Simulado com Questões sobre o Iluminismo

1. Iluminismo: (Unicamp) Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: “Os flósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares.”
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima?
Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.

 


2. (Unesp) “Os fenômenos econômicos (…) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar.”
(HUGON, Paul. História das Doutrinas Econômicas.)
O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos:
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.

 


3. ”Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade… Não há liberdade se o poder
judiciário não está separado do legislativo e do executivo… Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes:
o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos”.
(Montesquieu, Do Espírito das Leis, 1748.)

a) Qual o tema do texto?
b) Explique o contexto histórico em que foi produzido.

 


4. (Unicamp) Para os pensadores do século XVII, precursores do Iluminismo, a busca do conhecimento deveria ser guiada pela razão.
a) Aponte três características do pensamento científco do século XVII.
b) Cite dois precursores do Iluminismo.

 

5. (Unicamp) O historiador Pierre Deyon diz:
“O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários”, ou seja, o mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e intervenção na vida econômica, foi
definido pelos liberais do século XVIII. Cite três características da política mercantilista e explique por que o liberalismo critica o mercantilismo.

 

Colonização Europeia na América Exercícios.

 

6. (Cesgranrio) “Que nunca percam de vista o soberano e a nação o fato de a terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica. Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança da propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da Sociedade.”
(QUESNAY, François. Maximes Generales du Government Economique.)


François Quesnay, médico do rei francês, lançou as bases do pensamento liberal fsiocrata, o qual:
a) preconizava que o aumento populacional determinava a escassez de recursos naturais e, consequentemente, crises de abastecimento.
b) defendia as aspirações burguesas e criticava a intervenção estatal na vida econômica.
c) defendia a valorização da nobreza territorial, a supremacia e a centralização do poder real.
d) explicitava as aspirações das massas camponesas que tencionavam destruir o Feudalismo.
e) relacionava a necessidade de se manter a ordem socioeconômica ao montante de investimentos industriais.

 


7. (UFRJ) “Que nunca percam de vista o soberano e a nação o fato de a terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica.
Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança de propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da sociedade. (…)
Que seja mantida a inteira liberdade de comércio; pois a política de comércio interior e exterior mais segura, mais exata, mais proveitosa à nação e ao estado consiste na plena liberdade de concorrência.”
(QUESNAY, François. Maximes Generales du Gouvernement Economique.)


As ideias de Quesnay, médico do rei francês Luís XV, explicitam as bases da Fisiocracia, pensamento econômico do século XVIII, crítico do Mercantilismo
praticado na Europa até então.
a) Retire do texto uma passagem em que se verifica contradição com as práticas mercantilistas.

b) Apresente uma relação entre Fisiocracia e Iluminismo.

 

 

8. (PUC-Rio) No decorrer da segunda metade do século XVIII, em nome do princípio da liberdade, ocorreram, tanto em sociedades européias quanto americanas,
variados movimentos políticos. Entre eles podemos identificar:
I. As lutas de Independência das Treze Colônias inglesas, defensoras do estabelecimento da autonomia política e da extinção do escravismo.
II. As rebeliões de colonos do Brasil, direcionadas não só para a efetivação da Independência como também para a eliminação dos preconceitos de raça e de cor.
III. As ações de revolucionários franceses, promotoras, entre outros aspectos, da defesa da liberdade de expressão e de organização.
IV. Os protestos de grupos indígenas no Vice-Reino do Peru, viabilizadores da implantação da liberdade religiosa e da extinção dos impostos cobrados pela
igreja católica.
V. As revoltas escravas no Haiti, caracterizadoras de uma ação revolucionária voltada, simultaneamente, para a conquista da Independência política e da igualdade social.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e III
b) I e IV
c) II e IV
d) II e V
e) III e V

 

 

9. (UERJ) O liberalismo econômico, que incorporou a máxima “deixai fazer, deixai passar”, criada em meados do século XVIII, objetivava romper com as práticas
tradicionais do Mercantilismo.
a) Aponte duas características do liberalismo que o diferenciavam do Mercantilismo.
b) Explique como o Liberalismo econômico contribuiu para o fm do Sistema Colonial.

 


10. (UFF) O Iluminismo do século XVIII foi responsável por novas idéias e possibilidades de leitura do mundo e da sociedade.
Considere desdobramentos da afirmativa acima e numere a coluna inferior de acordo com a superior.
(1) Obra de relevante importância dentre as produzidas pelos filósofos das luzes.
(2) Empreendimento literário-científco que pretendeu sistematizar todo o conhecimento da época.
(3) Lema central das ideias de oposição ao Antigo Regime, presente na propaganda da Revolução Francesa.
(4) Principal ideia das teorias iluministas acerca do desenvolvimento da história humana.
(5) Síntese do pensamento jacobino na etapa final da Revolução Francesa.
( )O Contrato Social de J. J. Rousseau.
( )A Enciclopédia orientada por Diderot e D’Alembert.
( )Progresso.
( )Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta da numeração.
a) 1, 2, 4, 3
b) 2, 1, 3, 4
c) 2, 3, 4, 5
d) 4, 3, 2, 5
e) 5, 2, 1, 3

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas do simulado sobre o Iluminismo:

1.
a) O texto refere-se ao Iluminismo.
b) Liberdade de pensar; abalar o trono; derrubar os altares.


2. A


3.
a) Divisão de poderes.
b) Iluminismo. Nesse período, durante a crise do Antigo Regime, os pensadores iluministas colocam-se contra o Absolutismo e propõem reformas no processo de governo.

4.
a) Racionalismo, experimentalismo e cientifcismo.
b) Rousseau e Voltaire.

 

5. Protecionismo, intervencionismo e exclusivismo. Para o Liberalismo a expansão de mercado é fundamental, não podendo mover o monopólio exclusivo.

6. B


7.
a) “Que seja mantida a inteira liberdade de comércio, pois a política de comércio interior e exterior mais segura, mais exata, mais proveitosa à nação e ao Estado, consiste na plena liberdade de concorrência.”
b) A fisiocracia deriva da fundamentação do Iluminismo nas “Leis Naturais”, as quais foram atribuídas pelos fisiocratas à economia.

8. E

9.
a) A condenação da intervenção do Estado na economia e a afirmação do trabalho humano como fonte geradora das riquezas constituem-se em fundamentos do Liberalismo.

b) O Liberalismo econômico, ao condenar as ideias de monopólio e de pacto colonial, características essenciais do sistema colonial, propiciou uma série de reivindicações que resultou no processo de Independência das colônias americanas, pondo fim ao Sistema Colonial.

10. A

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.