Questão 01. O que são Recursos Energéticos: (Unifor-CE–2010) O Brasil se encontra numa posição altamente privilegiada. É um país com grande mercado consumidor, matriz energética diversificada – incluindo fontes renováveis –, sólido parque industrial, alta tecnologia petrolífera, além de estabilidade institucional, econômica e jurídica. Graças às descobertas no Pré- Sal, continuará autossuficiente por muitos anos e, futuramente, será um importante ator no cenário petroleiro mundial, como exportador de derivativos e de petróleo bruto.
REVISTA ÉPOCA. 09 nov. 2009. (Encarte publicitário da Petrobras S.A.).
Considerando essa grande descoberta de jazida petrolífera, podemos concluir que:
A) Com a descoberta do pré-sal, o Brasil se tornará o maior produtor de petróleo do mundo e poderá dispensar a utilização de energias renováveis, que são mais dispendiosas.
B) A produção do petróleo do pré-sal exigirá alta tecnologia, pela sua profundidade e pela necessidade de um maior controle ambiental por parte do governo brasileiro.
C) A exploração do petróleo na área do pré-sal independe da aprovação de novas leis para o setor de petróleo pelo Congresso Nacional.
D) A atual dificuldade econômica por que passa o Brasil é um fator prejudicial à exploração do petróleo do pré-sal, porque a indústria automobilística está em crise.
E) Mesmo com a produção do petróleo dessa nova fonte, o Brasil continuará a importar petróleo porque seu consumo deverá ser maior do que a produção nos próximos vinte anos.
Questão 02. (Ibmec–2010)
Alerta à vista na Amazônia azul
Forças Armadas mostram preocupação com vulnerabilidade do espaço marítimo brasileiro, incluindo a área do pré-sal.
Primeiro, formam (sic) as fronteiras do Sul do país. Depois, a Amazônia. Agora, o eixo da inquietação dos militares se volta para a vulnerabilidade do mar brasileiro. Embora não admitam publicamente, as Forças Armadas reconhecem, em apresentações internas, que a defesa dos espaços marítimos brasileiros, incluindo a área do pré-sal é um desafio abissal. Além da conhecida defasagem tecnológica, cenários não afastam a possibilidade de questionamentos futuros sobre a soberania nacional nos campos mais remotos de exploração oceânica do petróleo.
O GLOBO. Rio de Janeiro, 13 set. 2009.
Com base na reportagem anterior sobre a exploração do petróleo do pré-sal e os problemas dela decorrentes, pode-se afirmar que:
I. No Brasil, a área onde fica a maior parte do pré-sal é em sua Zona Econômica Exclusiva, onde a autonomia de uma nação é limitada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, além de permitir o sobrevoo e a “navegação inocente” (pacífica), não podendo impedir que outro país instale e opere cabos e dutos submarinos no local.
II. Como o Brasil quer tirar petróleo do pré-sal, atividade reconhecidamente poluidora, há um temor de que as organizações ambientalistas, unidas em torno de uma rede global de reservas marinhas, pressionem pelo veto ao acesso e à exploração, já que é forte a conotação ambiental da CDM, pois relaciona a exploração dos recursos naturais do mar ao compromisso de proteger e preservar o meio marinho.
III. Como os mapas mostram que uma parcela do pré-sal está localizada fora da ZEE, ele teoricamente ainda é patrimônio da humanidade e pode ser explorado por qualquer um, provocando a existência, na Marinha brasileira, de um plano de defesa do pré-sal pela possibilidade de violação dos direitos e interpretações por parte de um país não signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
De acordo com o exposto, assinale a opção CORRETA:
A) I e II estão corretas.
B) II e III estão corretas.
C) I, II e III estão corretas.
D) Apenas I está correta.
E) Apenas II está correta.
Questão 03. O que são Recursos Energéticos: (Enem–2008) A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4 000 °C. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radioativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370 °C sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização.
HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR. (Adaptação).
Depreende-se, das informações anteriores, que as usinas geotérmicas:
A) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.
B) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.
C) podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.
D) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.
E) transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica
A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos:
A) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.
B) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso demande troca de equipamentos.
C) econômicos: é baixo o custo da mineração e da produção de xisto.
D) políticos: a importação de xisto, para atender o mercado interno, ampliará alianças com outros países.
E) estratégicos: a entrada do xisto no mercado é oportuna diante da possibilidade de aumento dos preços do petróleo.