A Nova República Brasileira Exercícios

1) Nova República Brasileira: (UFF/2004) O ano de 1985 foi o marco inaugural da chamada Nova República no Brasil. Representou o retorno do Poder Executivo às mãos de civis, após 21 anos de ditadura militar. Essa transição democrática, entretanto, não foi simples, revelando rupturas e também continuidades.

Indique dois aspectos de ruptura e dois de continuidade, inerentes à Nova República brasileira.

 

 

2) (PUCRJ/2005) A Constituição brasileira de 1988 é conhecida como a “Constituição cidadã”. Dentre suas decisões, instaurou e possibilitou a vigência de medidas e códigos legais relacionados aos direitos de grupos específicos, entre os quais podemos identificar:

I. O Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. O Estatuto do Idoso.

III. A afirmação do racismo como crime inafançável.

IV. A demarcação das terras indígenas.

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa I está correta.

b) Se apenas as afirmativas I e III estão corretas.

c) Se apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

d) Se apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

e) Se todas as afirmativas estão corretas.

 

 

3) Nova República Brasileira: (Fatec/1998) A Constituição de 1988 reflete, dentro do processo de modernização do Brasil, conflitos sociais ainda fortes, bem como o nível de organização dos grupos sociais. Quanto a essa Constituição é correto dizer que:

a) avançou em relação aos direitos civis e às questões sociais, como a reforma agrária nas pequenas e médias propriedades improdutivas.

b) manteve os privilégios de uma minoria que defende a reforma agrária em etapas; mas avançou na defesa dos monopólios dos setores estratégicos.

c) avançou em relação às questões econômicas e sociais, como a reforma agrária; mas restringiu direitos civis, como o aborto para menores de 21 anos.

d) avançou em relação à defesa do regime democrático e aos direitos civis; mas não em questões econômicas e sociais, como a reforma agrária.

e) manteve os privilégios de uma minoria que defende as empresas estatais, mas avançou nas questões econômicas e sociais, como a reforma agrária.

 

 

4) (UFPEL/2008) Leia os documentos do debate de 1993 sobre Formas e Sistemas de governo:

Não à República.

Nem Ditadura, nem anarquia.

O povo brasileiro quer de volta a monarquia.

Não fique parado. Cabe ao povo se mobilizar para pôr fim a todas as mentiras republicanas, restituindo a única forma de governo que garantiu dignidade, prosperidade, paz, liberdade e estabilidade ao povo brasileiro. Isto não é uma utopia.

A monarquia parlamentar garantirá ao Brasil como garantiu no passado e garante atualmente aos países mais ricos e livres do mundo – Japão, Inglaterra, Suécia, Nova Zelândia,  Dinamarca, Noruega, Bélgica, Canadá, Holanda, Austrália, Espanha – a verdadeira representação popular e a dignidade do Parlamento.

(Panfleto do Movimento Parlamentarista Monárquico. [adapt.])

[…] os republicanos revidam – não era bem assim. – Não havia representação verdadeira da sociedade. O sistema do voto censitário só admitia como eleitores aqueles que comprovassem determinado nível de renda. A maioria da população, de resto, não tinha direito nenhum – vivia submetida ao hediondo regime da escravidão, sob o qual repousava o Império.

(Suplemento especial da Editora Abril.)

Essa polêmica entre monarquistas e republicanos, em 1993, foi decidida através do (de):

a) plebiscito.

b) referendo.

c) projeto de lei.

d) emenda constitucional.

e) medida provisória.

 

 

5) Nova República Brasileira: (PUCRS/1999) Responder à questão numerando a coluna II de acordo com os planos econômicos citados na coluna I.

COLUNA I

1. Plano Cruzado

2. Plano Collor

3. Plano Real

4. Plano Bresser

COLUNA II

( ) Volta do cruzeiro como moeda nacional, bloqueio por 18 meses dos saldos de contas correntes, poupanças e investimentos financeiros, e abertura da economia ao capital estrangeiro.

( ) Retenção de 15% de todos os impostos e contribuições federais pelo Fundo Social de Emergência, controle da emissão de moeda e criação da URV como indexador diário vinculado ao dólar comercial.

( ) Congelamento de preços, tarifas e salários pelo prazo de um ano e criação do gatilho salarial, a ser disparado sempre que a inflação acumulada superasse os 20%.

A sequência correta dos números na coluna da direita, de cima para baixo, é a seguinte:

a) 2 – 3 – 4

b) 1 – 4 – 3

c) 2 – 3 – 1

d) 3 – 2 – 1

e) 4 – 1 – 2

 

A República Civil Militar Brasileira Exercícios.

 

6) Nova República Brasileira: (UFPR/2011) Escreva um texto sobre os “caras-pintadas”, identificando as motivações políticas da explosão desse movimento.

 

 

7) Nova República Brasileira: (Fatec/2000) O Plano Real entrou em vigência em fins de 1993, durante o governo de Itamar Franco. Sobre esse plano é correto afirmar que:

a) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e trouxe a estabilização política.

b) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e ajudou a diminuir o desemprego.

c) reduziu a inflação, mas as medidas de ajuste adotadas provocaram recessão econômica, quebras de bancos e de empresas, assim como um surto de demissões e desemprego.

d) reduziu a inflação, trouxe a estabilidade econômica, desenvolveu a indústria nacional, resolvendo muitos problemas sociais, com o aumento do poder aquisitivo da população.

e) reduziu a inflação, estabilizou o setor produtivo nacional, ajudou a diminuir a desigualdade social existente no campo e na cidade, enfraquecendo as organizações de oposição como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

 

 

8) Nova República Brasileira: (UERJ/2012) Leia.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, levamos a cabo a tarefa da transição.

Acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço de nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas, ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista.

Esse modelo, que à sua época assegurou progresso e permitiu a nossa industrialização, começou a perder fôlego no fim dos anos 70. Atravessamos a década de 80 às cegas. No final da “década perdida”, os analistas políticos e econômicos mais lúcidos já convergiam na percepção de que o Brasil vivia não apenas um somatório de crises conjunturais, mas o fim de um ciclo de desenvolvimento a longo prazo.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Discurso de despedida do Senado, em 15/12/1994 Adaptado de www.planalto.gov.br

 

Em seus dois mandatos como presidente, Fernando Henrique Cardoso buscou apoio de diferentes forças políticas e partidárias para implementar um programa de reformas que rompesse com o que chamou de “legado da Era Vargas”. Essas reformas eram vistas pelo grupo político ao qual pertencia como fundamentais para que o país vencesse defnitivamente as difculdades enfrentadas na “década perdida”.

Explique o significado da expressão “década perdida” para a economia brasileira.

Cite, ainda, duas ações desenvolvidas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso relacionadas a seu rompimento com a “Era Vargas”.

 

 

9) (UFPE/2013) Luiz Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula, foi líder sindical e esteve à frente das famosas greves do ABC Paulista no fnal dos anos 70, chegando à Presidência da República brasileira em 2003, após vencer as eleições em que tinha por oponente o paulista José Serra. Com relação ao governo Lula, no seu primeiro mandato, analise as seguintes proposições.

( ) Um dos atos iniciais do Presidente Lula foi a reforma da Previdência Social, pela qual aumentaram-se as exigências para os trabalhadores se aposentarem.

( ) A estabilidade da moeda e o controle da inflação foram objetivos concretizados pelo seu governo.

( ) Instituiu o Plano Real como forma de conter a histórica inflação que se abatia sob o país, desde os governos militares.

( ) No meio da primeira fase de seu governo, surgiram, na imprensa, alguns escândalos políticos, entre os quais sobressaía a acusação de que parlamentares eram pagos para aprovar projetos do governo.

( ) Considerando os carros de fabricação nacional verdadeiras “carroças”, o governo passou a favorecer a importação de automóveis e outros produtos de luxo.

 

 

10) Nova República Brasileira: (IFCE/ 2014) Em relação ao Brasil do início do século XXI, é correto afirmar-se que:

a) teve, com a eleição do presidente Lula, a continuidade das propostas neoliberais, tendo em vista ser este presidente forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira.

b) no segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, tendo em vista o modelo econômico brasileiro ter ultrapassado a inclusão social, não necessitando mais de ações assistencialistas.

c) com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a compor o governo, apoiando o novo programa de desenvolvimento econômico do país, o PRONATEC, que defende a nacionalização de todas as empresas estrangeiras.

d) o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.

e) em atitude semelhante à de Getúlio nos anos de 1950, ao criar a PETROBRÁS, a Presidente Dilma Rousseff conseguiu, com apoio do Congresso Nacional, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.

 

🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.

Gabarito com as respostas das atividades de História sobre a Nova República Brasileira:

1) Quanto aos aspectos de Ruptura, pode-se considerar o fim do regime político autoritário ou de exceção com o restabelecimento da democracia e a ampliação do processo político- representativo, com aprovação de eleição direta para presidente da República, prevista para 1990. Em relação aos aspectos de continuidade, pode-se considerar o fato de a transição ter sido conduzida pelo alto, ignorando-se as manifestações e reivindicações dos movimentos organizados e a manutenção das elites tradicionais e de políticos ARENA, partido de apoio ao  regime militar compondo o Congresso.

 

2) d; 3) d; 4) a; 5) c;

6) A expressão “caras-pintadas” foi utilizada pela imprensa para se referir aos manifestantes, principalmente estudantes, que em todo o país se mobilizaram a favor do impeachment do  presidente Fernando Collor de Melo e em suas manifestações pintavam o rosto de verde amarelo. Esse movimento ocorreu no ano de 1992, após a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), cujo início foi marcado pelo depoimento de Pedro Collor, irmão do presidente, que denunciou um esquema de corrupção.

7) c;

8) A década de 80, dos governos Figueiredo e Sarney, é valorizada pela transição política em direção à democracia, mas desprezada do ponto de vista econômico. Daí a expressão “década  perdida”, pois foi caracterizada por forte recessão, com inflação crescente e retração das atividades econômicas, tendo como efeito o aumento do desemprego e forte redução no poder de compra. Em contraposição à política considerada intervencionista do modelo varguista, o governo FHC promoveu a desestatização, com abertura da economia ao capital estrangeiro, além de uma política de flexibilização na legislação trabalhista.

9) V V F V F; 10) d

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.