Primeira Guerra Mundial Exercícios com Gabarito

01. Primeira Guerra Mundial: (UERJ)

investimento em dólares na primeira guerra mundial

De acordo com as informações contidas na tabela, indique o fato histórico que motivou a alteração radical na posição econômica dos Estados Unidos e explique a
consequência econômica resultante dessa alteração.
(Historical Statistics of the United States, 1789-1945.)
(NIVEAU, Maurice. História dos Fatos Econômicos Contemporâneos. São Paulo: Difel, 1969. Adaptado.)


02. (UERJ) Penas exemplares na Alemanha A Justiça alemã aplicou penas exemplares a três neonazistas que mataram a pancadas um imigrante moçambicano. O julgamento terminou na quarta-feira. Enrico Hilprecht, de 24 anos, foi condenado à prisão perpétua. Frank Miethbauer e Christian Richter, ambos com 16 anos, a nove anos de cadeia.
(Veja, 6 set. 2000)

Considerando o contexto alemão no período entre guerras (1919 – 1939), explique um fator econômico que tenha contribuído para a ascensão dos nazistas ao poder.


03. (UFRRJ) “O Tratado de Paz de Versalhes (28 de junho de 1919) Art. 45 – Em compensação da destruição das minas de carvão no Norte da França… (a Alemanha) cede à França a propriedade inteira e absoluta das minas de carvão situadas na bacia do Sarre… Art. 51 – Os territórios cedidos à Alemanha em virtude dos preliminares de paz assinados em Versalhes a 26 de fevereiro de 1871 e do Tratado de Frankfurt de 10 de maio de 1871 (Alsácia e Lorena) são reintegrados na soberania francesa a datar do armistício de 11 de novembro de 1918… Art. 80 – A Alemanha reconhece e respeitará estritamente a Independência da Áustria… Art.

81 – A Alemanha reconhece a completa Independência da Polônia… Art. 119 – A Alemanha renuncia, a favor das principais potências aliadas e associadas (Estados Unidos, Império Britânico, França, Itália e Japão), a todos os seus direitos e títulos sobre as suas possessões de além-mar…”
(VOILLIARD, O. et al. Documentos de História. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano. p. 273.)

O Tratado de Versalhes, pretensamente voltado a garantir a paz em uma Europa devastada pela Primeira Guerra Mundial (1914/18), acabou por tornar-se símbolo de opressão nacional para muitos alemães, sendo então (no período entre as duas guerras mundiais) motivador de reações ultranacionalistas.
a) Retire do texto do Tratado de Vesalhes o artigo cujo desrespeito pelos alemães em 1939 levou a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
b) Explique as reações ultranacionais dos alemães a partir de um dos artigos da Paz de Versalhes, citado acima.


04. (PUC-Rio) As duas grandes Guerras Mundiais foram travadas a partir de contextos políticos muito diferentes. No entanto, é possível identificar certas continuidades entre os dois conflitos. Sobre essas semelhanças, podemos afirmar que:

I. ambas as guerras tiveram início nas agitações e turbulências políticas promovidas por grupos nacionalistas nos Balcãs. O Nacionalismo étnico da Sérvia e
da Bósnia foram o estopim para as ações militares que deram origem aos conflitos mundiais.
II. as duas guerras envolveram a participação da maioria dos cidadãos dos países envolvidos, atingindo indiscriminadamente a população civil. A mobilização de tão grande contingente humano foi possível graças ao uso ampliado de meios de comunicação de massa.
III. nas duas Guerras Mundiais, o emprego de armamentos em escala maciça exigiu a rápida conversão de grande parte das indústrias dos países envolvidos para a produção bélica.
IV. as duas guerras estão diretamente relacionadas às crises sociais típicas do Capitalismo imperialista que, reduzindo a oferta de empregos fazem fracassar as políticas econômicas dos principais países industrializados.

Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.


05. (Unesp) As raízes da Primeira Guerra Mundial encontram-se, em grande parte, na história do século XIX. Pode-se citar como alguns dos fatores que deram origem ao conflito desencadeado em 1914:

a) a concentração da industrialização na Inglaterra e o escasso crescimento econômico das nações do continente europeu.
b) a emergência de ideologias socialistas e revoluções operárias que desajustaram as relações entre os países capitalistas.
c) a derrota militar da França pela Prússia, no processo de unificação alemã, e a incorporação da Alsácia e da Lorena à Alemanha.
d) o confronto secular entre a França e a Inglaterra e a crise da economia inglesa provocada pelo bloqueio continental.
e) a política do “equilíbrio europeu”, praticada pelo Congresso de Viena, e o fortalecimento militar da Rússia na Península Balcânica.


06. (UEL) Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) defiram a Paz de Versalhes, em que:

a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
c) os russos brancos estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil.
d) a Itália, sob a liderança de Mussolini, pode organizar, financiada pela França, a marcha sobre Roma.
e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do “espaço vital”, ou seja, na geopolítica da conquista territorial.


07. (PUC Minas) Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, exceto:

a) o aumento da tensão nos Bálcãs, fruto das aspirações autonomistas dos inúmeros grupos étnicos que ocupavam aquela região.
b) a crescente disputa econômica travada entre o Império Alemão, potência emergente, e a Grã-Bretanha, nação hegemônica.
c) a pretensão da Alemanha em reanexar a região da Prússia Oriental ao território germânico, separada pelo corredor polonês.
d) o fm da diplomacia bismarckiana e adoção de uma política expansionista comandada pelo Imperador Guilherme II.
e) o acirramento do espírito revanchista francês, reavivando os ódios adormecidos e reforçando o sentimento antigermânico da população.


08. (UFES) Explique como a questão da Bósnia-Herzegovina influiu na deflagração da Primeira Grande Guerra Mundial.


09. (UFPE) Sobre o período compreendido entre a primeira e segunda Guerra Mundial assinale a alternativa correta.

a) Apesar da vitória alcançada na Primeira Guerra, os países em que as democracias liberais dominavam não conseguiram evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia.
b) Após a Primeira Guerra, a Itália e a Alemanha passaram a viver um período de muito desenvolvimento e fortalecimento da ordem democrática interna.
c) O Fascismo italiano e o Nazismo alemão cresceram com o apoio exclusivo dos militares, já que a burguesia por sua tradição sempre foi defensora das instituições liberais.
d) Após a Primeira Guerra, cresceram os discursos em favor da volta à monarquia, associada à igreja católica, a quem a população deveria subordinar-se totalmente, para alcançar a ordem e a prosperidade geral.
e) Uma das estratégias utilizadas pelo Fascismo na Itália, como pelo nazismo na Alemanha, foi a tolerância em relação a todos que lhe faziam oposição.


🔵 >>>Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial:

01. Primeira Grande Guerra Mundial. Modificaram-se os equilíbrios entre as nações vitoriosas. A Inglaterra perdeu a hegemonia sobre a economia mundial, e os EUA, por meio de investimentos maciços na América Central, no Caribe e na América do Sul, transformaram essas áreas em economias dependentes.
O mesmo ocorreu com relação à Europa, onde a economia americana, por meio do seu setor financeiro, tomou o lugar da Inglaterra.

02. A crise econômica na Alemanha do pós-Primeira Guerra e do início da década de 1930, que gerou desemprego e possibilitou o descontentamento das massas populares e da classe média, levando-as a aderir ao nazismo.

03. a) Art. 119: “A Alemanha renuncia, a favor das Principais Potências aliadas e associadas (Estados Unidos, Império Britânico, França, Itália e Japão), a todos os seus direitos e títuIos sobre as suas possessões de além-mar…”
b) O sentimento revanchista dos alemães, aliado aos efeitos desastrosos na economia alemã das decisões de Versalhes, conduziram ao surgimento e consolidação do nazismo.


04. D;


05. C;


06. A;

07. C;


08. Em 1908, a Áustria anexou a Bósnia contrariando o imperialismo sérvio nos Balcãs e acirrando o nacionalismo sérvio que culminou com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o príncipe austríaco, em 28 de junho de 1914, por um nacionalista do grupo “Mão Negra”, fato que deu início à Primeira Guerra Mundial.


09. A;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário