Questão 01. Economia Global: UnB-DF/Paes. Atualmente, o turismo, em virtude da facilidade de planejamento de viagens via Internet, é uma das grandes indústrias em expansão no mundo. Em 1997, viagens e turismo representaram cerca de 30% da economia do Caribe e 12% da economia da União Européia. Com relação ao assunto, julgue os itens abaixo.
( ) O turismo é uma atividade econômica relevante tanto em países ricos quanto em países pobres.
( ) O setor terciário ocupa lugar considerável no crescimento da atividade turística.
( ) A criação de novos empregos não acompanha o crescimento do turismo no mundo.
Tecnologia e sistemas integrados de transporte, por exemplo, eliminam a necessidade de novos empregados.
Questão 02. UFRN. O processo de modernização das economias subdesenvolvidas provoca, via de regra, um fenômeno típico conhecido como hipertrofia do setor terciário. Isso significa que:
a) a intensa urbanização e o crescimento do comércio informal explicam o aumento da participação da população economicamente ativa no setor terciário.
b) ao contrário do setor secundário, o terciário apresentou crescimento baseado numa maior incorporação de capital do que de força de trabalho.
c) embora sendo mais dinâmico, o setor terciário oferece menor diversificação de emprego, gerando, assim, maior competitividade da força de trabalho.
d) há, no setor terciário, uma elevada absorção de mão-de-obra barata e de baixa qualificação, com pouco investimento de capital e baixa produtividade.
Questão 03. Economia Global: UEPB. Assinale V ou F conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente, em relação ao reflexo da política do FMI nas populações dos países endividados.
( ) Redução do poder de compra, especialmente dos assalariados, em função da desvalorização da moeda nacional frente ao dólar.
( ) Aceleração do consumo em razão do combate à inflação e aos gastos públicos.
( ) Ampliação dos investimentos em áreas sociais, a partir do incentivo às exportações.
( ) Degradação dos serviços públicos e dos salários, como forma de atender à política de exportação de restrição aos gastos públicos.
A alternativa correta é:
a) F, V, V, F
b) V, F, F, V
c) V, F, V, F
d) F, V, F, V
e) V, V, V, F
Questão 04. E. M. Santa Casa / Vitória-ES. Recentemente vem se formando nos Estados Unidos na América, um novo pólo industrial, o “Sun Belt” (cinturão do Sol), onde têm sido instaladas as principais indústrias de tecnologia de ponta.
O “Sun Belt” se localiza:
a) no eixo Califórnia – Texas
b) nas proximidades dos grandes lagos.
c) ao sul da Flórida.
d) na Região dos Apalaches aos Grandes Lagos.
e) junto as Planícies Centrais.
Questão 05. Economia Global: UFSE. Em relação ao comércio exterior, o Brasil participa com mais de 20% da produção mundial de:
a) bauxita, madeira e milho.
b) cacau, carne e açúcar.
c) café, ferro e soja.
d) manganês, banana e tabaco.
e) leite e derivados, arroz e tabaco.
Questão 06. Economia Global: UEPB.
Diz, América que és nossa
só porque hoje assim se crê.
Há motivos para festa?
Quinhentos anos de quê?
Belchior/Eduardo Larbanois
Com base na estrofe da canção “Quinhentos anos de quê?” assinale V ou F conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.
( ) As importantes mudanças das últimas décadas, a partir do intenso processo urbano/ industrial tem mudado hábitos, valores e idéias em alguns países da América Latina, o que é motivo de festa.
( ) As importações de tecnologia pelas classes dominantes da América Latina busca modernizar seus países e romper com a dependência externa, o que representa a construção de uma América para seu povo.
( ) A alta taxa de analfabetismo, a baixa expectativa de vida, a violação dos direitos humanos e a tradição em governos autoritários marcam profundamente toda a América Latina, o que não nos dá motivos para comemoração.
( ) A exploração que marcou todo período colonial pouco mudou com a independência política dos países latinos americanos, cuja função tem sido atender aos interesses externos, portanto uma América alheia às necessidades de sua população.
A alternativa correta é:
a) V, V, V, F
b) V, V, F, F
c) V, F, V, F
d) F, V, F, V
e) F, F, V, V
Questão 07. U. F. Santa Maria-RS. A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 90, caracteriza-se pela:
I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição Leste x Oeste.
II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.
III. rivalidade/parceria entre os três pólos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 08. Economia Global: UFPE. Nesta questão são apresentadas duas afirmativas ligadas pela palavra PORQUE.
Nos países capitalistas de economia subdesenvolvida, a maior parte da população economicamente ativa dedica-se às atividades do Setor Secundário PORQUE a pecuária intensiva e o sistema de “plantation”, nesses países, caracterizam-se por ocupar a maior parte da mão-de-obra especializada e evitar o êxodo rural.
Responda:
a) se as duas afirmativas são corretas e a segunda é a causa da primeira.
b) se a primeira afirmativa é correta e a segunda é falsa.
c) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é correta.
d) se as duas são falsas.
e) se as duas são corretas, mas a segunda não é causa da primeira.
Questão 09. UFRS. A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa, no final do século XX, pela formação de blocos econômicos em todo o mundo.
Com relação a esse tema, são feitas as seguintes afirmações.
I. A criação do Mercosul faz parte da proposta conhecida como Plano Bush — iniciativa para as Américas, que visa à integração pan-americana sob a liderança dos Estados Unidos da América do Norte.
II. Originada da Comunidade Econômica Européia (CEE), a União Européia (UE) é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de Produto Interno Bruto (PIB) e possui o euro como moeda oficial.
III. O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é formado pelos Estados Unidos da América do Norte, Canadá e México, que desde 1994 aboliram totalmente as tarifas aduaneiras entre si.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 10. Economia Global: PUC-RJ. Assinale a alternativa que NÃO indica uma característica da economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI:
a) A economia brasileira ocupa uma posição de liderança na América Latina, mas se sujeita às exigências e sanções de órgãos internacionais que atuam no controle das finanças internacionais.
b) A economia brasileira tem recursos naturais e mão-de-obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma de país subdesenvolvido.
c) A economia industrial brasileira é diversificada e mesmo avançada em alguns setores, mas dependente de capitais produtivos e capitais financeiros internacionais.
d) A economia brasileira está aberta à nova ordem internacional, mas tem dificuldades com a alta competitividade e o protecionismo dos países de economia mais avançada.
e) A economia brasileira está entre as dez maiores economias do mundo, mas exclui grandes parcelas da população dos benefícios da modernização.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Economia Global:
01. C-C-C;
02. D;
03. B;
04. A;
05. C;
06. E;
07. C;
08. D;
09. B;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína