Questão 01 com Atividades sobre Revoltas na República Velha: (Unirio) As duas primeiras décadas da história do Brasil no século XX foram marcadas pela eclosão de diversos movimentos sociais, rurais e urbanos, entre os quais se inclui a(o):
a) Guerra do Contestado, resultado da reação da oligarquia paranaense ao capital estrangeiro ligado à exploração da erva-mate e das ferrovias.
b) Guerra de Canudos, movimento restaurador e socialista que conflagrou o sertão nordestino.
c) Revolta da Chibata, representando a influência dos ideais Tenentistas sobre soldados e marinheiros.
d) Cangaço, revolução ideológica da população nordestina contrária ao coronelismo. e) Movimento Operário com expressiva presença dos trabalhadores imigrantes e forte influência dos ideais anarquistas.
Questão 02. (UFPE) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses V se for verdadeiro ou F se for falso.
Os historiadores designam por República Velha o período que se estende de 1889 a 1930. Sobre acontecimentos históricos deste período, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
( ) Os bancos emissores e a oligarquia açucareira do Nordeste foram responsáveis pela “política dos governadores”.
( ) O poder político, neste período, esteve controlado pelas oligarquias estaduais e a Revolução de 1930 tenta pôr fim a esta influência.
( ) O coronelismo é um fenômeno político que surge, no Brasil, na Primeira República.
( ) O fenômeno do banditismo social, no Brasil, está associado com a questão religiosa e a maçonaria.
( ) Para os historiadores, o assassinato de Delmiro Gouveia está relacionado com a concorrência que a sua fábrica de linhas fazia aos ingleses e a sua inimizade com Rosa e Silva.
Questão 03 com Atividades sobre Revoltas na República Velha: (UERJ) Leia o texto sobre o Contestado (1912-1916), conflito ocorrido no sul do país e motivado, entre outros fatores, pela disputa de terras.
“A revolta teve sobretudo um caráter social e religioso. O que manteve os caboclos unidos foi a crença em um profeta conhecido como monge José Maria, um guerreiro místico como Antônio Conselheiro.
O Contestado foi um movimento milenarista, ou seja, impregnado de temores apocalípticos e esperanças de salvação para os iniciados. Os caboclos acreditavam no fim deste mundo e no surgimento de outro melhor, sem fome nem miséria. ‘Até hoje a população local se refere ao episódio como a guerra dos fanáticos,’ diz o historiador Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).”
(Superinteressante, maio 2000. Adaptado.)
A expressão “guerra dos fanáticos” era usada para definir a participação dos revoltosos e foi criada naquela época pelas autoridades políticas e pelos latifundiários.
Sob um ponto de vista crítico atual, pode-se dizer que a expressão indica a intenção de:
a) desqualificar os participantes da rebelião.
b) apoiar as ideias monarquistas dos revoltosos.
c) enfatizar o caráter degenerado dos caboclos revoltosos.
d) destacar a indolência de origem psicoclimática dos camponeses.
Questão 04. (Unirio) Na segunda metade do século XIX, iniciou-se a formação de um novo segmento social no Brasil, a classe operária. Podemos afirmar que a:
a) migração italiana está ligada ao movimento operário, tendo que dividir com um grande número de ex-escravos a formação inicial da classe operária.
b) nascente classe operária brasileira tinha como base a mão-de-obra de ex-escravos que, saídos das fazendas cafeeiras, iam para as cidades em busca de trabalho na indústria.
c) classe operária brasileira possuía em sua formação uma base na mão-de-obra estrangeira e, na tentativa de se organizar, utilizou o pensamento anarco-sindicalista.
d) participação da mão-de-obra estrangeira na formação da classe operária brasileira não foi significativa devido à falta de preparo desses imigrantes.
e) classe operária brasileira, mesmo com os esforços demonstrados, não conseguiu fugir da tutela do Estado.
Questão 05 com Atividades sobre Revoltas na República Velha: (UERJ) “A República despontava. (…). Mas, e quanto ao povo? Aquele monte de gente que não era mais escravo; gente branca, que vivia de vender bugigangas nas cidades: os imigrantes famintos recém-chegados. Esta gente toda percebeu o que estava acontecendo?”
(TREVISAN, Leonardo. A República Velha. p.18.)
A afirmativa que melhor responderia aos questionamentos que o autor faz no texto acima é:
a) com a proclamação da República, os ex-escravos foram integrados à sociedade do trabalho livre, devido ao crescimento do número de indústrias.
b) o sistema representativo e o federalismo significaram a ampliação imediata do número de eleitores e, portanto, maior participação política popular.
c) a República possibilitou melhores condições de trabalho ao nacional e ao imigrante, através de uma legislação trabalhista, presente na Constituição de 1891.
d) a República garantiu, de fato, a ampliação dos direitos à cidadania, na medida em que estabeleceu, através da Constituição de 1891, o voto secreto e universal.
e) com a proclamação da República, poucas foram as mudanças significativas na ordem econômico-social que pudessem vir a estabelecer novas bases para a participação e a cidadania.
Questão 06. (Cesgranrio) O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal – Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando combater, principalmente, a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação antivariólica.
d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.
Revista da Semana. (Domínio público)
A caricatura acima, publicada inicialmente em 1904, refere-se à vacinação obrigatória, que foi um importante motivação para a Revolta da Vacina.
A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
I. Ambos tinham ideologia definida no que se refere à propriedade privada da terra, que consagravam.
II. Ambos apresentam-se como reflexo do determinismo geográfico, tendo em vista a aridez do solo, sua pequena fertilidade e prolongadas secas.
III. Enquanto os rebeldes de Canudos mostravam-se simpáticos à forma de governo republicana instalada pouco tempo antes, no Contestado essa simpatia era ainda mais ampliada.