Simulado de Geografia sobre o que são Recursos Energéticos

01. O que são Recursos Energéticos: (Unifor-CE–2010) O Brasil se encontra numa posição altamente privilegiada. É um país com grande mercado consumidor, matriz energética diversificada – incluindo fontes renováveis –, sólido parque industrial, alta tecnologia petrolífera, além de estabilidade institucional, econômica e jurídica. Graças às descobertas no Pré- Sal, continuará autossuficiente por muitos anos e, futuramente, será um importante ator no cenário petroleiro mundial, como exportador de derivativos e de petróleo bruto.
REVISTA ÉPOCA. 09 nov. 2009. (Encarte publicitário da Petrobras S.A.).
Considerando essa grande descoberta de jazida petrolífera, podemos concluir que:
A) Com a descoberta do pré-sal, o Brasil se tornará o maior produtor de petróleo do mundo e poderá dispensar a utilização de energias renováveis, que são mais dispendiosas.
B) A produção do petróleo do pré-sal exigirá alta tecnologia, pela sua profundidade e pela necessidade de um maior controle ambiental por parte do governo brasileiro.
C) A exploração do petróleo na área do pré-sal independe da aprovação de novas leis para o setor de petróleo pelo Congresso Nacional.
D) A atual dificuldade econômica por que passa o Brasil é um fator prejudicial à exploração do petróleo do pré-sal, porque a indústria automobilística está em crise.
E) Mesmo com a produção do petróleo dessa nova fonte, o Brasil continuará a importar petróleo porque seu consumo deverá ser maior do que a produção nos próximos vinte anos.

 

 

02. (Ibmec–2010)
Alerta à vista na Amazônia azul
Forças Armadas mostram preocupação com vulnerabilidade do espaço marítimo brasileiro, incluindo a área do pré-sal.

Primeiro, formam (sic) as fronteiras do Sul do país. Depois, a Amazônia. Agora, o eixo da inquietação dos militares se volta para a vulnerabilidade do mar brasileiro. Embora não admitam publicamente, as Forças Armadas reconhecem, em apresentações internas, que a defesa dos espaços marítimos brasileiros, incluindo a área do pré-sal é um desafio abissal. Além da conhecida defasagem tecnológica, cenários não afastam a possibilidade de questionamentos futuros sobre a soberania nacional nos campos mais remotos de exploração oceânica do petróleo.
O GLOBO. Rio de Janeiro, 13 set. 2009.

Com base na reportagem anterior sobre a exploração do petróleo do pré-sal e os problemas dela decorrentes, pode-se afirmar que:
I. No Brasil, a área onde fica a maior parte do pré-sal é em sua Zona Econômica Exclusiva, onde a autonomia de uma nação é limitada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, além de permitir o sobrevoo e a “navegação inocente” (pacífica), não podendo impedir que outro país instale e opere cabos e dutos submarinos no local.
II. Como o Brasil quer tirar petróleo do pré-sal, atividade reconhecidamente poluidora, há um temor de que as organizações ambientalistas, unidas em torno de uma rede global de reservas marinhas, pressionem pelo veto ao acesso e à exploração, já que é forte a conotação ambiental da CDM, pois relaciona a exploração dos recursos naturais do mar ao compromisso de proteger e preservar o meio marinho.
III. Como os mapas mostram que uma parcela do pré-sal está localizada fora da ZEE, ele teoricamente ainda é patrimônio da humanidade e pode ser explorado por qualquer um, provocando a existência, na Marinha brasileira, de um plano de defesa do pré-sal pela possibilidade de violação dos direitos e interpretações por parte de um país não signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

De acordo com o exposto, assinale a opção CORRETA:
A) I e II estão corretas.
B) II e III estão corretas.
C) I, II e III estão corretas.
D) Apenas I está correta.
E) Apenas II está correta.

 

 

03. O que são Recursos Energéticos: (Enem–2008) A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4 000 °C. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radioativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370 °C sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização.
HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR. (Adaptação).

Depreende-se, das informações anteriores, que as usinas geotérmicas:
A) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.
B) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.
C) podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.
D) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.
E) transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica

 

 

04. (Enem–2008) Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhetos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém, as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.
Disponível em: <www.petrobras.com.br>. (Adaptação).

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos:
A) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.
B) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.
C) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.
D) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países.
E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.

 

 

05. O que são Recursos Energéticos: (Mackenzie-SP–2010) Considerando as fontes energéticas do quadro dado, assinale a alternativa CORRETA.

 

 

Exercícios sobre as Bacias Hidrográficas Brasileiras.

06. O que são Recursos Energéticos: (UFPR–2010) As fontes de petróleo, que constituem a mola-mestra do modelo de desenvolvimento mundial, estão concentradas em algumas regiões da Terra, conforme mostra a figura abaixo.
BPC / LABJOR. Petróleo. Disponível em: <http:// www.comciencia.br>. (Adaptação).

Maiores reservas de petróleo (em milhões de barris)

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. As multinacionais, marcadamente as megaempresas ligadas ao setor energético, além da atuação econômica, desempenham uma função geopolítica que se reflete nas relações entre os Estados nacionais.
2. O agravamento das crises entre países da OPEP e as discussões sobre o efeito estufa, relacionado ao uso de combustíveis fósseis, estão provocando o abandono da prospecção e produção de petróleo, dando lugar ao caminho mais limpo dos biocombustíveis.
3. A guerra entre o Irã e o Iraque (na década de 80 do século XX) teve como uma de suas causas o domínio de áreas
petrolíferas.
4. Os países que bordejam o Mar Cáspio são considerados como áreas promissoras de exploração do petróleo, o que explica, em parte, eventos recentes, como a invasão da Ossétia do Sul pela Geórgia, e da Geórgia pela Rússia, apesar de terem sido apresentadas justificativas de natureza étnica.

Assinale a alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

 

 

07. (FUVEST-SP–2011) A representação gráfica a seguir diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países.

Oferta interna de energia, por tipo de fonte

Nota: Os dados utilizados para o cálculo das porcentagens são baseados em TEP (tonelada equivalente de petróleo).
Fonte: O ESTADO DE S. PAULO, 01 set. 2010. (Adaptação).

As fontes de energia 1, 2 e 3 estão CORRETAMENTE identificadas em:

 

 

08. O que são Recursos Energéticos: (Enem–1999) O diagrama a seguir representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

O que são Recursos Energéticos enem e vestibular

No diagrama estão representadas as duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as hidroelétricas e as termoelétricas. No Brasil, a construção de usinas hidroelétricas deve ser incentivada porque essas:
I. utilizam fontes renováveis, o que não ocorre com as termoelétricas, que utilizam fontes que necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas.
II. apresentam impacto ambiental nulo, pelo represamento das águas no curso normal dos rios.
III. aumentam o índice pluviométrico da região de seca do Nordeste, pelo represamento de águas.
Das três afirmações, somente:
A) I está correta.
B) II está correta.
C) III está correta.
D) I e II estão corretas.
E) II e III estão corretas.

 

 

09. O que são Recursos Energéticos: (Enem–2005) Nos últimos meses, o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso, a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas.
A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.

O que são Recursos Energéticos atividades respondidas

Emissão de dióxido de carbono (CO2)

Fonte: Gas World International – Petroleum Economist.

A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.
II. A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que:
A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.
B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.
C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.
D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente autossuficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.
E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre O que são Recursos Energéticos:

01. B
02. C
03. D
04. E
05. A
06. D
07. B
08. A
09. C

Deixe um comentário