Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil Atividades

01. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Unesp) É necessário que recusemos trabalhar também de noite, porque isso é vergonhoso e desumano. Em muitas partes, os homens conseguiram a jornada de oito horas, já desde 1856; e nós, que somos do ‘sexo frágil’, temos que trabalhar dezesseis horas!… Como se pode estudar ou simplesmente ler um livro, quando se vai para o trabalho às 7 da manhã e se volta para casa às 11 horas da noite?
(“Manifesto das costureiras”, São Paulo, 1907. Citado por Edgard Rodrigues, “Socialismo e sindicalismo no Brasil”)

a) Apresente uma característica da indústria paulista do início do século XX.
b) Estabeleça relações entre a cafeicultura e o início do desenvolvimento da indústria paulista.


02. (Unesp) “Entendi que não era lícito assistir indiferentemente a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados poderiam acarretar a ruína da República. Dirigi-me para este fm aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a força política deste regime. (…) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados.”
(Campos Sales: DA PROPAGANDA A REPÚBLICA)

A partir do texto acima, explique o fenômeno político denominado “Política dos Governadores” e relacione algumas de suas consequências para a República Velha.


03. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Fuvest-SP) Sobre a economia brasileira durante a Primeira República, é possível destacar os seguintes elementos:

a) exportações dirigidas aos mercados europeus e asiáticos, e crescimento da pecuária no Nordeste.

b) investimentos britânicos no setor de serviços, e produção de bens primários para a exportação.

c) protecionismo alfandegário para estimular a indústria, e notável ampliação do mercado interno.

d) aplicação de capital estrangeiro na indústria, e consolidação do café como único produto de exportação.

e) integração regional e plano federal de defesa da comercialização da borracha na Amazônia.


04. (UFTM-MG/2010) Observe a tabela:

tabela eleições presidenciais brasil 1894-1930

(José Murilo Carvalho. Os três povos da república. Revista USP, setembro/novembro 2003.)

A partir da tabela pode-se afirmar que:
a) os presidentes foram eleitos com o voto de, pelo menos, 50% da população.
b) os números expressam o caráter oligárquico do regime imperante.
c) o número absoluto de votantes decresceu ao longo do período.
d) a porcentagem de votos obtidos sobre o total de votantes manteve-se estável.
e) houve grande participação popular nos processos eleitorais.


05. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Mackenzie) Durante o governo Campos Sales foi negociado o acordo financeiro “Funding Loan”, visando restaurar as finanças da república e que trouxe como efeitos imediatos:

a) o corte de despesas e abandono de obras públicas, desemprego, queda da indústria brasileira e favorecimento das importações.

b) a implantação de uma política industrialista, abandonando-se a crença de um país exclusivamente agrícola, defendida por parte da elite da época.

c) grandes investimentos em obras para vencer o desemprego.

d) um período de grande estabilidade econômica e política em função das boas condições sociais.

e) grande popularidade do governo, sobretudo nas camadas baixas da população, em virtude de sua política social.


06. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Fuvest) Do “Convênio de Tauabé”, em 1906, decorreu uma política de:

a) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.
d) estimulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.
e) reestrutução da economia paulista, sem a intervenção governamental.


07. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Unesp-SP) A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu, paulatinamente, desde a colonização do país, e intensificou-se, sobretudo, quando:

a) a grande seca de 1877-1879, no Ceará, provocou um fluxo migratório para a região, o que transformou retirantes em seringueiros, durante o período áureo de extração da borracha.

b) organizações internacionais, preocupadas com o desmatamento da mata tropical, promoveram a imigração europeia para a região.

c) o governo brasileiro procurou evitar a conquista daquele território por países vizinhos, como a Bolívia.

d) a abertura da rodovia Transamazônica, por Juscelino Kubitscheck, deu início ao controle da floresta pelo Estado, diminuindo visivelmente a superfície de desmatamento.

e) a exploração intensiva e a exportação da castanha-do-pará projetou economicamente a Amazônia no cenário internacional.


08. Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil: (Unesp/2007-SP) O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou, no último mês de maio, o Estado brasileiro de ter adquirido o Acre em troca de “um cavalo”. A área foi incorporada ao Brasil, em 1903, com o Tratado de Petrópolis. Em que circunstâncias se deu esta incorporação, e que significado econômico tinha a região naquele momento?


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas dos exercícios de História sobre o Funcionamento Político e a Economia da Primeira República do Brasil:

01. a) Predomínio da produção de têxteis e alimentícios; ausência de legislação trabalhista; predomínio de mão de obra imigrante europeia.

b) Os lucros da cafeicultura do oeste paulista impulsionaram a indústria paulistana, já que os fazendeiros dessa região aplicaram, em grande parte, o excedente de capital em atividades industriais, embora a mentalidade escravista tenha imposto aos trabalhadores urbanos péssimas condições de trabalho.

02. Instituída por Campos Sales, a Política dos Governadores visava estabilizar a Hegemonia Paulista e, por consequência, a Política do Café com Leite, através da concessão de verbas federais aos governadores estaduais e da garantia de mantê-los à frente dos governos estaduais, através da comissão verificadora de poderes, que impedia a vitória dos opositores nos governos estaduais.

03. b;

04. b;

05. a;

06. b;

07. a;

08. Pelo Tratado de Petrópolis (1903), a Bolívia cedia o Acre ao Brasil, mediante uma indenização de 2 (dois) milhões de libras esterlinas e o compromisso do governo brasileiro de construir a ferrovia Madeira-Mamoré, possibilitando assim, o acesso das mercadorias bolivianas aos portos brasileiros. Esse tratado se deu em meio ao aumento das tensões entre os seringalistas brasileiros e o governo boliviano, em razão da importância da região para a extração do látex no final do século XIX e início do século XX.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário