Questão 01 sobre a República Velha: (UFRJ) Em 1891 foi promulgada a primeira Carta Constitucional da República. Esta constituição caracterizava-se pela eleição direta em todos os níveis, todavia a alguns segmentos sociais foi negado o direito do voto.
Estavam impedidos de votar:
a) os analfabetos, as mulheres, os pobres (voto censitário) e os religiosos.
b) os analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de idade.
c) os analfabetos, as mulheres, os soldados e os menores de dezesseis anos.
d) os religiosos, as mulheres, os camponeses e os menores de idade.
e) os religiosos, os camponeses, os menores de idade e os soldados.
Questão 02. (Mackenzie) “Policarpo era um patriota; monarquista conservador, foi ardoroso defensor do governo (forte) de Floriano a favor do qual engajou-se na luta contra a Armada rebelada. Acabou preso, condenado e executado. Teve um triste fim.”
(BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma.)
O período da República referido no texto é:
a) a República da Espada.
b) o Estado Novo.
c) a República dos Coronéis.
d) a República Nova.
e) a Fase Populista.
Questão 03 sobre a República Velha: (PUCPR) “(…) Concidadãos – o Governo Provisório, simples agente temporário da Soberania Nacional, é o governo da paz, da liberdade, da fraternidade e da ordem. No uso das atribuições e faculdades extraordinárias de que se acha investido (…): promete e garante a todos os habitantes do Brasil, nacionais e estrangeiros, a segurança da vida e da propriedade, o respeito aos interesses individuais e políticos, salvas as limitações exigidas pelo bem da prática e legítima defesa do governo proclamado pelo Povo, pelo Exército e pela Armada Nacional”.
O texto acima inaugurou no Brasil:
a) a República – 1889.
b) o Governo Militar – 1964.
c) a Independência – 1822.
d) o Segundo Reinado – 1831.
e) o Reino do Brasil – 1815.
Questão 04. (UFRJ) “A cidadania moderna – ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimônio coletivo, via justiça social – continua sendo aspiração de quase todos os países, sobretudo, os que se colocam dentro da tradição ocidental (…) Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania, no Ocidente, seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do estado e de grupos dominantes”.
(CARVALHO, J. Murilo de. Cidadania, Estadania e Apatia. In: Jornal do Brasil. 24 jun. 2001. p. 8.)
A instauração do regime republicano no Brasil representou para muitos a possibilidade de democratização da sociedade por meio da afirmação dos direitos civis, políticos e sociais. No entanto, já em seu nascedouro, a república brasileira impunha restrições ao exercício da plena cidadania. Cite um limite ao exercício da cidadania que conste da legislação eleitoral dos primórdios da República.
Questão 05 sobre a República Velha: (UERJ)
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRAZIL GLÓRIA À PÁTRIA! HONRA AOS HERÓIS DO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889. “HOMENAGEM DA REVISTA ILUSTRADA”
(Apud FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.)
“Glória à pátria!”, dizia a “Revista Illustrada”, um dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que representava o desejo de mudanças que trouxessem ampliação dos direitos políticos e da cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição republicana – de 1891 – tem como uma de suas características:
a) o direito de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino.
b) a exclusão das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto.
c) o aumento do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos.
d) a possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, pelo voto aberto.
Questão 06 sobre a República Velha: (UERJ) Um dos documentos mais curiosos para a história da grande data de 15 de novembro, consiste, a nosso ver, no aspecto inalterável da rua do Ouvidor, nos dias 15, 16 e 17, onde, a não ser a passagem das forças e a maior animação das pessoas, dir-se-ia nada ter acontecido. Tão preparado estava o nosso país para a República, tão geral foi o consenso do povo a essa reforma, tão unânimes as adesões que ela obteve, que a rua do Ouvidor, onde toda a nossa vida, todas as nossas perturbações se refletem com intensidade, não perdeu absolutamente o seu caráter de ponto de reunião da moda.
(THOME, J. Crônica do Chic – 1889. Apud PRIORE, M. D. et al. Documentos de História do Brasil de Cabral aos Anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. Adaptado.)
“Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver uma parada militar.”
(CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.)
Nos textos apresentados, encontram-se as opiniões de dois observadores do fim do século XIX – José Thome e Aristides Lobo – a respeito da Proclamação da República. A divergência entre as posições dos autores sobre o evento refere-se ao seguinte aspecto:
a) ideário republicano.
b) reação da população.
c) caráter elitista do movimento.
d) caracterização política do regime.
Questão 07. (Fuvest) Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se:
a) a militarização do poder político e a universalização da cidadania.
b) a descentralização do poder político e um regime presidencialista forte.
c) um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais.
d) a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos e a instituição do voto secreto.
e) a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poder político.
a) expressavam os interesses de uma classe social, defendendo uma República liberal com o Poder Executivo descentralizado.
b) expressavam a opinião segundo a qual o Império deveria ser preservado, devendo entretanto sofrer algumas reformas levemente descentralizadoras.
c) não expressavam os interesses de todo um segmento social, pregando o estabelecimento de uma forma de Poder Executivo descentralizado e adaptado às peculiaridades regionais.
d) expressavam os interesses de algumas oligarquias do Império, defensoras da autonomia das províncias.
e) não expressavam os interesses de uma classe social, posicionando-se como adversários do liberalismo e defendendo a República, dotada de um Poder Executivo forte.
Os elementos do texto acima permitem caracterizar um importante pacto político, desenvolvido na República Velha, no Brasil, denominado de:
a) Política dos Governadores.
b) Pacto de Pedras Altas.
c) Convênio de Taubaté.
d) Funding Loan.