Exercícios sobre EUA e América Hispânica no Século XX

01. EUA e América Hispânica no Século XX: Unifor-CE – Depois da queda do Estado oligárquico, a maioria dos países latino-americanos importantes conheceu governos populistas. Em alguns deles, tal fato representou a experiência política mais importante nos meados do século XX. O populismo latino-americano:

a) foi um fenômeno político resultante do programa de nacionalização de empresas estrangeiras e da reforma agrária nos latifúndios.

b) foi um regime político em que o Estado era dominado por uma elite exportadora, formada pelos pequenos proprietários rurais.

c) tinha como traço marcante a fidelidade dos governos às camadas marginalizadas da população.

d) tinha como característica uma estrutura política autoritária, burocrática, baseada no nepotismo.

e) foi um fenômeno urbano, característico da passagem da sociedade rural para a urbana industrial.

 

 

02. U. Santa Úrsula-RJ – A partir da década de 30, a chamada “Política da Boa Vizinhança”, inaugurada pelos Estados Unidos, significou na verdade uma imposição dos valores culturais norte-americanos na América Latina. Assinale a melhor opção:

a) A Política da Boa Vizinhança exerceu um papel fundamental na vida cultural brasileira: modificação de seus hábitos, sua cultura, sua arte.

b) A década de 30 foi rica em desenvolvimento industrial e cultural: era uma democracia incipiente, mas construiu-se Brasília, mudando o eixo econômico e cultural do sudeste para o Centro-Oeste.

c) Surge o movimento chamado Modernismo Brasileiro, com a figura de Oswald de Andrade e sua “Antropofagia Cultural”.

d) Houve um considerável avanço no processo cultural do trabalhador brasileiro que consegue algumas garantias trabalhistas.

e) Getúlio Vargas, chamado “Pai dos Pobres”, deu margem a que diversos cartunistas fizessem críticas a sua política de adesão aos Estados Unidos.

 

 

03. EUA e América Hispânica no Século XX: Unifor-CE – O Governo Militar na Argentina vigorou de 1930 a 1932. Em 1932 foi restaurado o Governo Civil com predomínio dos Conservadores. Em 1943, um novo golpe militar abriu espaço para a ascensão do Coronel Juan Domingo Perón, que se fortaleceu por:

a) instituir medidas duras de combate à inflação e renegociar a dívida externa.

b) impedir a fuga de capitais da Argentina e lançar um pacote para obter empréstimos do Fundo Monetário Internacional.

c) favorecer a sindicalização e promover reformas trabalhistas.

d) ampliar as negociações com o Reino Unido e retomar a discussão sobre a soberania das Malvinas.

e) favorecer a depreciação dos produtos agropecuários no mercado internacional e investir na aproximação com os Estados Unidos.

 

 

04. U. F. Uberlândia-MG – A respeito da política norte-americana em relação aos países da América Central no século XX, podemos afirmar que:

I. em El Salvador os grupos guerrilheiros, unificados na Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) enfrentaram, nos anos 80, uma sangrenta repressão de grupos paramilitares, financiados pelos Estados Unidos e ligados aos organismos de segurança do governo e às oligarquias locais.

II. a criação do Panamá como Estado independente, desmembrado da Colômbia, deveuse à ação dos Estados Unidos, no âmbito da política de intervenções armadas (“Big Stick”), para assegurar os interesses norte-americanos na construção de um canal interligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

III. a ameaça representada pela vitória da Revolução Sandinista na Nicarágua levou os Estados Unidos a alterar sua política para a América Central, passando das intervenções diretas e financiamento de governos ditatoriais, à concessão de ajuda financeira destinada a acabar com a pobreza e com as desigualdades sociais.

IV. no início dos anos 80, o fortalecimento dos setores populares e nacionalistas na América Central levou à vitória da guerrilha em El Salvador, implantando um governo revolucionário esquerdista e, no Panamá, forçando a devolução da Zona do Canal.

Assinale a alternativa correta.

a) II e IV são corretas. c) I e III são corretas.

b) I e II são corretas. d) III e IV são corretas.

 

 

05. EUA e América Hispânica no Século XX: UFMT – A América Latina tem sua História marcada pela forte presença das intervenções militares. Nas décadas de 1960 e 1970, uma sucessão de golpes de Estado estremeceu suas frágeis democracias nacionais e deu origem a ditaduras, muitas com forte repercussão ainda hoje. Sobre o assunto, julgue os itens como verdadeiros ou falsos.

( ) O golpe de Estado Chileno, um dos mais sangrentos do período (1973), ocorreu quando as forças do general Augusto Pinochet investiram contra o palácio do governo, culminando com a morte do presidente eleito Salvador Allende.

( ) A Argentina foi uma exceção dentro da América Latina, pois não sofreu a implantação de ditaduras e manteve-se politicamente estável desde o governo de Domingos Peron.

( ) A Nicarágua não conseguiu escapar à onda de implantação das ditaduras, e as reações a este processo geraram revoltas armadas e uma profunda instabilidade política.

( ) A implantação de ditaduras em toda a América Latina é produto de um processo interno dos respectivos países, sem nenhuma ingerência externa.

 

Exercícios sobre o Pós Segunda Guerra Mundial.

 

06. EUA e América Hispânica no Século XX: Unifor-CE

“O general, chefe do exército, implantou, em 1973, uma das mais violentas e sanguinárias ditaduras latino-americanas (…) mineiros, dirigentes sindicais e políticos de esquerda foram presos, torturados, mortos, jogados nos rios ou enterrados nas minas (…) O Chile deixou de ser um país democrático e entrou no rol das ditaduras militares, predominantes na América Latina.”

CÁCERES, Florival. História Geral. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1997, p. 467.

O texto identifica, na evolução histórica chilena, o governo de:

a) Eduardo Frei. d) Augusto Pinochet.

b) Salvador Allende. e) José Manuel Balmaceda.

c) Patrício Aylwin.

 

 

07. UFR-RJ

“Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (…). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (…) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional.”

Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. História. Belo Horizonte: Lê, 1989. v. 3.

A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX:

a) voltou-se contra o Canadá, já que havia um desejo histórico de unir as antigas áreas coloniais inglesas na América do Norte em um único país.

b) caracterizou-se pela ação militar contra áreas centro-americanas e caribenhas (Big Stick), sob a justificativa da defesa dos interesses norte-americanos.

c) dirigiu-se contra a Europa, tendo como base a Doutrina Monroe (“A América para os americanos”), principalmente após a 1ª Guerra Mundial.

d) centrou-se na Ásia, em especial no Japão, onde ocorria, desde meados do século XIX, uma forte pressão para abertura de seus mercados.

e) deslocou-se da América Espanhola para o Brasil, como no caso da “Revolução de 1930”, procurando diminuir a influência inglesa ao sul do Equador.

 

 

08. EUA e América Hispânica no Século XX: UEMS – Qual ou quais das proposições abaixo identifica (ou identificam) os regimes populistas adotados na América Latina no século XX?

I. Atendimento às reivindicações das massas trabalhadoras e controle dos órgãos representativos da classe operária.

II. Tentativa de desenvolvimento do capitalismo nacional.

III. Sólida aliança com os grupos conservadores e ampla autonomia dos órgãos representativos da classe operária.

a) As proposições I e III. d) Todas as proposições.

b) As proposições II e III. e) Nenhuma das proposições.

c) As proposições I e II.

 

 

09. UFRS – O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”.

Esta teria sido responsável:

I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.

II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.

III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

Quais dos itens estão corretos?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas II. e) I, II e III.

c) Apenas III.

 

 

10. EUA e América Hispânica no Século XX: UFMG – A respeito da ditadura militar de Pinochet no Chile (1973-1989), assinale a alternativa incorreta.

a) O êxito obtido pelo governo no controle da inflação e no crescimento da economia foi possível graças aos sacrifícios impostos às camadas populares, com as altas taxas de desemprego e os baixos investimentos em educação, saúde e moradia.

b) Ao contrário das ditaduras no Brasil e na Argentina, no Chile o poder foi exercido durante todo o tempo, pessoalmente, pelo general Pinochet, mas tendo os mesmos efeitos: terrorismo de Estado, censura, tortura e assassinato de opositores ao regime.

c) No plano econômico, além da abertura para o capital estrangeiro, os Chicago boys, responsáveis pela aplicação do receituário neoliberal no Chile, reprivatizaram a economia, devolvendo terras e empresas estatizadas por Allende.

d) Os crimes contra os direitos humanos praticados durante a ditadura de Pinochet e a sua política nacionalista foram alvo de protestos e retaliações estrangeiras, sobretudo dos norte-americanos e ingleses, o que recentemente possibilitou ao Direito Internacional extraditar o ex-ditador para julgamento na Espanha.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas do simulado de História sobre EUA e América Hispânica no Século XX:

01. E; 02. A; 03. C; 04. B;

05. V-F-V-F;

06. D; 07. B; 08. C; 09. C; 10. D