Questão 01 sobre as Revoltas na República Velha: (UERJ)
Veio a força do governo,
Tudo pronto e bem armado,
Espancando cangaceiro
E guarnecendo o Estado
Falando de modo sero
De tudo quanto quisero
Era o tempo chegado.
(Folclore da Paraíba)
A estrofe acima ilustra o afastamento entre a nação e o Estado no período da História do Brasil conhecido como República Velha. Tal afastamento resultou em movimentos de populações rurais oprimidas e sem perspectivas de mudanças. Como exemplos destes movimentos, podemos citar:
a) Canudos e Balaiada.
b) Canudos e Contestado.
c) Tenentismo e Contestado.
d) Revolução Praieira e Contestado.
e) Revolta da Chibata e Revolução Praieira.
Questão 02. (UERJ)
As mulheres de Canudos
Guerreiam com água quente.
Os meninos com pedradas
Fazem voltar muita gente.
(Disponível em: <www.e-net.com.br/historia>.)
A trova de Sergipe acima citada destaca algumas das particularidades do movimento de Canudos (1893- 1897). O conflito que aí se verificou pode ser caracterizado por:
a) participação popular desvinculada da organização de um exército de defesa.
b) impedimento do uso de armas de fogo como instrumento de defesa.
c) reação militar centrada nas mulheres e crianças.
d) resistência baseada na organização comunitária.
Questão 03 sobre as Revoltas na República Velha: (Cesgranrio) A Guerra dos Canudos (1897), pode ser definida como um “movimento social” de fundo religioso, em função de características tais como a(o):
a) liderança religiosa de perfil messiânico.
b) defesa de preceitos morais renovadores, distantes do catolicismo tradicional.
c) envolvimento dos seus militantes com a política partidária.
d) rompimento com a religiosidade popular tradicional, fundando nova seita religiosa.
e) caráter restaurador, expresso na oposição à república e na defesa do retorno à monarquia.
Questão 04. (UFCE) “Em abril de 1897 organizou-se a chamada 4.ª Expedição, sob o comando do General Arthur Oscar de Andrade Guimarães. Desde que essa tropa – uma poderosa máquina de guerra – foi posta em funcionamento, até outubro do mesmo ano, quando Canudos foi arrasada, 8 mil homens lutaram contra os conselheiristas, usando o mais moderno equipamento”.
(MONTEIRO, Douglas T. Um Confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. In. História Geral da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro/São Paulo: Difel, 1977. p. 61. v. 2. tomo III.)
A partir do texto, explique o movimento de Canudos levando em consideração os conceitos de Messianismo e Mandonismo Local.
Questão 05 sobre as Revoltas na República Velha: (UFPR) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. No início da República, ocorreram vários movimentos na zona rural brasileira, identificados como banditismo social, revolucionarismo e milenarismo. Dentre eles destacam-se:
(01) A “Guerra do Contestado”, ocorrida numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, em que muitas famílias de posseiros lutaram para não perder suas terras e para não serem expulsas da região.
(02) A “Guerra dos Emboabas”, que se travou na divisa de São Paulo com Minas Gerais, por causa de uma região rica em ouro, provocando a morte de muitos colonos.
(04) A “Revolução Farroupilha”, ou “Guerra dos Farrapos”, ocorrida no Rio Grande do Sul, que durou dez anos, unindo classes dominantes e mobilizando massas rurais.
(08) O movimento de “Canudos”, liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que, após percorrer várias regiões do Nordeste, fixou-se na Comarca de Belo Monte, na Bahia, e aí organizou uma experiência comunitária autônoma, provocando a reação dos coronéis, que exigiram a intervenção do Governo Federal e a destruição de “Canudos.”
Soma ( )
Questão 06. (Unesp) “Restauração e Antônio Conselheiro tornam-se sinônimos, pois ambos surgem como antípodas de republicanismo e jacobinismo. Os jornais são os maiores veículos desta propaganda imaginativa, de consequências trágicas”
(CARONE, Edgar. A República Velha.)
A citação relaciona-se a:
a) Monarquismo e Guerra de Canudos.
b) Federalismo e Revolução Farroupilha.
c) Revolução Federalista e Proclamação da República.
d) Deposição de D. Pedro II e Abolição.
e) Guerra do Paraguai e Questão Militar.
Questão 07 sobre as Revoltas na República Velha: (Fuvest)
Visitei todo o comércio,
Fiz muito bom apurado,
E vi que de muito povo
Eu me achava acompanhado.
Alguns pediam esmolas:
Então não me fiz de rogado.
Os versos de Chagas Baptista em homenagem ao cangaceiro Antonio Silvino, o “Governador do Sertão”, sugerem que o cangaço:
a) possuía um caráter político institucional que ameaçava a estabilidade social e econômica do nordeste.
b) contava com o apoio popular, propondo a reforma agrária e uma nova distribuição de renda.
c) representava a faceta do movimento anarquista, com propostas de socialização da terra nas áreas rurais.
d) era uma forma de banditismo sem ameaças à estabilidade fundiária e, portanto, aceito pelas oligarquias e trabalhadores.
e) tinha apoio popular e representava uma forma de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais.
Questão 08 sobre as Revoltas na República Velha: (Fuvest) “Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora […]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural […] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.
(SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina.)
De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como:
a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.
b) retrógrados, pois dificultavam a modernização do país.
c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.
d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fm para dar lugar ao trabalho livre e à república.
e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil.
Questão 09. (Cesgranrio) “Todas as manhãs, antes de saírem da porta, devem recordar: fazerem-se respeitar os patrões (…) e serem solidários com qualquer companheiro maltratado, dando-lhe todo o apoio que se queira”.
(O Catecismo do Chapeleiro, 1905.)
Este texto expressa na “República Velha”:
a) a questão de dificuldade de incorporação do operariado fabril ao cenário político brasileiro.
b) a tentativa de classes empresariais em ordenar o operariado fabril.
c) a necessidade de se promover a solidariedade e a identificação do operariado como classe.
d) o traço de amizade e apoio que se desenvolveu entre os operários e os patrões nos locais de trabalho.
e) a existência de regras de comportamento que definiam as diferenças entre os vários tipos de operários.
Questão 10 sobre as Revoltas na República Velha: (UERJ) “(…) Estão em greve presentemente, nesta capital, cerca de 15 mil operários, e à hora em que escrevemos, nada faz prever que esse número decresça tão cedo. Ao contrário, há justificados receios de que o movimento aumente ainda, caso não se encaminhem as desinteligências para um acordo satisfatório e equitativo.”
(O Estado de São Paulo, 12/07/1917. Citado por TREVISAN, Leonardo. A República Velha. São Paulo: Global, 1982.)
O movimento operário, durante as primeiras décadas do regime republicano no Brasil, caracterizou-se pela existência de:
a) apoio de trabalhadores rurais, que participaram de várias greves organizadas.
b) partidos de tendência anarquista, que foram responsáveis pela greve geral de 1917.
c) reivindicações políticas, que foram atendidas por legislação implantada na década de 20.
d) lideranças de imigrantes europeus, que traziam a experiência de organização de seus países de origem.
🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.
Gabarito com as respostas das questões sobre as Revoltas na República Velha:
01. B;
02. D;
03. A;
04. Canudos surgiu em decorrência da pobreza e miséria vivida pelos camponeses no interior da Bahia e no Nordeste, graças ao poder dos latifundiários. Surgiu um líder carismático e messiânico que conduziu aquele povo.
05. 09;
06. A;
07. E;
08. B;
09. B;
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína