A República Civil Militar Brasileira Exercícios com Gabarito

01. República Civil Militar Brasileira: (Mackenzie/2014) Havia dois golpes em marcha. O de Jango viria amparado no “dispositivo militar” e nas bases sindicais, que cairiam sobre o Congresso, obrigando-o a aprovar um pacote de reformas e a mudança das regras do jogo da sucessão presidencial. (…)

O ex-governador gaúcho Leonel Brizola achava que viria de cá, do presidente, seu cunhado. Fazia tempo que Brizola repetia:
“Se não dermos o golpe, eles o darão contra nós”.
Elio Gaspari. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.51

O texto acima relata os momentos decisivos que levaram ao golpe contra João Goulart, em 1964. Nele, há a citação de “dois golpes em marcha”. Um está explicitado do excerto, o outro está corretamente indicado em uma das alternativas abaixo. Trata-se

a) das articulações do capital externo, capitaneado pelos Estados Unidos, tendo à frente, no Brasil, partidos da oposição ao presidente Goulart, como o PTB.

b) do golpe civil-militar – setores opositores das medidas tidas como esquerdizantes do até então presidente Goulart – apoiados decisivamente pelos Estados Unidos.

c) do golpe militar que resultou na retirada de João Goulart da presidência, impondo um governo de exceção ao Brasil, marcado, por sua vez, pelas garantias das liberdades individuais.

d) de conspirações oposicionistas às “Reformas de Bases” – amplo programa de base populista, visando às reformas estruturais –, consolidando uma reforma agrária radical já em curso no Brasil.

e) da luta armada a João Goulart, pois com sua ascensão, o capital externo passou a consolidar seu domínio sobre o país, com a marginalização das camadas populares.


02. República Civil Militar Brasileira: (Mackenzie/2013) (…) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as  manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto.

O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional. Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965.

Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima.

a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.

b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964.

c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.

d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.

e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fm de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.


03. República Civil Militar Brasileira: (UEL/2003) “Pelos campos a fome em grandes plantações/ Pelas ruas marchando indecisos cordões/ Ainda fazem da flor seu mais forte refrão/ E acreditam nas flores vencendo o canhão/ Há soldados armados, amados ou não/ Quase todos perdidos, de armas na mão/ Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição/ De morrer pela pátria e viver sem razão/ Nas escolas, nas ruas, campos, construções/ Somos todos iguais, braços dados ou não/ Os amores na mente, as flores no chão/ A certeza na frente, a história na mão/ Caminhando e cantando e seguindo a canção/ Aprendendo e ensinando uma nova lição / Vem, vamos embora, que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Refrão).”

A canção intitulada “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, foi interpretada no Festival da Canção de 1967. Sobre ela, é correto afirmar:
a) Constituiu-se em veículo de propaganda política do regime militar, no intuito de forjar o patriotismo.

b) Tornou-se hino de contestação dos movimentos sociais a partir da década de 1970, assinalando a presença de novos sujeitos sociais no cenário político.

c) Defende que a luta social depende da emergência de grandes líderes políticos.

d) Sua letra está desvinculada da realidade nacional, tendo por objetivo mudanças no plano estético da canção brasileira.

e) Conclama os militantes a desistirem da luta pela justiça social nos seus respectivos espaços de atuação política.


04. República Civil Militar Brasileira: (UERJ/2011)

Tropicália
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento no planalto central
do país
(…)
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga, estreita e torta
E no joelho uma criança, sorridente, feia e morta
Estende a mão
(…)
www.caetanoveloso.com.br

O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do “Tropicalismo”, movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta:
a) valorização do pluralismo cultural
b) denúncia das influências estrangeiras
c) enaltecimento da originalidade nacional
d) defesa da homogeneização de comportamentos sociais


05. República Civil Militar Brasileira: (Unicamp/1999) Em 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro promulgou o Ato Institucional no 5, que, segundo opiniões da época, transformava o regime militar em uma ditadura “sem disfarces”.

a) Qual o pretexto utilizado pelo regime militar para editar este Ato?
b) Cite duas das principais medidas adotadas por esse Ato.
c) Caracterize dois elementos da democracia que a diferenciam da ditadura.


06. República Civil Militar Brasileira: (UFRRJ/2000)

“AO POVO BRASILEIRO
Grupos revolucionários detiveram, hoje, o senhor Burke Elbrick, Embaixador dos Estados Unidos, levando-o para algum ponto do País, onde o mantêm preso. (…)

O Senhor Burke Elbrick representa em nosso País os interesses do imperialismo que, aliados aos grandes patrões, aos grandes fazendeiros e aos grandes banqueiros nacionais, mantêm o regime de opressão e de exploração. São os interesses desses consórcios, de enriquecerem cada vez mais, que criaram e mantêm o arrocho salarial, a estrutura agrária injusta, a repressão institucionalizada. (…)

Nossas duas exigências são: a) a libertação de quinze prisioneiros políticos. São quinze revolucionários entre os milhares que sofrem as torturas nas prisões-quartéis de todo o país, que são espancados, seviciados e que amargam as humilhações impostas pelos militares. (…) b) a publicação e leitura desta mensagem, na íntegra, nos principais jornais, rádios e televisões de todo o país. (…)”
(Manifesto da Ação Libertadora Nacional e do Movimento  Revolucionário 8 de Outubro -”Correio da Manhã”: 5/9/1969.)

O sequestro do embaixador norte-americano acabou pegando de surpresa a recém-empossada Junta Militar que, por alguns meses governou o país, criando uma crise política de alcance internacional. De acordo com o texto:
a) cite uma razão para a ocorrência da luta de guerrilhas após 1964.
b) explicite as condições políticas que levaram à criação de uma Junta Militar para governar o país em 1969.


07. República Civil Militar Brasileira: (UFJF/2003) No período compreendido entre os anos 1960 e 1976, o Brasil começaria a viver um grande crescimento econômico, tornando esse período conhecido como “o milagre”. A tabela abaixo mostra a distribuição de renda durante o período:

tabela população remunerada 1960, 1970 e 1976

a) A retenção salarial derivou, principalmente, da concorrência entre os trabalhadores, uma vez que o Estado não interferia nas negociações salariais.

b) Muito embora tenha ocorrido crescimento econômico, não se distribuiu de forma igual entre os diferentes extratos de renda.

c) A participação na renda cresceu em todos os extratos, exceto entre os mais ricos.

d) Os mais pobres aumentaram a sua participação na renda nacional em razão de sua intensa mobilização sindical no período.

e) O crescimento econômico ocorrido no período contribuiu para a diminuição da concentração de renda no país.


08. República Civil Militar Brasileira: (Fuvest/1997) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970.

a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.

b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.

c) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.

d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.

e) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.


09. República Civil Militar Brasileira: (UFRJ/2001) […] a crise do petróleo, decretada unilateralmente pela imposição do boicote seletivo dos países produtores árabes, desde a terceira semana de outubro último, está afetando o abastecimento das nações industrializadas. E as sociedades afluentes do ocidente, acostumadas à fartura, agora se mostram perplexas e frustradas com a escassez compulsória.

“O destino de uma crise”. Revista “Veja”, Editora Abril, São Paulo, n° 274, 05/12/1973, p. 111.

Em outubro de 1973, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), então responsável por 60 % das exportações mundiais do produto, surpreendeu o mundo ao aumentar o preço do barril de petróleo e impor um boicote seletivo no fornecimento do produto aos países aliados de Israel na Guerra do Yom Kippur. As economias ocidentais foram fortemente atingidas e os diferentes governos buscaram soluções para enfrentar a crise.

No segundo semestre de 2000, uma alta dos preços do petróleo trouxe com ela o medo de que pudesse se repetir uma crise semelhante à ocorrida na década de 70.
a) Identifique uma consequência social das medidas adotadas pela OPEP para as economias ocidentais na década de 70.
b) Explique uma medida tomada pelo governo brasileiro a fim de enfrentar a crise do petróleo na década de 70.


10. República Civil Militar Brasileira: (Unesp/1998) Assumindo o governo após o período repressivo do general Médici, o general Geisel pretendia iniciar um processo de liberalização do regime autoritário. Foi, entretanto, um período marcado por alternâncias de medidas tênues de abertura e outras de natureza discricionária. Em 1977, o governo publica um conjunto de medidas conhecidas  como “o pacote de abril”, cuja característica foi:

a) procurar impedir a vitória das oposições nas próximas eleições.
b) atacar de maneira frontal a ação da “linha-dura”.
c) editar medidas que atenuassem a ação do Ato Institucional no 5 (AI-5).
d) propor medidas liberalizantes na legislação trabalhista.
e) impor medidas coercitivas ao movimento sindical.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas das atividades de História sobre República Civil Militar Brasileira:

01. b;

02. b;

03. b;

04. a;

05. a) A recusa da Câmara dos Deputados em autorizar que o governo militar processasse o deputado federal Márcio Moreira Alves, do MDB, devido ao discurso por ele proferido, o qual fora considerado ofensivo pelas Forças Armadas.

b) Restabelecimento das cassações de mandatos e da suspensão de direitos políticos; suspensão do direito de “habeas corpus”.

c) Na democracia, existe liberdade de expressão, a qual é cerceada na ditadura. Na democracia, há também a liberdade de organização político-partidária e, consequentemente, a liberdade de voto, as quais inexistem na ditadura.

06. a) A defesa do restabelecimento da democracia no país, contestando as medidas ditatoriais, sobretudo o AI-5 (Ato Institucional N° 5) eram motivações para a luta de guerrilhas inspirados no êxito da Revolução Cubana.

b) O afastamento do presidente Costa e Silva por motivos de saúde, levam à formação da Junta Militar, formada por conservadores que não pretendiam entregar o poder ao vice-presidente civil Pedro Aleixo.

07. b;

08. c;

09. a) A elevação dos índices de inflação; o aumento do desemprego e a queda dos salários face à falência de empresas.

b) – a criação de Programas visando a pesquisa e o uso de outras fontes de energia, como o Programa Nacional do Álcool (Pró-álcool) e o Programa Nuclear Brasileiro;

– o maior investimento na Petrobrás com o objetivo de prospecção na plataforma submarina, notadamente na bacia de Campos (RJ) e em projetos de pesquisa com o objetivo de encontrar bacias de petróleo em outras áreas do País.

10. a

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário