Questão 01. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (UFU-MG) No Brasil encontramos grandes depósitos importantes de minérios. Parte destes minerais encontrados são metálicos e estão presente em 4% do território brasileiro. O que poucos sabem é que os minerais metálicos não são renováveis, ou seja, a natureza não repõe. Disponível em: <http://www.citra.com.br/mineraismetalicos-no-brasil/> Acesso em: 14 de fev. 2015
A ocorrência, no território brasileiro, do recurso natural apresentado está relacionada a) à antiguidade de sua estrutura geológica associada a afloramentos cristalinos. b) à formação de bacias sedimentares acompanhada de processos erosivos. c) à geração de dobramentos modernos seguida de intemperismo físico. d) aos processos tectônicos da era cenozoica coligada a formação de rochas metamórficas.
Questão 02. (Sabin) Analise a figura.
A figura indica a utilização de recursos minerais em um veículo de passeio. Os recursos minerais são denominados:
a) Combustíveis fósseis. b) Terras raras. c) Domos salinos. d) Nódulos polimetálicos. e) Rodolitos calcários.
Questão 03. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (FADI-SP) A questão está relacionada aos versos A montanha pulverizada de Carlos Drummond de Andrade e ao mapa apresentados a seguir.
A montanha pulverizada Chego à sacada e vejo a minha serra, a serra de meu pai e meu avô, de todos os Andrades que passaram e passarão, a serra que não passa. Era coisa dos índios e a tomamos para enfeitar e presidir a vida neste vale soturno onde a riqueza maior é sua vista e contemplá-la De longe nos revela o perfil grave. A cada volta de caminho aponta uma forma de ser, em ferro, eterna, e sopra eternidade na fluência. Esta manhã acordo e não a encontro. Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas – o trem maior do mundo, tomem nota – foge minha serra, vai deixando no meu corpo e na paisagem mísero pó de ferro e este não passa. (http://www.passeiweb.com/estudos/livros/boi_tempo_i_e_ii)
A área de extração mineral que serviu de inspiração para Drummond está destacada no mapa com o número
a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.
Questão 04. (FGV-SP) A Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.
a) Rio de Janeiro – Aço – Japão. b) São Paulo e Alagoas – Açúcar – EUA. c) Minas Gerais – Celulose – União Europeia. d) Pará e Minas Gerais – Minério de Ferro – China. d) Amazonas – Minério de Ferro – Nafta.
Questão 05. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (Fuvest-SP)
No esquema, X e Y são, respectivamente: a) manganês e bauxita. b) manganês e cobre. c) cobre e cassiterita. d) ferro e cassiterita. e) ferro e bauxita.
Questão 06. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (Unesp) O Brasil é o sexto produtor mundial de alumina, mas possui a maior área de exploração do mundo do minério do qual ela é extraída. Observe o mapa.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do minério, o Estado brasileiro onde essa jazida está localizada e a bacia hidrográfica envolvida.
a) Alumínio; Amazonas; rio Amazonas. b) Ferro; Pará; rio Negro. c) Cassiterita; Amazonas; rio Juruá. d) Cobre; Amazonas; rio Madeira. e) Bauxita; Pará; rio Trombetas.
Questão 07. (ENEM) Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o desenvolvimento dessa atividade, é mais adequado um local:
a) plano, com alta pluviosidade e pouco vento. b) plano, com baixa pluviosidade e muito vento. c) plano, com baixa pluviosidade e pouco vento. d) montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento. e) montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.
Questão 08. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (ENEM)
Esta manhã acordo e não a encontro. Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas — trem maior do mundo, tomem nota — foge minha serra, vai deixando no meu corpo a paisagem misero pó de ferro, e este não passa. Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro. Record, 2000.
A situação poeticamente descrita acima sinaliza, do ponto de vista ambiental, para a necessidade de
I. manter-se rigoroso controle sobre os processos de instalação de novas mineradoras. II. criarem-se estratégias para reduzir o impacto ambiental no ambiente degradado. III. reaproveitarem-se materiais, reduzindo-se a necessidade de extração de minérios.
É correto o que se afirma a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.
a) nestas últimas décadas, houve um relativo processo de desindustrialização das metalúrgicas no Sudeste e Sul.
b) o setor metalúrgico pode ser considerado como um dos ramos industriais mais dispersos pelo espaço nacional.
c) atualmente, a internacionalização da economia brasileira possibilitou a expansão territorial do setor metalúrgico.
d) historicamente, o setor metalúrgico foi um dos últimos a serem implantados no país que explica sua concentração espacial.
e) fatores como proximidade de matérias-primas e mercado consumidor ainda explicarem a concentração das metalúrgicas.
Questão 10. Os Recursos Minerais e a Mineração do Brasil: (ENEM) No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas. Disponível em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a
a) produção de energia para as principais áreas industriais do país. b) produção sustentável de recursos minerais não metálicos. c) capacidade de produção de minerais metálicos. d) logística de importação de matérias-primas industriais. e) produção de recursos minerais energéticos.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína