Questões sobre Os Movimentos Nacionalistas

1) Movimentos Nacionalistas: (Uespi/2012) Na região dos Bálcãs, as transformações que aconteceram no Leste Europeu fzeram aflorar antigos conflitos históricos e étnicos, que produziram, recentemente, a fragmentação do país em várias novas repúblicas. Após a Segunda Guerra Mundial, esse país adotou o modelo econômico socialista. Assinale o país a que se refere o fragmento acima.

a) Romênia

b) Polônia

c) Iugoslávia

d) Tchecoslováquia

e) Albânia

 

 

ESTADOS DOS BÁLCÃS EM 1949 E EM 2008

2) (UFF/2011) Dois fatores fundamentais responsáveis pelas mudanças territoriais, registradas nos mapas, encontram-se em:

a) emergência de nacionalismos e fortalecimento de diferenças culturais

b) controle externo de arsenais nucleares e diversidade étnico-linguística

c) perseguições religiosas e interesses do capital especulativo.

d) radicalismos político-ideológicos e desagregação da União Europeia.

e) controle da produção de gás e reação à presença militar estrangeira

 

 

3) Movimentos Nacionalistas: (Espm/2011) O diálogo a seguir circunscreve-se à realidade política do mapa abaixo, cujo país deixou de existir:

“Foram os sérvios que fzeram isso, pai?” pergunta o garoto de 7 anos. A tensão aumenta, e é prontamente repreendido. “Não fale essa palavra aqui, em voz alta,” aconselha Milomir, visivelmente perturbado. (11 de agosto de 2010.)

A tensão retratada no texto refere-se à:

a) herança deixada pela hegemonia política croata, à época da existência da Iugoslávia e que hoje prossegue na Eslovênia.

b) convivência entre sérvios muçulmanos e bósnios cristãos na atual Bósnia-Herzegovina.

c) convivência entre bósnios-croatas e bósnios-muçulmanos no novo país erigido após a dissolução iugoslava e hoje formado por duas entidades na Bósnia Herzegovina.

d) realidade na atual Sérvia-Montenegro, formada por dois povos rivais, os cristãos ortodoxos e os bósnios muçulmanos.

e) nova realidade vivida no Kosovo, o mais jovem país do mundo, onde convivem duas nações distintas e inimigas, os croatas cristãos e os albaneses muçulmanos.

 

 

4) (UFF/2011) A seleção alemã de futebol da Copa do Mundo de 2010 apresentou cinco atletas nascidos fora da Alemanha e seis flhos de imigrantes, num total de 23 jogadores. “É a verdadeira nação arco-íris”, estampou um jornal de Johannesburgo, brincando com a expressão utilizada pelo bispo Desmond Tutu para designar a África do Sul pós-apartheid. Para o sociólogo alemão Martin Curi, a inserção de estrangeiros, principalmente de turcos, na equipe alemã ocorre até com certo atraso. Mesut Ozil e Sedar Tasci são os primeiros turcos a jogarem uma Copa do Mundo pelo país, 40 anos após ser registrado o maior fluxo migratório da Turquia para a Alemanha.

Com relação à inserção de jogadores estrangeiros destacada no texto, conclui-se, adequadamente, que ela:

a) representa a flexibilização do mercado de trabalho na União Europeia.

b) mostra a inexistência da xenofobia por parte da população nativa original.

c) dificulta os fluxos migratórios para o país mais desenvolvido da Europa.

d) expressa o caráter pluriétnico da sociedade alemã contemporânea.

e) reflete a falta de programas sociais para a juventude alemã desportiva.

 

 

5) Movimentos Nacionalistas: (FGV/2009 – modificado) Sobre à independência de Kosovo, em fevereiro de 2008, e sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:

I. Entre os países membros da União Europeia, não houve unanimidade sobre o reconhecimento imediato do novo país, pois sua independência cria grave precedente para todos aqueles que têm minorias étnicas, como é o caso da Espanha e da Grécia;

II. A maioria albanesa que habita Kosovo comemorou a independência, pois foi perseguida pelos sérvios durante o longo período da Guerra dos Bálcãs;

III. Os Estados Unidos, com forte influência sobre a OTAN, que administrava a região de Kosovo desde 2000, opuseram-se à independência;

IV. A Sérvia e a Rússia declararam-se contrárias à independência, pois, segundo esses países, a região kosovar deveria permanecer como região sérvia.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV

d) II e IV.

e) III e IV.

 

Simulado com Exercícios sobre a Geografia da Rússia.

 

6) Movimentos Nacionalistas: (UNESP/2008)

A nova ordem político-econômica mundial sofreu mudanças

Recentemente, surgiu mais um país na Europa. No mês de fevereiro de 2008, o referido país deu o último passo para proclamar sua independência. O Governo do país que perderá território com essa independência alega que sua integridade territorial está garantida pela Carta da ONU e pelo direito internacional, isto porque, desde a guerra de 1999, o país em processo de independência foi administrado pela ONU. A situação de luta pela liberdade relatada não está plenamente  encerrada, visto que essa situação ultrapassa os aspectos político-territoriais, pois envolvem relações culturais e étnicas.

Observando a figura, nomeie o país que proclamou sua independência, o país que perderá território e quais as posições dos EUA e da Rússia sobre esse processo.

 

 

7) (UFPR) Analise a afirmação: “A Europa vive hoje uma explosão de nacionalismo”.

 

 

8) (FUVEST)

a) Identifique os países A – B – C e D que faziam parte da República Popular da Iugoslávia e a região da Europa onde estão situados.

b) Explique por que a República Popular da Iugoslávia se fragmentou.

c) Atualmente, qual a importância desse conjunto de países no contexto geopolítico da Europa?

 

 

9) (UNICAMP) A região dos Bálcãs é uma das mais conflituosas da Terra. As frequentes intervenções das potências ocidentais nessa região têm contribuído para aumentar ainda mais a tensão.

a) Cite duas potências ocidentais que se envolveram no conflito ocorrido nessa região no primeiro semestre de 1999.

b) Por que houve o envolvimento dessas potências?

c) Quais são os interesses conflitantes locais?

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Os Movimentos Nacionalistas:

1. C;

2. A;

3. C;

4. D;

5. B;

 

6. País que proclamou sua independência: Kosovo País que perderá território: Sérvia

EUA: Apoiam

Rússia: Não apoia.

 

7. Surgem movimentos de cunho nacionalista principalmente, quanto à forte presença de estrangeiros vindos de regiões pobres.

 

8. a) A – Eslovênia; B – Croácia; C – Bósnia; D – Iugoslávia formada pelas repúblicas da Sérvia e Montenegro e territórios autônomos de Kosovo e Voivodina.

b) Território marcado por grande diversidade étnico-religiosa, unificado pela força por seu líder, o marechal Tito. Com sua morte, as disputas pelo poder se agravaram. Associando-se às crises econômicas, o resultado foi a fragmentação de território.

c) A Península Balcânica forma um conjunto de países de importância secundária por seus aspectos naturais e socioeconômicos, haja visto a lentidão da intervenção europeia na guerra da Bósnia.

 

9. a) EUA e Reino Unido.

b) Manter a estabilidade combatendo o nacionalismo e manifestações que contrariam os interesses econômicos do capital internacional. Utilização da OTAN nesse propósito, mesmo sem a aprovação da ONU. A OTAN se justificou como fornecendo ajuda humanitária.

c) Disputas por autonomia segundo os antigos espaços dos diversos grupos étnicos envolvidos.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário