Expansão Marítima Europeia 10 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre a Expansão Marítima Europeia: (Cesgranrio) Com a expansão marítima dos séculos XV/ XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de “Império ultramarino” significando:

a) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de assegurar a acumulação do capital mercantil.

b) o estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as Metrópoles e as demais áreas do “Império” para estabelecer as ideias de liberdade comercial.

c) a integração econômica entre várias partes de cada “Império” através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos.

d) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse “Império”.

e) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império da cristandade.


Questão 02. (Cesgranrio) Foram inúmeras as consequências da expansão ultramarina dos europeus, gerando uma radical transformação no panorama da história da humanidade. Sobressai como uma importante consequência:

a) a constituição de Impérios coloniais embasados pelo espírito mercantil.
b) a manutenção do eixo econômico do mar Mediterrâneo com acesso fácil ao Oceano Atlântico.
c) a dependência do comércio com o Oriente, fornecedor de produtos de luxo como sândalo, porcelanas e pedras preciosas.
d) o pioneirismo de Portugal, explicado pela posição geográfica favorável.
e) a manutenção dos níveis de afluxo de metais preciosos para a Europa.


Questão 03 sobre a Expansão Marítima Europeia: (FGV) “Desdobramento da expansão comercial e marítima dos tempos modernos, a colonização significava a produção de mercadorias para a Europa, naquelas áreas descobertas em que as atividades econômicas dos povos ‘primitivos’ não ofereciam a possibilidade de se engajarem em relações mercantis vantajosas aos caminhos do desenvolvimento capitalista europeu. Assim, passava-se da simples comercialização de produtos já encontrados em produção organizada, para a produção de mercadorias para o comércio”.
(Novais, Fernando. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial, p.73.)

Neste texto, o autor descreve:
a) a integração de áreas do território americano ao mercado europeu, a partir do século XVI.
b) as relações econômicas entre a Europa Ocidental e a Europa do Leste, no século XVI, quando prevaleceu o capitalismo comercial.
c) as diferenças entre a colonização da América e a da África.
d) a organização, na Ásia, do antigo Sistema Colonial.
e) a incorporação dos povos indígenas ao capitalismo europeu.


Questão 04. (FGV) Leia atentamente as afirmações abaixo sobre a expansão marítima e comercial moderna e assinale a alternativa correta.

I. O papel pioneiro na expansão marítima e comercial moderna foi dos países ibéricos, tendo Portugal iniciado o feito.

II. O papel pioneiro na expansão marítima e comercial moderna foi dos países ibéricos, tendo a Espanha iniciado o feito.

III. As conquistas espanholas em África (Ilhas Canárias) durante o século XIV, demonstraram a força da invencível armada às demais nações europeias.

IV. A Revolução de Avis foi um marco antecedente fundamental para essa expansão.

V. Bartolomeu Dias, navegador português, foi o responsável pela passagem pelo sul da África e pela chegada às Índias.

a) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e V estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, IV e V estão corretas.
e) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.


Questão 05 sobre a Expansão Marítima Europeia: (Cesgranrio).
“E também as memórias gloriosas Daqueles que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando;
E aqueles que por obras valorosas
Se vão da lei da morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho, e arte.”
(CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Canto Primeiro, estrofe 2.)

A obra épica de Camões nos remete ao século das conquistas portuguesas. Nos seus primórdios, a expansão ultramarina de D. João I foi possível em virtude dos seguintes fatores:
I. Formação do Estado nacional.
II. Expulsão dos árabes da Península Ibérica.
III. Associação com a burguesia mercantil.
IV. Retomada de Constantinopla.
V. Conquista do Cabo Bojador.

Estão corretos os fatores:
a) III, IV e V, apenas.
b) II, III e V apenas.
c) I, IV e V apenas.
d) I, II e IV apenas.
e) I, II e III, apenas.


O texto a seguir refere–se às questões 6 e 7.

Expansão Marítima Europeia:  (UFRJ)”À frente do projeto de expansão do lusocristianismo estavam os monarcas portugueses, aos quais, desde meados do século XV, os papas haviam concedido o direito do padroado (…) Quando se iniciou o ciclo das grandes navegações, Roma decidiu confiar aos monarcas da Península Ibérica o padroado sobre as novas terras descobertas”.
(AZZI, Riolando. A Cristandade Colonial: Mito e Ideologia. Petrópolis: Vozes, p. 64, 1987.)

As relações entre os Estados nascentes e a igreja católica constituíram-se em um dos mais importantes eixos de conflito ao longo da etapa final da Idade Média.
Ao contrário de outras regiões, na Península Ibérica a resolução do problema implicou o estreitamento das interações entre uma e outra instituição.


Questão 06. Indique a principal fonte de arregimentação de recursos para a realização das tarefas que, por meio do padroado, estavam a cargo das Coroas Ibéricas na América nos séculos XVI e XVII.


Questão 07. Cite duas das atribuições das Coroas Ibéricas contidas na delegação papal do padroado, cujo fim último era a expansão do catolicismo nas terras recém descobertas da América.


Questão 08 sobre a Expansão Marítima Europeia: (Unicamp) O recente episódio das eleições livres no Timor Leste oficializou a independência daquele território após longo processo de dominação; seus primórdios situam-se no século XVI e coincidem com as primeiras viagens marítimas dos europeus ao Oriente.

a) Qual a nacionalidade dos europeus que chegaram pioneiramente no arquipélago onde hoje se situa o Timor Leste e qual o episódio histórico relacionado a esse empreendimento?
b) Cite duas razões para o interesse dos europeus pelo Oriente, no século XVI.
c) Que semelhança há entre a formação histórica de Timor Leste e a do Brasil?


Questão 09 sobre a Expansão Marítima Europeia: (PUC-SP)
”Quem quer passar além do Bojador, Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”
(PESSOA, Fernando: Mar Português, in: Obra poética. Rio de Janeiro, Editora José Aguilar, p. 19, 1960.)

O trecho de Fernando Pessoa fala da expansão marítima portuguesa. Para entendê-lo, devemos saber que:
a) “Bojador” é o ponto ao extremo sul da África e que atravessá-lo significava encontrar o caminho para o Oriente.

b) a “dor” representa as doenças, desconhecidas dos europeus, mas existentes nas terras a serem conquistadas pelas expedições.

c) o “abismo” refere-se à crença, então generalizada, de que a Terra era plana e que, num determinado ponto, acabaria, fazendo caírem os navios.

d) a menção a “Deus” indica a suposição, à época, de que o Criador era contrário ao desbravamento dos mares e que puniria os navegadores.

e) o “mar” citado é o Oceano Índico, onde estão localizadas as Índias, objetivo principal dos navegadores.


Questão 10 sobre a Expansão Marítima Europeia: (Unicamp) Os 450 anos compreendidos entre a chegada de Vasco da Gama, em 1498, e a retirada das forças britânicas da Índia, em 1947, constituem um verdadeiro período histórico.
(K. M. Pannikar, A dominação Ocidental na Ásia. São Paulo, Paz e Terra, p. 19, 1977. Adaptado.)

a) Explique o que representou para europeus e indianos a chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498.
b) Caracterize o processo de descolonização da Índia, que culminou com a retirada dos ingleses em 1947.
c) Defina, a partir do enunciado acima, o que é um período histórico.


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Gabarito com as respostas dos exercícios de História Mundial sobre Expansão Marítima Europeia:

01. D;
02. A;
03. A;
04. B;

05. E;


06. O dízimo era a principal fonte de arregimentação de recursos. A Coroa, mediante o padroado, passava a recolher e administrar o equivalente à décima parte da
riqueza social.


07. Os reis da Espanha e de Portugal deviam enviar missionários para as suas conquistas, construir igrejas e conventos, fundar paróquias e dioceses, subvencionar o culto, bem como remunerar o clero diocesano, escolher bispos, párocos e missionários, financiar expedições evangelizadoras, preencher cargos e, em circunstâncias especiais, fornecer ajuda aos religiosos, como no caso dos aldeamentos indígenas.


08. a) Os portugueses, no contexto da Expansão Marítima e Comercial europeia no século XVI.
b) A obtenção de especiarias e metais preciosos no Oriente no século XVI foi motivada pelo desenvolvi mento das atividades comerciais na Europa na baixa  Idade Média e pelo fechamento do Mediterrâneo ao comércio oriental após a tomada de Constantinopla em 1453 pelos turcos-otomanos.
c) A colonização portuguesa, cujas influências se mantêm até os dias atuais nos dois países.


09. C;


10. a) Para os europeus, sobretudo os portugueses, a expansão das atividades comerciais e o início do domínio colonial na Ásia e para os indianos a submissão em todos os níveis ao domínio europeu.
b) O processo de descolonização da Índia está intimamente ligado a desagregação do império britânico após a Segunda Guerra Mundial, destacando-se Gandhi com a defesa da não violência para conquista da Independência.
c) Entende-se por período histórico a manutenção, por um determinado período de tempo, de estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais que  caracterizam um povo, segundo critérios de um historiador.

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