Questão 01 sobre Pré-Modernismo e Modernismo: UFMS – Considerando as proposições abaixo, assinale a(s) correta(s).
(01) Em Fogo Morto, vários temas são abordados, dentre os quais: a falência da sociedade patriarcal nordestina, o surgimento do cangaço e a denúncia da miséria e da exploração de grande parcela da população do Nordeste.
(02) Em Fogo Morto, configuram-se aspectos da realidade social nordestina de uma época: a fragilidade de um seleiro, vítima do autoritarismo do dono das terras onde vive; o desprestígio de um senhor de engenho arruinado pelo surgimento de novas relações de trabalho e produção; a aspiração por justiça numa sociedade oprimida pelas arbitrariedades do cangaço, da polícia e da “politicagem” das elites.
(04) Em algumas passagens do romance Capitães da Areia, percebe-se a intenção de garantir a semelhança com a vida real. Exemplo claro desse tipo de procedimento encontra-se no comportamento da personagem Sem-Pernas. Explorando o próprio defeito físico, o garoto aproxima-se das pessoas para, depois, trair-lhes a confiança.
(08) O desfecho de Capitães da Areia é trágico: além da morte de Dora, a única mulher aceita pelo bando de Pedro Bala, ocorre o assassinato do próprio Pedro Bala, pondo fim aos sonhos dos garotos abandonados.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. UEGO – A respeito de Clarice Lispector, autora de Laços de Família, entre outras obras é correto afirmar que:
( ) Em Laços de Família, com exceção apenas de “O jantar”, todos os doze contos são narrados em 1ª pessoa do singular.
( ) Suas narrativas são centradas em momentos de vivência interior das personagens — fluxo de consciência — que geralmente não seguem ordem cronológica.
( ) Laços de Família está impregnado de intenção crítica, perceptível à medida que a contista arma seu jogo narrativo no interior do seio familiar burguês, cuja insatisfatória rede de relações subjuga o ser humano, condiciona-o e limita sua liberdade, em troca de valores ilusórios.
( ) Laços de Família é um romance composto de treze capítulos independentes que tematizam os dramas cotidianos vividos pela família.
( ) A tônica existencialista alimenta a progressão das personagens em seu drama particular, explorando a fragilidade do ser ante o compromisso inevitável da vida.
Questão 03 sobre Pré-Modernismo e Modernismo: U.Católica-GO
( ) Sobre o Modernismo que produziu Macunaíma, podemos dizer que apresentava nacionalismo exacerbado, constante busca por uma linguagem nacional, parodização de textos do passado, liberdade formal de modo a integrar forma e conteúdo, bem como irreverência irônica e sarcástica.
( ) Em Macunaíma, Mário de Andrade, fiel ao preceito modernista de criar uma língua nacional, evita o uso de arcaísmos e gírias bem como as palavras de origem africana.
( ) Macunaíma é divindade dos indígenas macuxis, acavaés, arecunas, taulipanques e caraíbas que habitam o oeste do planalto de Roraima e o Alto Rio Branco. É o ser que trabalha à noite, espírito grande e bom que criou a terra e as plantas. Mário de Andrade, fiel aos princípios modernistas de ironia, deu esse nome ao seu anti-herói por espírito de contradição e sarcasmo.
“Quando o herói saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, água lavara o pretume dele. E ninguém não seria capaz mais de indicar nele um filho da tribo retinta dos Tapanhumas”.
( ) No passo anterior, o autor descreve o banho tomado por Jiguê, irmão de Macunaíma, na lapa de águas mágicas que o transformaram em branco. Macunaíma e Maanape também foram banhar-se nas águas encantadas, para se tornarem brancos. No trecho em questão, sob o manto da fantasia, o autor faz referência às três raças que constituem a etnia do povo brasileiro: o branco, o índio e o negro.
( ) Macunaíma deve ser considerado o protótipo do anti-herói: feio, maldoso, ardiloso, é capaz de trair o próprio irmão, possuindo-lhe a mulher.
( ) O herói criado por Mário de Andrade devia contrapor-se, como o fez, ao modelo europeu de indivíduo, sem máculas, sem vícios, sem defeitos de caráter. Devia, igualmente, humanizar o homem brasileiro tornando-o real, com todos os seus defeitos e todas as suas virtudes, características de todo o ser humano.
Questão 04. Unifor-CE – Caso se queira encontrar dentro da literatura informações sobre a vida nos engenhos de cana-de-açúcar nordestinos, ou sobre a influência da economia cacaueira na vida das pessoas, ou sobre a atuação política dos velhos coronéis e dos cangaceiros, tais informações podem ser colhidas na fase de nossa literatura reconhecida como a:
a) da geração de 45.
b) do romance de 30.
c) do regionalismo naturalista.
d) do regionalismo romântico.
e) da literatura dos viajantes.
Questão 05 sobre Pré-Modernismo e Modernismo: UFSE – Referindo-se à “geração de 30”; um crítico considera: “A prosa de ficção encaminhada para o ‘realismo bruto’ de Jorge Amado, de José Lins do Rego, de Érico Veríssimo e, em parte, de Graciliano Ramos, beneficiou-se amplamente da ‘descida’ à linguagem oral, aos brasileirismos léxicos, e sintáticos, que a prosa modernista tinha preparado.”
De acordo com essa consideração, é correto afirmar que:
a) Rubem Fonseca e Clarice Lispector são autores diretamente influenciados por Macunaíma e Memórias Sentimentais de João Miramar.
b) os romances do “ciclo da cana-de-açúcar” e do “ciclo do cacau” devem algo de sua linguagem a conquistas do Modernismo.