Lista com 13 atividades de História sobre a Revolução Industrial para 7° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. O que foi a Revolução Industrial?
Questão 02. Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial?
Questão 03. Como os trabalhadores reagiram às péssimas condições de trabalho no começo da Revolução Industrial?
Questão 04. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um fator para a Revolução Industrial ter-se iniciado na Inglaterra:
a) ( ) Acúmulo de capitais com a expansão marítimo-comercial e as práticas mercantilistas.
b) ( ) Abundância de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês.
c) ( ) Decadência da área rural e perda de capitais dos proprietários de terras.
d) ( ) Ascensão da burguesia ao poder com a Revolução Gloriosa.
Questão 05. Associe corretamente:
a) Arkwright
b) Cartwright
c) Eli Whitney
d) James Watt
e) George Stephenson
f) Robert Fulton
( ) Máquina a vapor
( ) Máquina de fiar
( ) Tear mecânico.
( ) Barco a vapor
( ) Descaroçador de algodão.
( ) Locomotiva a vapor
Questão 06. Quais os países que se industrializaram após a Inglaterra, no século XIX?
Questão 07. Qual foi a ideologia da burguesia industrial?
Questão 08. O que caracteriza o sistema econômico do capitalismo?
Questão 09 com Exercícios sobre a Revolução Industrial para o 7° Ano do Ensino Fundamental: Associe corretamente as duas colunas:
a) Socialismo utópico
b) Socialismo científico.
c) Socialismo cristão.
d) Anarquismo.
( ) Defendia uma sociedade mais justa, na qual haveria acordos entre capitalistas e trabalhadores.
( ) Defendia a união e a luta do operariado contra a exploração da burguesia e a instalação de um regime socialista baseado no poder dos trabalhadores
( ) É fundamentado pela obra O capital.
( ) Era uma ideologia extremamente radical que defendia a revolução armada e a supressão do. Estado.
( ) Era representado por Bakunin e Kropotkin.
( ) Baseado na encíclica Rerum Novarum, era uma alternativa. para superar os conflitos entre os trabalhadores e os capitalistas.
( ) Criado por Karl Marx e Engels.
Questão 10. Com a Revolução Industrial, dois grupos sociais se definiram:
a) A nobreza e o campesinato.
b) A burguesia industrial e o operariado.
c) O empresariado e os pequenos artesãos independentes.
d) A burguesia assalariada e os trabalhadores manuais.
Questão 11. Quem foram os fundadores do socialismo científico? O que pregavam esses pensadores?
Questão 12. Qual a doutrina da Igreja Católica que apareceu como uma alternativa contra a exploração capitalista?
Questão 13. Em que acreditavam os anarquistas?
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre a Revolução Industrial para o 7° Ano do Ensino Fundamental:
01. Foi um conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia. iniciando-se no século XVIII e prolongando-se pelo século XIX. A máquina foi suplantando o trabalho humano, e uma nova relação entre trabalho e capital se impôs.
02. Os operários passaram a viver em condições miseráveis. Homens. mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia. Dentro das fábricas, havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo do que o dos homens.
03. Eles passaram a lutar pela conquista de seus direitos.
04. C;
05. D, A, B, F, C, E;
06. A Franca. a Bélgica, os Estados alemães o norte da Itália, a Rússia. os Estados Unidos o Japão e a Holanda.
07. Liberalismo;
08. Acúmulo de capital, propriedade privada, obtenção de lucro e trabalho assalariado.
09. A, B, B, D, D, C, B
10. B;
11. Karl Marx e Engels. Pregavam a necessidade de derrubar a burguesia do poder e pôr fim à propriedade privada.
12. O socialismo cristão.
13. Os anarquistas acreditavam que o homem era capaz de viver em paz, sem a instituição do Estado.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína