Questão 01 sobre a Era Vargas: Fuvest-SP.
a) O que foi a Aliança Liberal, formada no decorrer do processo sucessório de Washington Luís?
b) Qual a relação de Getúlio Vargas com a Aliança Liberal?
c) Qual o desfecho desse processo sucessório?
Questão 02. Mackenzie-SP. Getúlio Vargas que estais no Rio Grande do Sul, glorificada seja a vossa luta. Venha a nós a vossa força, seja vitoriosa a vossa causa assim no sul como no norte. Perdoai as nossas covardias, assim como nós perdoamos aos legalistas. Não nos deixai cair em poder de Washington Luís e livrai-nos de Júlio Prestes. Amém.
O Padre Nosso dos Revolucionários
A causa revolucionária em 1930 estava vinculada:
a) ao fato dos aliancistas não aceitarem a derrota nas urnas e defenderem abertamente a revolução, liderados por Antônio Carlos.
b) à prisão de João Pessoa por agentes do governo federal.
c) à vitória aliancista nas eleições, gerando a retaliação da oligarquia cafeeira paulista.
d) ao rompimento do pacto entre oligarquia cafeeira e militares tenentistas.
e) à eleição do candidato oficial Júlio Prestes, acusado de fraude, e às perseguições políticas lideradas por Washington Luís contra os aliancistas.
Questão 03 sobre a Era Vargas: PUC-PR. Assim, enquanto Prestes aderia ao comunismo – mostrando, ao mesmo tempo, que a vitória de Getúlio Vargas significaria a mera substituição de uns grupos oligárquicos por outros no poder, (…) os “tenentes se deixavam envolver pela campanha da Aliança Liberal…”
Prestes, Anita Leocádia. Uma epopéia brasileira – A Coluna Prestes. Editora Moderna, 1995, p. 103.
Interpretando o texto e com ajuda de seus conhecimentos históricos, assinale a única alternativa correta:
a) Luiz Carlos Prestes, principal líder da “Coluna Prestes”, pretendia derrubar o governo opressivo de Epitácio Pessoa.
b) a Aliança Liberal defendia a candidatura de Júlio Prestes, que governava São Paulo.
c) os tenentes, expressão do movimento político do “tenentismo”, representavam a ideologia socialista e revolucionária.
d) os grupos oligárquicos substituídos representavam principalmente a cafeicultura.
e) A “Coluna Prestes” nunca foi completamente derrotada pelos legalistas, porque fazia a “guerra de posições”, enquanto aqueles faziam a “guerra de movimento”.
Questão 04. Mackenzie-SP. É um homem calmo numa terra de esquentados. Um disciplinador numa terra de indisciplinados. Um prudente numa terra de imprudentes. Um sóbrio numa terra de esbanjadores. Um silencioso numa terras de papa gaios.
Érico Veríssimo
A descrição refere-se ao líder da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, que chegou ao poder através:
a) da vitória nas urnas sobre o candidato oficial Júlio Prestes.
b) do movimento armado que se seguiu à derrota da Aliança Liberal nas eleições, agravada pelo assassinato de João Pessoa.
c) da coluna Prestes e do apoio incondicional à liderança tenentista.
d) da formação de um grupo homogêneo, composto de novas lideranças políticas e sem vínculos com as velhas oligarquias.
e) da definição de uma política voltada exclusivamente para o setor agrário, atingido pela crise do café.
Questão 05 sobre a Era Vargas: Na década de 30, para combater o governo estabelecido por Getúlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Cartazes com propaganda pediam a colaboração da população no esforço de guerra. A Revolução de 1932 ocorre na seguinte conjuntura política nacional:
a) aprovação do novo Código Eleitoral sem o voto secreto.
b) perda da hegemonia política pela oligarquia paulista em nível federal.
c) intervenção do poder federal no governo de São Paulo por meio da política dos governadores.
d) aliança entre o Partido Popular Progressista e produtores rurais intermediada por militares tenentistas.
Questão 06.. Mackenzie-SP. A Era Vargas: A Revolução de 1930 apoiada por grupos heterogêneos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado brasileiro.
Identifique estes traços nas alternativas a seguir.
a) O Estado getulista incentivou o capitalismo nacional, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora urbana e a burguesia nacional.
b) Para Vargas, a questão social permanecia um caso de polícia e o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.
c) As decisões econômico-financeiras foram descentralizadas, tendo o presidente reduzidos poderes.
d) O poder dos estados foi fortalecido em relação à união.
e) Preservaram-se as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.
Questão 07 sobre a Era Vargas: UEPE. Sobre a Revolução de 1930 e o Governo Provisório (1930 a 1934), analise as proposições a seguir.
( ) O Governo Provisório teve em Brasília sua sede provisória, passando depois para São Paulo a capital do Brasil.
( ) Getúlio Vargas foi quem assumiu o poder do Governo Provisório em 1930.
( ) Duas forças políticas apoiaram a Revolução de 1930: os constitucionalistas e os tenentistas.
( ) Os constitucionalistas defendiam a democracia do país, através de eleições livres, governo constitucional e plena liberdade civil.
( ) Uma das primeiras medidas do governo Vargas de 1930 foi substituir a Constituição de 1891 pelo decreto nº 19.398, que dissolveu o legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal.
Questão 08. UFRN. A atuação do Estado no Brasil difere nos governos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso (FHC), uma vez que:
a) para Vargas, ao Estado cabia explorar as riquezas nacionais, base para a construção de uma nação forte; para FHC, ao Estado cabe estimular os investimentos privados, que inserem o país na economia internacional.
b) para Vargas, o Estado tinha a função de organizar os trabalhadores em sindicatos internacionais; para FHC, o Estado situa-se acima das classes sociais, estando assim impossibilitado de intervir nas questões trabalhistas.
c) Vargas concebia um Estado capaz de promover a aliança entre a burguesia nacional e a burguesia internacional; FHC concebe um Estado independente em relação aos diferentes grupos econômicos.
d) Vargas estimulou a criação de empresas privadas com capital nacional em substituição às empresas públicas; FHC defende a privatização das empresas estatais como meio de manter a estabilidade da economia.
Questão 09. UEL-PR. Em outubro de 1930, iniciou-se um largo período – podemos dizer um quarto de século – em que Getúlio Vargas foi a figura predominante no cenário político nacional; isso parece propiciar uma certa idéia de continuidade para uma história política vista a partir das grandes figuras, como a que predominou muito tempo na historiografia e permanece até hoje no senso comum.
BORGES, V. P. Anos trinta e política: história e historiografia. in: FREITAS, M. C. (org.) Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p.159.
Sobre os anos 30 e a figura de Getúlio Vargas, considere as seguintes afirmativas:
I . A década de 1930 iniciou-se com uma ruptura jurídico-política, consagrada como “Revolução de 30”, que remete ao importante tema dos dilemas da democracia no Brasil.
II. A partir dos acontecimentos de 30, passou a vigorar um acordo entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram na presidência da República.
III. Por muito tempo, memorialistas e historiadores conceberam Getúlio Vargas como o responsável pela concessão dos direitos trabalhistas no Brasil.
IV. Como alternativa à tradicional conciliação dos detentores do poder, surgiu a Liga de Ação Revolucionária, que teve seu projeto nacionalista e democrático derrotado pelos eventos de outubro de 1930.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Questão 10 sobre a Era Vargas: UFV-MG. A Revolução de 30 foi um marco na história brasileira. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder inicia-se um novo perfil de desenvolvimento para o país, chegando ao fim a república dos coronéis, que teve na agricultura e no poder econômico e político, vinculado à propriedade da terra, o seu centro de referência.
Faça um delineamento desse novo padrão de desenvolvimento econômico iniciado no Brasil a partir de 1930.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas das questões sobre A Era Vargas:
01. a) Foi uma aliança política de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e parte de São Paulo (integrantes do PD – Partido Democrático) em uma frente contra as oligarquias paulistas do PRP (Partido Republicano Paulista).
b) Getúlio Vargas foi o candidato à Presidência da República pela Aliança Liberal, tendo como vice João Pessoa, da Paraíba.
c) Vargas e João Pessoa foram derrotados e desencadeou-se a Revolução de 1930.
02. E;
03. D;
04. B;
05. B;
06. A;
07. F, V, V, V, V;
08. A;
09. A;
10. A Era Vargas foi marcada pelo estímulo à industrialização e modernização do país, procurando diminuir a dependência econômica em relação ao capital estrangeiro.
Estimulou-se a indústria de base sob o gerenciamento do Estado, uma vez que a burguesia incipiente era incapaz de promover grandes investimentos, principalmente no setor da indústria pesada.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína