Questão 01 sobre América Espanhola e os Estados Unidos: U. Santa Ursula-RJ – Na América Espanhola e na América Portuguesa os colonizadores desenvolveram e adaptaram várias formas de trabalho compulsório. Populações indígenas foram escravizadas, assim como os negros da África.
Assinale os tipos de trabalho compulsório na América Espanhola.
a) Encomienda, Casa de Contratação e Cabildos.
b) Cabildos, mita, escravidão negra.
c) Mita, chapetones e criollos.
d) Encomienda, mita, guatequil, repartimiento e escravidão negra em algumas ilhas.
e) Trabalho nas Casas de Fundição, as mitas e os cabildos.
Questão 02. U.E. Ponta Grossa-PR
“O colonialismo teve formas, conteúdos e conseqüências diversas, conforme as exigências de expansão dos países europeus do mundo. (…) Podemos distinguir um primeiro período em que o colonialismo é determinado pela expansão do comércio no mundo. Vai até meados do século XVII.”
BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política.
Sobre este primeiro período do colonialismo, assinale o que for correto.
01. Foi o período do predomínio dos países ibéricos, do estabelecimento de bases comerciais nas costas marítimas de outros continentes, da exploração das minas de ouro e prata, do comércio de especiarias e tecidos orientais.
02. Conhecido como Colonialismo Moderno, este período teve início com as viagens de exploração portuguesas que levaram ao descobrimento do caminho marítimo para as Índias.
04. Portugal, nesta grande empresa, tinha como objetivos ampliar a Cruzada contra o Islã e se desvencilhar dos intermediários – italianos e árabes – no comércio com o Oriente.
08. A conquista das Américas, efetivada sob a lógica da expansão comercial europeia, submeteu esses territórios a uma intensa exploração, nas minas e nas plantações.
16. Os portugueses e espanhóis foram seguidos por holandeses, franceses e ingleses, e nos fins do século XVII a Inglaterra se expandiu por todos os continentes.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 03 sobre América Espanhola e os Estados Unidos: UFSC – A partir do século XVI, os europeus realizaram múltiplos contatos com as terras e os nativos localizados na América. A conquista e a colonização do Continente prosseguiu nos séculos seguintes. As atitudes dos colonizadores caracterizadas pela destruição do meio ambiente e das civilizações nativas, e pela utilização de mão-de-obra escrava, atendiam as exigências de uma economia voltada para os interesses das metrópoles européias. Decorridos mais de quinhentos anos da localização da América pelos povos ibéricos, é correto afirmar que:
01. os colonizadores ibéricos, de modo especial, preocuparam-se em desenvolver suas possessões na América reinvestindo os recursos econômicos gerados no Continente, especialmente no comércio, na educação e na evangelização;
02. nas áreas da América ocupadas pelos espanhóis, habitaram, entre outras nações, maias, incas e astecas, que se destacaram pelo alto grau de organização social, política e econômica;
04. portugueses e espanhóis aplicaram nas suas colônias da América a legislação em vigor nos respectivos reinos e criaram leis específicas quando necessárias para legislar sobre questões coloniais;
08. o predomínio das religiões cristãs na América Latina contemporânea pode ser atribuído ao modelo de colonização implantado pelos povos ibéricos nos séculos XVI e XVII;
16. os escravos negros e os nativos da colônia portuguesa da América receberam dos colonizadores, através da influência dos missionários, tratamento diferenciado.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 04. UFR-RJ
“A organização de trabalho (…), sofreu terrível impacto sob a dominação (…) (…) Uma série de procedimentos compulsórios de contigenciamento de mão-de-obra, tanto novos (…) quanto redefinidos (…) foram desastrosos para os índios (…).”
RIBEIRO, Darcy. As américas e a civilização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p. 158-159.
Com relação à questão do trabalho indígena, no processo de colonização da Hispano – América, podemos afirmar que:
a) a Igreja Católica não permitiu trabalho compulsório;
b) a mita somente ocorreu no México e na Bolívia;
c) na Hispano – América, não ocorreu trabalho compulsório;
d) as formas de trabalho compulsório foram a mita é a encomienda;
e) as formas de trabalho compulsório ocorreu apenas com os afro-americanos.
Questão 05 sobre América Espanhola e os Estados Unidos: UFPB – A ocupação das Américas pelos europeus, a partir de 1492, logo demandou a presença do Estado metropolitano a fim de organizar, direcionar e normatizar a vida nas colônias. Para tanto, as metrópoles montaram aparelhos administrativos complexos, seguindo modelos de cada tradição européia, em contato com as tradições aborígines e que, em sua maioria, serviam aos interesses dessas metrópoles sobre o território. Nesse contexto, em relação à administração espanhola, considere as afirmações:
I. A administração da América hispânica caracterizou-se pelo centralismo de decisão na Corte de Madrid. Foi unitarista no controle territorial do continente americano e desenvolveu uma política religiosa cosmopolita, respeitando as religiões locais.
II. A divisão administrativa adotada pela Espanha previa dois tipos de Colônia: os vice reinados e as capitanias-gerais. Chegaram a ser estabelecidos quatro vice-reinos – Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata – e quatro capitanias-gerais – Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.
III. A Busca do Eldorado foi muito forte entre os espanhóis. Fato que levou à montagem de uma administração preocupada, primeiramente, em cristianizar os gentios.
Daí, só tardiamente, é que se voltaram para o controle fiscal, com o surgimento da mineração no século XVIII.
Está(ão) correta(s) somente:
a) I
b) II
c) III
d) II e III
e) I e II
Questão 06. Unifor-CE – Em 1532, a expedição do espanhol Francisco Pizarro conquista a capital sul do Império Inca, atual Cuzco. Três anos depois, é fundada a Ciudad de los Reyes, hoje a capital, Lima. A colônia é elevada a vice-reino do Peru em 1543, graças:
a) à exploração das minas de prata, de ouro e de mercúrio;
b) aos jesuítas que implantam na região cerca de 30 missões que tinham entre outros, o objetivo de catequisar os guaranis;
c) à aceitação dos estrangeiros por parte dos índios cunas, guaymís e chocós que se mesclam aos espanhóis;
d) ao desenvolvimento dos dois primeiros povoados Arequipa e Trujillo que conservaram os idiomas de seus habitantes nativos – o que chua e o aimará e são os berços da civilização peruana;
e) ao desenvolvimento das culturas tropicais tais como: abacaxi, banana e cana-de-açúcar.
Questão 07 sobre América Espanhola e os Estados Unidos: Unifor-CE – Os cabildos, na América Espanhola, eram:
a) os contratos da Coroa com companhias estrangeiras de comércio, que, em troca de um pagamento à monarquia, tinham o monopólio de comercializar os escravos negros no continente americano;
b) câmaras municipais no Período Colonial, encarregadas da administração das cidades;
c) companhias comerciais criadas na época do Absolutismo e que tinham a exclusividade do comércio com a colônia, cidade ou região;
d) associação de pessoas da mesma profissão sujeitas às mesmas regras e estatutos, com os mesmos deveres e direitos e com os mesmos rituais;
e) rebeliões ou motins promovidos por militares com a finalidade de tomar o poder.
Questão 08. Unifor-CE – O “exclusivo” comercial pretendido pela Espanha no século XVI foi o mais austero entre todos os que surgiram no período mercantilista. À Casa de Contratación, sediada em Sevilha, cabia:
a) fundar cidades e construir fortaleza na colônia e representar o domínio espanhol na América com prerrogativas jurídicas e militares;
b) promover a cristianização dos índios e entregar ao Estado metropolitano um quinto da produção das terras exploradas;
c) controlar a administração das minas e supervisionar a ação dos jesuítas na colônia e a evangelização dos nativos;
d) referendar as decisões do Conselho das Índias na colônia, ocupado pelos espanhóis nascidos na América;
e) controlar todo o comércio, regulamentar a administração colonial, nomear os funcionários e funcionar como Supremo Tribunal de Justiça.
Questão 09. UFPR – Coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas. A partir de meados do século XVIII:
( ) verificou-se o restabelecimento das relações entre a Coroa portuguesa e os religiosos da Companhia de Jesus, graças à atuação do papa Urbano II;
( ) a Coroa portuguesa dividiu administrativamente o seu domínio americano em dois reinos, que, entretanto, permaneceram subordinados ao governador-geral do Brasil;
( ) em relação à política colonial, o reinado de D. José I caracterizou-se pela adoção de medidas voltadas à centralização administrativa, visando a estabelecer maior controle econômico e político;
( ) para aumentar os rendimentos da Coroa, foi criada, em 1771, a Intendência dos Diamantes, que introduziu medidas severas e repressivas na fiscalização das atividades extrativas do Distrito Diamantino;
( ) após a subida de D. Maria I ao trono, abrandou-se a opressão econômica exercida sobre o Brasil, permitindo-se a instalação de fábricas na colônia;
( ) em relação a seus domínios sul-americanos, Portugal e Espanha estabeleceram o Tratado de Madri (1750), que formalmente revogou os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
Questão 10 sobre América Espanhola e os Estados Unidos: PUC-RJ – Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião das conquistas e colonização das terras no Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, a exceção de:
a) A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
b) A ocorrência de guerras e a propagação de epidemias contribuíram de modo significativo para a drástica redução demográfica das populações nativas.
c) Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra.
d) O estabelecimento de alianças bélicas, favorecidas pelas rivalidades entre os povos nativos, contribuiu para a conquista européia.
e) Os conquistadores europeus valeram-se de práticas de escambo e formas de trabalho compulsório, já existentes entre os povos nativos da América, para consolidarem novas relações de dominação.
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Gabarito com as respostas das atividades de História Mundial sobre América Espanhola e os Estados Unidos:
01. d;
02. 01 + 02+ 04 + 08 + 16 = 31;
03. 02 + 04 + 08 + 16 = 30;
04. d;
05. b;
06. a;
07. b;
08. e;
09. F – F – V – V – F – V;
10. a
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína