Lista de Exercícios sobre os Pensadores do Iluminismo

01. Pensadores do Iluminismo: (Cesgranrio) A Revolução Científica foi fundamental no questionamento de visão de mundo oriunda do imaginário medieval. Um dos vários pensadores que se destacaram nesse movimento foi:

A) Isaac Newton, pelos seus estudos acerca da calorimetria e do movimento celeste.

B) Galileu Galilei, pelos debates acerca da mecânica dos corpos.

C) Kepler, pelo aprimoramento da teoria heliocêntrica.

D) René Descartes, pela criação das bases teóricas para desenvolvimento do cálculo binário.

E) Charles Darwin, pela criação da teoria evolucionista das espécies.

 

 

02. (Cesgranrio) Os começos do desenvolvimento científico moderno se identificam com a Revolução Científica do século XVII – o aparecimento de novas maneiras de pensar voltadas principalmente para o problema do conhecimento, tal como o demonstram as obras de Galileu, Bacon, Descartes, etc. Constituíram elementos característicos dessa Revolução

I. a substituição da importância da autoridade e da tradição pelo valor da observação e da experimentação.

II. a valorização da especulação racional em função da redescoberta das obras de Aristóteles.

III. o triunfo do pressuposto racionalista acerca da racionalidade e inteligibilidade de um universo “escrito em linguagem matemática”.

IV. a superioridade filosófica e científica do racionalismo cartesiano, dedutivo, sobre o empirismo de Locke e Hume.

Assinale:

A) se somente os itens I e II estão corretos.

B) se somente os itens III e IV estão corretos.

C) se somente os itens I e III estão corretos.

D) se somente os itens II e IV estão corretos.

E) se somente os itens I,II e IV estão corretos.

 

 

03. (UFPR–2010) A respeito do Iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:

I. Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.

II. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.

III. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o Iluminismo.

IV. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa CORRETA.

A) Somente a afirmativa I é verdadeira.

B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

 

 

04. (Enem–2000) O texto a seguir, de John Locke (1632-1704), revela algumas características de uma determinada corrente de pensamento.

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqüidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.

OS PENSADORES. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar:

A) a existência do governo como um poder oriundo da natureza.

B) a origem do governo como uma propriedade do rei.

C) o absolutismo monárquico como uma imposição da natureza humana.

D) a origem do governo como uma proteção à vida, aos bens e aos direitos.

E) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.

 

Lista de Exercícios de História sobre a Revolução Inglesa.

 

05. Pensadores do Iluminismo: (UFF-RJ) Conhecido como um dos mais importantes teóricos do liberalismo econômico do século XVIII, Adam Smith afirmava que, ao promover o interesse pessoal, o indivíduo contribuía para o interesse geral e coletivo. Nesse sentido, o principal impacto de seu livro, O ensaio sobre a riqueza das nações, foi o de justificar fortemente a busca desenfreada do enriquecimento individual. Com base nessa afirmativa:

A) INDIQUE duas características do liberalismo econômico.

B) ANALISE o papel do Estado no liberalismo econômico.

 

 

06. Pensadores do Iluminismo: (Unicamp-SP) Para os pensadores do século XVII, precursores do Iluminismo, a busca do conhecimento deveria ser guiada pela razão.

A) APONTE três características do pensamento científico do século XVII.

B) CITE dois precursores do Iluminismo.

 

 

07. Quando numa só pessoa, ou num mesmo grupo de governantes, o Poder Legislativo se acha reunido ao Poder Executivo, não poderá existir a liberdade, porque se poderá temer que o mesmo monarca ou o mesmo Senado criem leis tirânicas, para executá-las tiranicamente. Também não existirá liberdade, quando o poder de julgar não estiver separado do Poder Legislativo e do Executivo. Se o Poder Executivo estiver unido ao Poder Legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, porque o juiz seria o legislador. E, se estiver unido ao Poder Executivo, o juiz poderá ter a força de um opressor.

MONTESQUIEU. Do espírito das leis. Livro XI, capítulo VI. Rio de Janeiro: Ediouro, sd. p. 133. Documento de 1748 (Adaptação).

As ideias de Montesquieu influenciam de modo impactante o modelo político contemporâneo. A correta aplicação desse sistema pode ser exemplificada no(a):

A) democracia ateniense, durante a época de Péricles.

B) monarquia inglesa, após a assinatura da Carta Magna.

C) república norte-americana, fundada no século XVIII.

D) governo socialista de Joseph Stálin, na Rússia.

E) terceiro Reich criado por Adolf Hitler.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas das atividades de História sobre os Pensadores do Iluminismo:

01. C;

02. C;

03. B;

04. D;

05. A) Entre as características que podem ser mencionadas, estão:

• Não intervenção do Estado na economia.

• Laissez-faire, laissez-passer (deixai fazer, deixai passar).

• Livre mercado.

• Mercado autorregulado.

• Capital industrial.

• Pequenas empresas de caráter familiar.

• Livre iniciativa, etc.

B) Para Adam Smith, o Estado deveria desempenhar três funções: a manutenção da segurança militar, a administração da justiça e a obrigatoriedade de erguer e manter certas instituições públicas. Para o autor, a intervenção do Estado em outros domínios era, não somente inútil, como prejudicial à sociedade. Para Smith, o Estado não deveria desempenhar nenhuma função no mercado, pois este teria um mecanismo autorregulador impressionante.

Assim, sob o ímpeto do apelo aquisitivo, o fluxo anual da riqueza nacional poderia crescer continuamente. Nesse sentido, a riqueza das nações cresceria somente se os homens, através de seus governos, não inibissem esse crescimento concedendo privilégios especiais que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos benéficos;

06. A) Racionalismo, experimentalismo e cientificismo.

B) René Descartes e John Locke;

07. C;

Deixe um comentário