Questão 01. (Fuvest). Setor Primário: As extensas áreas de agricultura mecanizadas nos Estados Unidos da América do Norte associam-se a:
a) terrenos planos da Bacia do Mississipi-Missouri, com clima temperado continental e solos de boa fertilidade;
b) planaltos da Bacia do Colorado com climas semiáridos e solos de baixa fertilidade;
c) Vale do Rio São Lourenço, com clima temperado oceânico e solos férteis;
d) contrafortes orientais das Montanhas Rochosas, com clima temperado continental e solos pouco férteis;
e) terrenos alagados da Península da Flórida, com climas subtropicais úmidos e solos aluviais arenosos.
Questão 02. (Fatec) O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) declarou, em entrevista à Folha de São Paulo, que passam fome em todo o mundo 786 milhões de pessoas. Tal situação, entretanto, está acompanhada de um grande paradoxo, que consiste no fato de que:
a) são centenas de milhões de famintos que se concentram principalmente na África e na América Latina.
b) a fome é provocada pela pobreza, desigualdade social e ignorância.
c) a fome penaliza especialmente as crianças, as mulheres e os idosos dos países mais pobres.
d) existem centenas de milhões de famintos num mundo onde há comida para todos.
e) a fome leva à morte não só por destruição, mas também por expor a doenças infecciosas as pessoas debilitadas, principalmente as crianças.
Questão 03. (Unesp). Setor Primário: Em todo o mundo, o uso de pesticidas na agricultura aumentou rapidamente depois de 1950. Eles foram introduzidos para ajudar no aumento da produção de alimentos, mas criaram outros problemas bastante sérios. Assinale a alternativa que indica problemas gerados pelo uso indiscriminado desses produtos químicos.
a) Alteração no processo de seleção natural, redução das áreas aráveis, aumento da poluição atmosférica.
b) Contaminação de alimentos, poluição das águas, envenenamentos de homens e animais.
c) Diminuição de predadores naturais, redução da camada de ozônio, aumento das terras irrigadas.
d) Eliminação total das pestes, diminuição dos casos de envenenamentos em animais, aumento das terras de uso não-agrícola.
e) Aumento do número de insetos, redução da área de plantio, elevação da temperatura do ar.
Questão 04. (Unesp) O país hachurado no mapa tem apresentado desenvolvimento agropecuário baseado em tecnologias de ponta. Dessa forma, amparado pelo Estado, o país amplia o controle do homem sobre as condições naturais adversas. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do país e os dois sistemas de exploração do solo agrícola, nele vigentes.
1 – Turquia
2 – Síria
3 – Iraque
4 – Arábia Saudita
5 – Jordânia
6 – Líbano
7 – Chipre
8 – África
9 – Mar Vermelho
10 – Rio Nilo
11 – Mar Mediterrâneo
a) Israel, kibutz e moshav-ovdim.
b) Irã, sistema familiar e minifúndios.
c) Catar, moshav-ovdim e kibutz.
d) Iémen, plantation e dry-farming.
e) Israel, plantation e sociedades anônimas.
Questão 05. (UEL). Setor Primário: “Este país está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de trigo, embora apresente menos de 5% de seu território utilizado para a agricultura devido a uma série de dificuldades ambientais. A cerealicultura praticada é muito eficiente, com intensa mecanização e pequena mão-de-obra.”
O texto refere-se:
a) aos Estados Unidos.
b) ao Canadá.
c) à China.
d) à Rússia.
e) à Ucrânia.
Questão 06. (UFPE). Setor Primário: Em relação às atividades agrárias, é incorreto afirmar que:
a) a cultura irrigada do arroz é largamente disseminada nos deltas dos rios Hwang Ho, Yang-Tsé-Kiang e MeKong.
b) entre as formas de exploração agrícola cooperativista, salienta-se a comuna popular da China.
c) a “plantation” corresponde ao sistema agrícola que surgiu como um empreendimento capitalista em que o colonizador se apossou de grandes porções de terras na Colônia, e procurou cultivar, em larga escala, produtos tropicais para abastecer regiões de clima temperado.
d) a rena é um animal de tração e fornecedor de alimentos, encontrada no norte da Eurásia.
e) no Nordeste brasileiro, ocorrem as migrações sazonais do rebanho bovino, que permanece na caatinga durante a estação das chuvas e é levado para as margens dos rios perenes, a exemplo do São Francisco e do Parnaíba, na estação seca.
Questão 07. (FGV) A agricultura do Brasil e da Costa do Marfim têm em comum o seguinte:
a) estão entre os primeiros produtores de café e cacau do mundo, ambos cultivados, em solos de climas quentes e úmidos.
b) a estrutura cooperativa da produção de frutas tropicais propiciou a ampliação de sua participação no mercado internacional.
c) possuem os maiores arrozais de sequeiro, em solos de clima semiúmidos e semiáridos.
d) possuem extensas áreas de plantio da soja, em terras subtropicais, com chuvas de inverno.
e) apresentam baixa produção de milho, tendo necessidade de importar grandes toneladas desse grão dos Estados Unidos e Canadá.
Questão 08. (PUC-Campinas). Setor Primário: Em busca da autossuficiência alimentar no início da década de 1960, a “Europa dos 12” estimulou a agricultura por meio de fortes subsídios e o resultado, hoje, é a produção cada vez maior para um consumo em queda. Uma consequência significativa desse fato é a:
a) venda de gêneros agrícolas a preços abaixo do mercado para os países subdesenvolvidos.
b) diminuição da fome generalizada em várias partes do mundo.
c) tendência à queda dos preços dos produtos agrícolas em nível internacional, gerando crises.
d) criação de mecanismos de redução das exportações de produtos alimentares.
e) substituição das exportações de produtos industriais por produtos agrícolas para evitar a formação de estoques.
Questão 09. (PUC-Campinas) “As safras chinesas são grandes, mas as vantagens climáticas não são constantes, devido à existência dos ciclos climáticos – anos secos e anos muito chuvosos. Tais condições precisaram e precisam ser constantemente controladas, pois milhões de vidas humanas, plantações e rebanhos, de tempos em tempos, vêem-se ameaçados pelas secas ou pelas inundações.”
O texto se reporta principalmente:
a) aos maciços montanhosos do Tibet, no oeste do país, onde as populações camponesas dos vales sofrem com a seca durante a monção de inverno ou com o degelo das geleiras na monção de verão.
b) à região de Sinkiang, no oeste do país, onde predomina um clima frio e desértico, quase siberiano e o degelo das neves no verão é violento, havendo grandes obras hidráulicas para o controle das águas.
c) à porção centro-ocidental onde, apesar do rigor climático, os solos de loess são muito férteis e a necessidade de grande quantidade de alimentos faz com que a população plante intensivamente cereais, mesmo conhecendo os riscos.
d) à porção sudeste da China, a principal área de cultivo do arroz, muito sujeita às oscilações climáticas, sem que trabalhos hidráulicos tenham sido realizados para controlar o excesso e a escassez da água.
e) à parte leste da China, área de grande ação das monções, com plantações intensivas de cereais, onde o controle da água vem sendo feito desde a Antiguidade até os nossos dias.
Questão 10. (UEL). Setor Primário: O mundo desenvolvido caracteriza-se por apresentar elevada urbanização, pequeno crescimento vegetativo e crescimento da população idosa. Quanto ao setor primário, apresenta:
a) alta parcela do PNB, crescente mecanização e tendência à monocultura.
b) alta participação do PNB, alta mecanização, culturas visando à industrialização e formas intensivas de ocupação.
c) alta participação do PNB, crescimento no comércio mundial, tendência à monocultura e alta mecanização.
d) baixa parcela do PNB, tendência à monocultura, alta mecanização e culturas visando à industrialização e ao mercado externo.
e) pequena parcela do PNB, alta mecanização, forma intensiva de uso da terra e comercialização dos produtos agrícolas visando ao mercado interno.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas dos exercícios de geografia sobre O Setor Primário: Agropecuária e Sistemas Agrícolas:
01. A;
02. D;
03. B;
04. A;
05. B;
06. B;
07. A;
08. C;
09. E;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína