Questão 01 sobre o Liberalismo: (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais foram os direitos naturais que o Liberalismo se propôs a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalismo, no século XIX?
Questão 02. (Fuvest) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?
Questão 03 sobre o Liberalismo: (UFV-MG) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente, à intervenção do estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens.
O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo social.
b) Socialismo utópico.
c) Socialismo científico.
d) Liberalismo.
e) Anarquismo.
Questão 04. (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais direitos naturais que o Liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalismo no século XIX?
Questão 05 sobre o Liberalismo: (FAAP) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:
a) intervenção do Estado na economia
b) o mercantilismo como política econômica nacional
c) socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades econômicas
e) implantação do capitalismo de Estado
Questão 06. PUC-MG – O liberalismo se desenvolveu durante os séculos XVIII e XIX, marcando profundamente os diversos aspectos da sociedade ocidental. Essa ideologia pode ser reconhecida através:
a) do forte apelo democrático, advogando a necessidade de se assegurar a participação de todos os indivíduos nas esferas política e econômica.
b) da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais.
c) da busca pelo equilíbrio entre os interesses da livre-iniciativa e os de cunho social, propondo o estabelecimento de limites à ação do capital.
d) do encorajamento à formação de associações representativas de trabalhadores e de patrões capazes de garantir conquistas coletivas.
Questão 07 sobre o Liberalismo: UEPG-PR – Sobre o liberalismo, assinale o que for correto.
01. Duas noções são centrais neste conceito, embora não sejam exclusivas a ele: indivíduo e mercado.
02. No sistema liberal, o Estado atua como mantenedor da ordem, isto é, ele protege a propriedade e elimina as barreiras para o livre fluxo de bens e pessoas e, indiretamente, de idéias e valores.
04. Os filósofos iluministas não questionavam as estruturas e relações de poder de seu tempo, pois defendiam a total submissão do indivíduo ao Estado.
08. As idéias liberais foram divulgadas num movimento chamado Iluminismo, cujos principais representantes foram Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
16. Antes de 1848, momento da experiência democrática na França, o liberalismo não se confundia com igualitarismo social.
Some os números dos itens corretos.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.
Gabarito com as respostas dos exercícios do simulado sobre o Liberalismo para passar no Enem:
01. a) Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
b) Não intervenção do Estado na economia.
c) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista
02. As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial provocaram a crise do Czarismo e a derrubada do Estado Liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dos bolcheviques (socialistas revolucionários), que tomaram o poder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.
03. D;
04. 1. Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
a) Não-intervenção do Estado na economia.
b) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista.
05. D;
06. B;
07. 27 (01 + 02 + 08 + 16)
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Gostei muito das questões elaboradas. Me foram muito úteis para a elaboração da avaliação para meus alunos.
Obrigado.
Gostei demais das questões. Consulto seu site para elaborar parte das minhas provas de histórias. Muito obrigado. Grande abraço.
Fico feliz em ajudar Mário e obrigado pelo apoio. Sugestões também são bem vindas. Não esqueça de divulgar para outros professores e alunos. Abraços e tudo de bom para ti.
as atividades de vocês tem mim ajudado muito. Agradeço muito.