Questão 01. Matriz de Transportes: (FGV-SP) Observe a figura para assinalar a alternativa CORRETA.
Na figura anterior estão representados:
A) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas.
B) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.
C) os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como “migração de cérebros”.
D) os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas.
E) os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.
Questão 02. (UFG) A circulação tem grande significado geográfico. No tocante ao transporte, ela compreende homens e riquezas; já no campo das comunicações, inclui o som, a palavra, a imagem, as ideias e, por conseguinte, a experiência de espaço e de tempo. Com base nos conhecimentos sobre a abordagem geográfica da circulação, é INCORRETO afirmar que:
A) a Revolução Industrial impulsionou a revolução dos transportes, possibilitando a construção de ferrovias e o uso da máquina a vapor na navegação.
B) o aprimoramento dos transportes representou a estagnação da produção em alguns setores da economia, tais como a agropecuária e o comércio, que deixaram de atrair os investimentos estrangeiros.
C) a popularização do automóvel, o surgimento do avião, a transmissão de energia elétrica em alta tensão, o desenvolvimento da comunicação e dos transportes são marcas da sociedade industrial.
D) a produção de computadores, softwares e satélites, a utilização do fax e dos cabos de fibra óptica permitiram que as informações econômicas, financeiras e o fluxo de capitais se tornassem mais globalizados.
Questão 03. (UERJ–2010)
Atlas do meio ambiente. Le Monde. Diplomatique Brasil, 2008. (Adaptação).
A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais. A principal consequência sobre o meio ambiente, resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:
A) o agravamento do aquecimento global.
B) a acentuação do fenômeno da ilha de calor.
C) a aceleração do processo de desmatamento.
D) o aumento da destruição do ozônio estratosférico.
Questão 04. (UNESP-SP–2010) Espaço, território e rede geográfica são palavras-chaves na Geografia. A rede geográfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais através da Internet. Analise o mapa com os usuários da Internet no mundo.
Secretaria de Educação. Geografia. Ensino Médio. São Paulo, 2008.
A partir dessa análise, pode-se afirmar que:
A) os EUA, o Reino Unido e a Índia lideram os índices de usuários da Internet.
B) o Brasil e o Canadá apresentam número semelhante de internautas.
C) a África Subsaariana tem o número total de internautas superior ao da América Latina.
D) a China, a Coreia do Sul e o Japão têm o mesmo número de internautas.
E) o número de usuários da Internet da Austrália supera o do Mercosul.
Questão 05. Matriz de Transportes: (PUC RS) Sobrepondo-se um planisfério que apresente a divisão política sobre um outro planisfério que mostre as vias de transportes e as atividades econômicas, tem-se como resultado:
A) o predomínio das ferrovias nos países pobres, graças à exportação de minérios.
B) um maior fluxo nas hidrovias do que nas ferrovias, no Japão, pois houve a construção de canais artificiais ligando importantes rios.
C) o predomínio da malha ferroviária em países ricos em relação aos países pobres.
D) o equilíbrio na distribuição das aerovias, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
E) o predomínio das rodovias expressas nos países pobres, devido à cobrança de pedágios.
Questão 06. Matriz de Transportes: (UFU-MG) A Revolução Industrial deflagrou uma paralela revolução nos transportes, caracterizada pelo surgimento de novas modalidades baseadas na máquina a vapor e no uso do carvão. No século XX, o motor de combustão e o uso dos derivados de petróleo estabeleceram a aceleração e o incremento das relações comerciais internacionais. A revolução nos transportes implicou extensa e profunda intervenção técnica sobre o meio natural e, atualmente, a paisagem encontra-se profundamente marcada pelas infraestruturas associadas à circulação material.
MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Geografia: paisagem e território – geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001, p. 122. (Adaptação).
Em uma época de crescente globalização econômica, a situação das economias nacionais em relação aos mares é de importância crucial. Nesse sentido, em relação à navegação oceânica é INCORRETO afirmar que:
A) a localização dos maiores portos oceânicos reflete a distribuição dos principais fluxos do comércio mundial e a situação geográfica dos polos econômicos globais. O maior porto do mundo é o de Roterdã (Holanda), localizado junto à foz do Rio Reno, que concentra grande parte do comércio das áreas mais industrializadas da União Europeia.
B) a construção do Canal de Suez, inaugurado em 1869, possibilitou a ligação entre os Mares Mediterrâneo e Vermelho, reduzindo as distâncias e os custos dos trajetos entre a Europa e o Oceano Índico, tornando-se a principal rota de petroleiros que liga a área produtora do Golfo Pérsico aos mercados consumidores europeus.
C) a construção do Canal do Panamá, finalizada em 1914, interligou Os oceanos Atlântico e Pacífico por meio do istmo centro-americano. No início, o canal funcionou como rota entre as costas leste e oeste dos EUA, tornando-se mais tarde a principal via de circulação entre os EUA, a Europa e os países da Bacia do Pacífico.
D) o continente africano, em virtude do traçado de suas fronteiras políticas, apresenta vantagens e, apesar de concentrar a maioria dos países sem saídas marítimas, esses países estão conectados a portos estrangeiros estratégicos por ferrovias e rodovias modernas que contribuem para reduzir substancialmente os custos totais de transportes.
Questão 07. (UNIFESP-SP) A respeito deste mapa sobre tráfego aéreo, são apresentadas as quatro afirmações seguintes:
I. A elevada circulação de passageiros entre Paris e Nova Iorque resulta no principal eixo aéreo do mundo.
II. A maior circulação de passageiros do mundo ocorre entre países da Europa, apesar da proximidade geográfica.
III. Os fluxos aéreos diminuíram na América do Norte após o 11 de setembro, aumentando na Europa.
IV. As cidades de países como África do Sul, Brasil e Índia formam um circuito aéreo secundário.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
Questão 08. (Enem–2006)
Os benefícios do pedágio dentro da cidade
A prefeitura de uma grande cidade brasileira pretende implantar um pedágio nas suas avenidas principais, para reduzir o tráfego e aumentar a arrecadação municipal. Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra o impacto de medidas como essa adotadas em outros países.
CINGAPURA
Adotado em 1975, na área central de Cingapura, o pedágio fez o uso do ônibus crescer 15% e a velocidade média no trânsito subir 10 km por hora.
INGLATERRA
Desde 2003, cobra-se o equivalente a 35 reais por dia dos motoristas que utilizam as ruas do centro de Londres. A medida reduziu em 30% o número de veículos que trafegam na região.
NORUEGA
Em 1990, a capital, Oslo, instalou pedágio apenas para aumentar sua receita tributária. Hoje, arrecada 70 milhões de dólares por ano com a taxa.
COREIA DO SUL
Desde 1996, a capital, Seul, cobra o equivalente a 4,80 reais por carro que passe por duas de suas avenidas, com menos de dois passageiros. A quantidade de veículos, nessas avenidas, caiu 34% e a velocidade subiu 10 quilômetros por hora.
VEJA, 26 jun. 2006. (Adaptação).
Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA a respeito do pedágio nas cidades mencionadas.
A) A preocupação comum entre os países que adotaram o pedágio urbano foi o aumento de arrecadação pública.
B) A Europa foi pioneira na adoção de pedágio urbano como solução para os problemas de tráfego em avenidas.
C) Caso a prefeitura da cidade brasileira mencionada adote a cobrança do pedágio em vias urbanas, isso dará sequência às experiências implantadas sucessivamente em Cingapura, Noruega, Coreia do Sul e Inglaterra.
D) Nas experiências citadas, houve redução do volume de tráfego coletivo e individual na proporção inversa do aumento da velocidade no trânsito.
E) O número de cidades europeias que já adotaram o pedágio urbano corresponde ao dobro do número de cidades asiáticas que o fizeram.
Questão 09. Matriz de Transportes: (UEL-PR) Observe o mapa:
Localização dos 10 maiores portos do mundo (1995) em milhões de toneladas
Assinale a alternativa que retrata de maneira CORRETA o conteúdo do mapa.
A) O grande movimento dos portos europeus e asiáticos deve-se muito mais à necessidade de matérias-primas nestes locais do que ao dinamismo das economias nacionais.
B) A localização dos principais portos evidencia a perda de importância do comércio mundial de petróleo e alimentos no final daquele século.
C) Os principais portos asiáticos têm nos produtos da pesca e da agricultura a base da movimentação de cargas.
D) A ausência de portos norte-americanos entre os 10 maiores retrata as dificuldades comerciais enfrentadas pelo país.
E) No final daquele século, o Oceano Pacífico está se configurando como uma das mais importantes rotas comerciais do mundo.
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Gabarito com as repostas das atividades de Geografia sobre a Matriz de Transportes:
01. B;
02. B;
03. A;
04. B;
05. C;
06. D;
07. C;
08. C;
09. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína