional foi reassentado a aproximadamente 700 Km de distância de onde vivia, contrariando a vontade das pessoas (além da relação econômica entre o homem e o meio ou espaço por ele habitado, existem relações de afeição pelo lugar – o espaço encerra história de vida).
Leia as afirmativas a seguir sobre as consequências da construção de uma barragem na vida das pessoas que foram reassentadas:
I. A mudança do local de moradia não interfere nas comunidades, visto que o ser humano não se territorializa.
II. A construção da identidade local é realizada a partir da posse da terra, portanto é irrelevante onde elas vivem.
III. Há um sentimento de perda, considerando que as pessoas constroem suas relações no lugar onde elas vivem.
IV. A cultura que as pessoas levam dos seus locais de moradia demanda a construção de nova territorialidade.
Está
CORRETO o que se afirma apenas em:
A) III e IV. C) II e III.
B) I e II. D) I e IV.

 

 

07. Bacias hidrográficas: (UFTM-MG) Observe as afirmações:
I. A rede hidrográfica brasileira utilizada para a navegação está desigualmente distribuída pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada.
II. No Brasil, os rios com maiores condições naturais para a navegação são o Amazonas e o Paraguai, assim como o médio vale do Rio São Francisco.
III. Os rios Tietê, Grande e Paranaíba são afluentes do Rio Paraná e banham importantes regiões altamente industrializadas do Sudeste brasileiro.
IV. A maior parte dos rios brasileiros são intermitentes, exceto aqueles localizados no sertão nordestino, que são temporários devido à irregularidade pluviométrica do clima.
V. O chamado Triângulo Mineiro compreende a região limitada pelos rios Paraíba e Grande, e faz fronteira com os estados de Goiás e de São Paulo.
Está
CORRETO o contido apenas em:
A) I e II. C) II e IV. E) IV e V.
B) I e III. D) III e V.

 

 

08. Bacias hidrográficas: (UFJF-MG) Apresentando diferenças de traçado, clima, extensão e relevo, o Rio São Francisco, no Brasil, e o Rio Nilo, na África, oferecem sugestivas analogias geográficas. Marque a alternativa que explica o fato descrito.
A) Cursos típicos de planalto, com climas tropicais contrastantes (verão chuvoso e inverno seco), só atingindo cotas altimétricas abaixo de 200 m em trechos próximos da foz.
B) Áreas da foz em forma de deltas extremamente férteis, intensamente cultivados, e situados em oceanos abertos.
C) Cursos com direção Sul-Norte extremamente longos, percorrendo zonas de climas quentes contrastantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.
D) Médios e baixos cursos atravessando áreas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos represamentos realizados nos altos cursos.

 


09. Bacias hidrográficas: (UEPB–2006)
Os países quentes dividem-se em dois tipos de domínios naturais, […] os países com abundantes e contínuas precipitações da zona equatorial […] e os países de fraca precipitação, sobretudo irregulares, onde predomina a incerteza da Vida.
GEORGE, Pierre. O homem na Terra, 1989. p. 38.


Identifique, nas proposições a seguir, as áreas em que estão inclusos os aspectos climáticos descritos no texto.
I. O Brasil, com suas dimensões continentais, é um país tropical que reúne os dois tipos de domínios citados pelo autor.
II. Os países europeus da costa mediterrânea, incluídos na categoria de países tropicais de fraca precipitação, são os que enfrentam problemas econômicos e sociais, devido a tais aspectos climáticos.
III. A República do Congo e a Indonésia, países situados na linha do Equador, apresentam florestas pluviais semelhantes à Hileia brasileira, todas enfrentando sério processo de desmatamento.
IV. Parte significativa dos países africanos, em especial na região do Sahel e a Etiópia, enquadram-se na categoria dos países de fraca precipitação, onde a população vive nos limites das possibilidades humanas.


Estão
CORRETAS apenas as proposições
A) I, III e IV.
B) II, III e IV.
C) II e IV.
D) III e IV.
E) I, II e III.

 


10. Bacias hidrográficas: (UEPB–2006)
A falta de água para consumo humano deve ser o principal problema ambiental do milênio. […] Da água consumida no mundo, 70% é destinada à irrigação, 20% vai para a indústria e 10% para residências. […] a superexploração das águas e outros problemas fazem com que rios como o Amarelo, na China, Ganges, na Índia, e o Nilo, na África, não cheguem ao oceano
durante a estação mais seca.
ALMANAQUE ABRIL, 2002.


Identifique, entre as alternativas a seguir, as áreas mais atingidas pela falta de água no planeta.
A) Estados Unidos, União Europeia e Austrália.
B) Arizona, Nordeste brasileiro e América do Sul.
C) África, Ásia Central e Oriente Médio.
D) América do Sul, África e América do Norte.
E) África Central, América do Sul e Sudeste Asiático.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Bacias hidrográficas:

01. A; 02. B;
03. Soma = 27 ;
04. C;
05. E;

06. A;
07. A;
08. C;
09. A;
10. C
;

Spread the love